Como solicitar os dados necessários
Para começar a utilizar o registro instantâneo com o Sicoob, será necessário solicitar as credenciais junto ao seu gerente de contas.
- Para que o gerente possa estar gerando as credenciais, será solicitado a você, a URL de callback que a nossa aplicação estará gerando ao realizar o cadastro do convênio
- Na próxima etapa, demonstramos como adquirir a URL para que seja encaminhada ao gerente de contas;
Obtendo a URL de Callback
1° Passo - Gerando a URL
- No cadastro do convênio selecione a opção "Configurações do convênio" ( caso não esteja cadastrado clique aqui para ler a nossa documentação de apoio );
- Em seguida habilite a opção "Registro instantâneo";
- Ao habilitar a opção, será visível os campos API-ID e Segredo. Em ambos os campos, podem ser preenchidos dados aleatórios, como nos exemplo abaixo, apenas para que possamos gerar a URL:
- API-ID: 123456
- Segredo: segredo1234
- Assim que for preenchido, salve os dados e retorne para edição do convênio.
- Ao realizar todos os passos, irá ser gerado outra aba: "Dados de integração do webservice", nesta opção será disponibilizada o campo URL de callback que será necessário encaminhar ao gerente da conta;
Enviando a URL ao gerente
2° Passo - Ao realizar o passo anterior para gerar a URL de Callback, será necessário o envio ao gerente da conta, para que o banco possa realizar o processo interno de geração das credenciais.
Após todo o processo, o banco irá encaminhar as credenciais por e-mail e para o telefone do cooperado, contendo as informações;
- Consumer Key (client_id)
- Consumer Secret
- Basic
- URL de Callback cadastrada (redirect_uri)
Como preencher os dados na aplicação?
- Após obter as credenciais encaminhadas por e-mail, será necessário realizar o Login no portal do cedente da Tecnospeed e acessar a tela de edição de seu convênio. Nela, localize a seção "Configurações do convênio" e preencha o API - ID (Consumer Key fornecido pelo Sicoob) e o Segredo (Consumer Secret fornecido Sicoob).
- Com todos os dados devidamente preenchidos, salve as informações e retorne na edição do convênio para acessar a aba "Dados de integração do webservice"
Realizando a autorização da URL
Para que seja realizada a autorização da URL gerada pelo PlugBoleto, será necessário copiar todo o conteúdo do campo "URL de autorização" e colar em seu navegador.
Em seguida teremos a seguinte tela para realizarmos o preenchimento dos dados do cooperado
Preenchendo as informações requisitadas pelo Sicoob, seguiremos para a próxima etapa onde será realizada a autorização.
Após selecionar a opção desejada, com isso você será redirecionado para uma tela em branco, onde indica que o processo de autorização foi realizado com sucesso, e estará disponível para realizar a sua primeira emissão.
Observação: O sistema do Sicoob, por questões de segurança, exige que a autorização da URL (Realizando a autorização da URL) seja feita a cada 30 dias. Caso essa liberação não seja feita manualmente pelo responsável pela conta, a emissão é bloqueada.
Tal liberação só pode ser feita pelo responsável pela conta, e que possui cadastro no ambiente de produção do Sicoob, e deve ser feita manualmente, pois até o momento, o Sicoob não disponibiliza uma API para permitir uma automatização deste processo.
Atenção:
Caso retorne o erro abaixo e todas as configurações estejam corretas (clientid e clientsecret):
{"httpCode":"401","httpMessage":"Unauthorized","moreInformation":"Invalid client id or secret."}
Será necessário a liberação diretamente com o Suporte de Desenvolvimento do Sicoob para "LIBERAÇÃO MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO APPLICATION NO API MANAGER", isso ocorre por alguma falha interna do Sicoob e só é liberado após contato com dev@sicoob.com.br relatando o problema.
Utilização do Sicoob V2
Foi lançado a API de cobranças v2 do Sicoob onde não precisa mais realizar o fluxo descrito acima. Para utilização da versão v2 do Sicoob é necessário entrar em contato com seu gerente de conta para que ele possa realizar o processo de homologação. No processo de homologação o banco vai solicitar o IP da aplicação (52.0.44.43) e também a chave publica do certificado que será utilizado na comunicação com o banco (clique aqui para acessar a documentação do banco Sicoob sobre a geração do certificado)
Após esse procedimento o banco vai fornecer um client_id e um client_secret, com essas credenciais será necessário realizar o cadastro no portal do Plugboleto.
Cadastros necessários
Após o processo de homologação junto ao banco, é necessário realizar o upload do certificado no cadastro do cedente no portal do Plugboleto, utilizar o formato pfx para realizar upload, o certificado pode demorar até 30 minutos para estar sincronizado.
Após o upload do certificado você pode estar cadastrando sua conta e convenio, no cadastro do convenio seleciona a opção Registro instantâneo, será exibido opções adicionais que precisa ser cadastradas.
Na opção Versão web service selecione v2.
No campo API -ID informe o client_id que o banco forneceu.
No campo Segredo informe o client_secret que o banco forneceu.
Exemplo de cadastro:
Após esses procedimentos já é possível realizar a emissão de boletos utilizando o registro automático na API de cobranças v2 do banco Sicoob.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.