Para iniciar a integração com o registro instantâneo do Bradesco por meio do Web Service, é necessário seguir alguns passos específicos e possuir os documentos e credenciais adequadas.
Pré-requisitos:
- Certificado Digital Válido: É necessário possuir um certificado digital válido, do tipo A1, com uma validade mínima de 4 meses e máxima de 3 anos. Este certificado deve ser emitido por uma autoridade certificadora reconhecida e ser de 2048 bits, no formato PFX(PKCS#12).
- Conta Ativa no Banco Bradesco: O cedente deve possuir uma conta ativa no Banco Bradesco para poder utilizar o serviço de registro instantâneo.
Passos para Ativação do Web Service:
Contato com o Gerente de Conta:
Antes de solicitar o cadastramento do certificado, é importante que o cedente entre em contato com seu gerente de conta no Banco Bradesco e solicite a ativação da emissão de boletos via API na modalidade NORMAL.
Solicitação das Credenciais de Homologação:
Envie um e-mail para suporte.api@bradesco.com.br seguindo o formato específico abaixo:
Assunto:
CAD-HML | BOLETO | RAZÃO SOCIAL DA EMPRESA QUE VAI EMITIR BOLETO | CNPJ DA EMPRESA
Mensagem:
"Bom dia/Boa tarde (@suporte.api@bradesco.com.br), tudo bem?
(email do gerente aqui) que nos lê em cópia é a gerente da conta que estamos solicitando o cadastramento do certificado para utilizar a API de emissão de boletos.
- Nome, telefone e e-mail do responsável por fazer a validação após ativação:
- fulano de tal, 44 99999-9999, fulano@exemplo.com.br
- Nome, telefone e e-mail do responsável pelo certificado:
- fulano de tal, 44 99999-9999, fulano@exemplo.com.br
Em anexo segue o certificado para cadastramento.
Fico no aguardo de um retorno com a confirmação."
Ativação em Ambiente de Homologação:
Aguarde o retorno do banco com as informações necessárias. Após receber as credenciais de homologação, cadastre sua conta, convênio e certificado no ambiente de homologação e realize a emissão de um boleto.
Solicitação de Credenciais de Produção:
Quando o boleto retornar com a situação REGISTRADO, envie outro e-mail para suporte.api@bradesco.com.br solicitando as credenciais de produção, seguindo o formato abaixo:
Assunto:
CAD-PRD | BOLETO | RAZÃO SOCIAL DA EMPRESA QUE VAI EMITIR BOLETO | CNPJ DA EMPRESA
Mensagem:
"Bom dia/Boa tarde (@suporte.api@bradesco.com.br), tudo bem?
(email do gerente aqui) que nos lê em cópia é a gerente da conta que estamos solicitando o cadastramento do certificado para utilizar a API de emissão de boletos.
- Data desejada para ativação em produção: ex: 26/05/2023 (Recomenda-se preencher com uma data aproximadamente 10 dias após o envio do e-mail)
- Nome, telefone e e-mail do responsável por fazer a validação após ativação:
- fulano de tal, 44 99999-9999, fulano@exemplo.com.br
- Nome, telefone e e-mail do responsável pelo certificado:
- fulano de tal, 44 99999-9999, fulano@exemplo.com.br
Em anexo segue o certificado para cadastramento.
Realizamos a emissão de um boleto pela API de Cobrança no ambiente de homologação conforme solicitado. Segue as provas:
(Adicionar o print da comprovação do boleto registrado e colocar em anexo o pdf do boleto. Colocar em anexo também o certificado)
Dadas as comprovações solicitadas, podem cadastrar o certificado que está em anexo no ambiente de produção para a API de Cobrança do Bradesco, por gentileza?
Aguardo o retorno com a confirmação."
Como habilitar a transmissão instantânea
Na página de convênios você irá encontrar a seção "Configurações do convênio", e dentro dela ao ativar a opção "Registro instantâneo" haverá os seguintes campos:
Após ativar o registro instantâneo, você poderá optar por utilizar 2 tipos do webservice bancário:
Tipo: Normal
Tipo: Shop Fácil
Sendo que o tipo de WebService é informado pelo banco no momento da liberação da conta.
Por padrão, caso o banco não especifique o tipo, geralmente trata-se do tipo "Normal"
Caso utilize o tipo "ShopFacil", serão solicitadas as chaves de autenticação da API, que também são fornecidas pelo banco, conforme exemplo:
Após o preenchimento de acordo com os dados fornecidos pelo banco, basta salvar as alterações!
Você também pode realizar o cadastro das informações diretamente utilizando a rota da API via JSON, conforme detalhado na documentação a seguir: Cadastrando um Convênio
Abaixo, também segue um JSON de exemplo para demonstrar este cadastro:
"ConvenioNumero": "5033",
"ConvenioDescricao": "Convenio da tecnospeed",
"ConvenioCarteira": "02",
"ConvenioEspecie": "R$",
"ConvenioPadraoCNAB": "400",
"ConvenioRegistroInstantaneo": true,
"Conveniotipowebservice": "NORMAL",
"ConvenioConsultaws": true,
"ConvenioReiniciarDiariamente": false (apenas para o cnab 400),
"conta": 14404
}
Lembrando que estas credenciais são apenas para demonstração, nenhuma delas é válida para uso em produção.
Após o preenchimento de acordo com os dados fornecidos pelo banco, basta salvar as alterações!
Modalidade ShopFácil
Qual a diferença entre Boleto Bradesco e Bradesco ShopFácil?
Os boletos Bradesco e Bradesco ShopFácil apresentam funcionalidades similares. O principal ponto de diferença é que o Bradesco ShopFácil é um produto do Bradesco voltado para o e-commerce.
Como solicitar os dados necessários
- Habilitar o ShopFácil para a sua conta do Bradesco caso não possua
Você deve entrar em contato com seu Gerente de Contas e solicitar a habilitação do Bradesco ShopFácil. Em seguida, o gerente dará sequência internamente e solicitará à Scopus (Bradesco) a geração dos acessos ao Painel Bradesco. Após essa, você receberá e-mail com o Merchant ID e a senha de acesso ao gerenciador de teste para configurar os dados da loja e gerar a chave de segurança no ShopFácil.
Exemplo de e-mail com algumas informações da Scopus:
Configurar a integração no ShopFácil
- Acesse o Gerenciador de Compras Bradesco (Sistema de Pagamento Seguro – SPS), disponível no endereço: https://gerenciador.meiosdepagamentobradesco.com.br/ , e acessar com as informações recebidas.
- No menu, selecione “Configuração” opção “Meio de Pagamento” conforme indicado a seguir.
- Digitar uma palavra secreta e em seguida clicar em "Gerar nova chave de segurança
- Preencher a URL de notificação com o endereço que aparecerá na sessão 'Dados de integração do webservice' do convênio na GUI do PlugBoleto. Para aparecer este, a opção registro instantâneo deverá estar marcada como True, mas detalhes verá a seguir no tópico 'Configurar a integração no PlugBoleto'.
- Ative a seguinte opção "Apresentar Agência e Conta:"
OBS: As demais opções são opcionais.
Particularidades do WS
Caso o boleto esteja retornando o motivo: `"Erro ao gerar boleto"` , verifique se os campos de "SacadoEnderecoBairro", "SacadoEnderecoBairro" e "SacadoEnderecoCidade", estão preenchidos com valores válidos, e estão no formato correto, o webservice do Bradesco, possui uma particularidade onde caso alguns desses campos falhe na validação deles, é retornado o código 500(Erro interno) para a API do Plugboleto resultando nesse erro.
Atualmente o Banco Bradesco possui homologado conosco a Consulta via WebService apenas na modalidade ShopFácil. Ou seja, caso se utilize o webservice do tipo "Normal", as consultas automáticas e consultas manuais com disparo de requisição ao banco (processo que faz a conciliação/atualização dos títulos) não ocorrerão, e a conciliação precisará ser feita via CNAB (manual ou VAN).
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