Com o PlugNotas é possível consultar e importar de forma simplificada as notas que foram emitidas contra o CNPJ da empresa, contando com alguns processos automatizados. O objetivo dessa documentação é oferecer uma visão clara de como funciona o fluxo de consulta das notas destinadas.
Fluxo de Consulta de Destinadas
Seguindo o fluxo descrito, por parte da Software House é necessário cadastrar a empresa no PlugNotas e ativar a consulta automática das destinadas. Essas duas operações podem ser executadas por meio da interface web ou via API, utilizando a rota /empresa para o cadastro e, na mesma rota, incluir a propriedade nfe.config.dfe.ativo como TRUE para ativar a consulta de destinadas. Se a empresa já estiver cadastrada, basta ativar essa propriedade por meio da rota empresa/cnpj.
A comunicação com a SEFAZ para consulta das notas destinadas, a manifestação com a “Ciência da Operação” e o download do XML são automatizados pelo PlugNotas e ocorrem a cada intervalo de 1 hora e 20 minutos.
Para obter as notas destinadas completas, que foram retornadas pela SEFAZ, é possível configurar um webhook ou utilizar a rota de consulta específica para esse fluxo. Além disso, é necessário verificar no retorno se a nota foi manifestada para obter o XML completo. Caso a manifestação não tenha ocorrido, será retornado o motivo da rejeição, sendo necessário solicitar a manifestação por meio da rota /nfe/{idNota}/manifestacao.
Rotas disponíveis
Consulta de Notas Destinadas
Esta rota permite a consulta de todas as notas previamente sincronizadas pelo PlugNotas. É possível aplicar filtros para visualizar apenas as notas já manifestadas ou não, considerando o status e o período de recebimento da nota.
No retorno desta consulta, caso a nota esteja manifestada, o campo "xmlCompleto" será indicado como "true":
"notas": [
{
// Outros campos da nota...
"manifestacao": [
{
"status": "CONCLUIDO",
"respostaSefaz": "Evento registrado e vinculado a NF-e",
"cStat": 135,
"retorno": "Operação realizada com sucesso",
}
],
"xmlCompleto": true
}
]
Se a nota não for manifestada automaticamente no fluxo de consulta, o campo "xmlCompleto" será indicado como "false". O retorno incluirá o ID da nota e a resposta da SEFAZ. Nesse caso, será necessário realizar a “Confirmação da Operação” por meio da rota de manifestação para obter o XML completo. Veja um exemplo:
"notas": [
{
"idIntegracao": "id123",
// Outros campos da nota...
"manifestacao": [
{
"status": "REJEITADO",
"respostaSefaz": "Rejeicao: Evento apresentado apos o prazo permitido para o evento: [10 dias].",
"cStat": 596,
"retorno": "Não foi possível realizar a Ciência de Operação desta nota. Para ser disponibilizado o XML completo, será necessário realizar a Confirmação da Operação.",
"data": "2022-07-29T12:06:31.662Z",
"operacao": "CIENCIADAOPERACAO",
}
],
"xmlCompleto": false
}
]
Para mais detalhes, consulte a documentação da rota aqui.
Manifestar nota
Esta rota possibilita a manifestação conclusiva de uma nota de forma assíncrona. É necessário posteriormente consultar outra rota para obter o status da manifestação. Importante ressaltar que a "Ciência da Operação" é realizada automaticamente pelo PlugNotas, sendo possível efetuar apenas a "Confirmação da Operação", "Desconhecimento da Operação" ou "Operação não Realizada".
Para mais detalhes, consulte a documentação da rota aqui.
Consultar situação da manifestação do destinatário
Essa rota fornece a situação da manifestação da nota com base no ID da nota.
Para mais detalhes, consulte a documentação da rota aqui.
Consultar destinadas pela chave
Essa rota permite iniciar a consulta de notas destinadas utilizando a chave. A consulta acontece de forma assíncrona, retornando um protocolo que deverá ser consultado posteriormente para verificar o status da sincronização no PlugNotas.
Essa rota pode ser utilizada para quando uma nota não foi sincronizada pelo PlugNotas por já ter sido consultada em outra plataforma/ERP.
Para mais detalhes, consulte a documentação da rota aqui.
Consultar a sincronização de destinadas
Essa rota retorna através da chave ou protocolo, a situação da sincronização da nota destinada no PlugNotas, indicando se está “PROCESSANDO” ou “CONCLUÍDO”.
Para mais detalhes, consulte a documentação da rota aqui.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.