Existem duas formas que você pode utilizar para editar os dados do Produto cadastrado.
1 - Acesse o menu Produtos e depois Listagem de produtos conforme indicado no item 1 da imagem abaixo e logo após clique no item 2, Sku Produto por Variante.
2 - Acesse o menu Produtos e depois Listagem de produtos conforme indicado no item 1 da imagem abaixo e logo após clique no item 2, Sku Produto Principal.
Para acessar os dados da variante através da SKU principal, navegue até o fim da página conforme indicado na imagem abaixo e clique no item 3
Utilizando as formas de acesso indicadas acima, você verá a tela da variante conforme indicado nas próximas imagens, os campos que podem ser ajustados nessa tela são EAN, Largura, Altura, Comprimento, Peso, Modelo Crossdoking, Estoque Padrão, preço padrão, preço de oferta, gestão de Cluster, entre outras.
Observação: Mesmo que o produto não possua variação, esta tela é importante para que possa editar as informações do item conforme necessidade de cada canal de venda.
A primeira informação que encontrará no topo desta tela é o código seguido do nome da variação.
Logo abaixo você poderá verificar um campo indicando se o produto está "Ativo" ou "Bloqueado"
Importante: Caso a origem do cadastro da sua loja seja o seu sistema de gestão (ERP) ou seu e-commerce, este campo será controlado pela integração, do contrário, ou seja, caso a origem seja o Plug4Market, você poderá alterar este campo conforme necessidade de suspensão das vendas nos marketplaces. Esta ação de suspensão de vendas tem o mesmo efeito quando você utilizar o campo estoque (zerar o estoque).
- Agora iremos falar sobre os demais campos relativos a cada variação.
Dados cadastrais básicos
Nome: O nome da variação é um campo obrigatório para envio aos canais de venda e nele você precisa colocar dados importantes como por exemplo: cor, tamanho, voltagem, modelo, fabricante.
Atenção: Verifique que logo abaixo do campo no canto direito existe um contador de caracteres. Alguns canais como o Mercado livre exigem que o nome não ultrapasse 60 caracteres, então mesmo que para os canais de venda você possa utilizar um nome com mais informações, se pretende comercializar no ML, precisará ajustar com base no limite indicado.
Descrição: Neste campo você encontrará a descrição comercial padrão do produto, ela será a mesma para todas as variações do produto caso ele possua, por isto nesta tela o campo não é editável. Para editar por favor acesse a tela do produto principal.
Veja os detalhes no formato em html clicando no seguinte campo, no canto direito acima do campo descrição:
ID: Código sequencial de uso interno do Plug4Market.
Código ERP: Código informado pelo cliente conforme seu sistema de gestão ou e-commerce, não pode ser editado no Plug4Market
Marca: Marca do produto informado, pode ser alterado conforme necessidade na Tela do Produto principal, não permite alteração por variação.
EAN: Código de barras do produtos. Apesar de não ser obrigatório no painel do Plug4Market, ele pode ser necessário para alguns canais de venda, como por exemplo: Amazon, Lojas Colombo, Leroy Merlin, etc..
Garantia: Garantia em meses para o produto cadastrado, pode ser alterado em ambas as telas.
Gênero: Campo gênero do produto cadastro. Consulte opções previamente informadas, pode ser alterado apenas na tela do produto principal.
Origem: Origem do produto. Consulte opções previamente informadas, pode ser alterado apenas na tela do produto principal.
Largura: Largura do produto em centímetros, permite ajuste na tela do Produto Variante.
Altura: Altura do produto em centímetros, permite ajuste na tela do Produto Variante.
Comprimento: Comprimento do produto em centímetros, permite ajuste na tela do Produto Variante.
Peso: Peso do produtos em gramas, permite ajuste na tela do Produto Variante.
- Importante: Lembre-se de considerar as medidas e peso conforme sua regra de cotação de frete.
Modelo: Modelo do produto cadastrado, permite ajuste na tela do Produto Variante.
Crossdocking: Prazo de entrega extra, utilizado em alguns canais como B2W, Via Varejo para indicar o prazo de entrega final ao comprador, permite ajuste na tela do Produto Variante.
Estoque Padrão: Quantidade em estoque padrão, pode ser proveniente do seu sistema de gestão ou loja e-commerce, e permite ajuste na tela do Produto Variante.
Preço Padrão: Preço padrão praticado, podendo ser proveniente do seu sistema de gestão ou loja e-commerce, e permite ajuste na tela do Produto Variante.
Preço de Oferta: Preço de oferta padrão, podendo ser proveniente do seu sistema de gestão ou loja e-commerce, e permite ajuste na tela do Produto Variante.
Data início do preço de oferta: Data e hora de início do preço de oferta padrão, podendo ser proveniente do seu sistema de gestão ou loja e-commerce, e permite ajuste na tela do Produto Variante.
Data fim do preço de oferta: Data e hora fim do preço de oferta padrão, podendo ser proveniente do seu sistema de gestão ou loja e-commerce, e permite ajuste na tela do Produto Variante.
Tabela: Caso necessite praticar preços diferentes para cada canal de venda, será necessário criar uma tabela de preço (Veja no artigo: Como Criar Tabela de Preço ) e associar na tela de configuração.
Abaixo da área de informações do canal de venda, existe um campo de ação para retirar a variante de sincronização ou ativar ela no cluster.
Para que possa executar a ação, clique na caixa de seleção ao lado do nome do canal de venda e depois indique se deseja ativar ou inativar o item para sincronização no cluster desejado.
Atenção: A ação de inativar faz com que o produto seja excluído do agrupamento do canal indicado e será retirado da venda, por isso é muito importante avaliar a necessidade antes de executar.
Nesta tela ainda verá todas as categorias associadas ao item em questão conforme cada canal de venda, o mesmo poderá ser removido na tela do Produto Principal caso necessite de nova classificação.
A próxima área é dedicada aos atributos da variante. É possível adicionar, alterar ou excluir um atributo.
No Plug4Market os atributos já estão previamente cadastrados e amarrados a cada canal conforme exigência, então é preciso apenas amarrar ajustar a informação no produto.
Atenção: Caso tenha dúvida sobre a utilização de atributos, consulte a equipe do Plug4Market pela central de atendimento.
Por fim sua imagem irá aparecer na lista.
Observação: Não há necessidade de salvar, pois a rotina já efetua a ação automaticamente.
- O Plug4Market também permite a exclusão de um SKU basta abrir a tela de Variação em Produtos> Lista de Produto>> Variação desejada, no final da tela existe o Botão Excluir SKU, o mesmo só deve ser utilizado com bastante certeza. pois uma vez excluído não é possível reverter o processo, sendo necessário nova sincronização com o ERP ou cadastro de um novo produto.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.