O PlugNotas é uma plataforma de gestão de notas fiscais que oferece diversas funcionalidades para auxiliar os seus usuários no controle e na organização de suas informações fiscais. Uma das funcionalidades mais recentes que foram disponibilizadas, é a Consulta Distribuição DF-e da NFS-e Nacional.
A consulta da NFS-e Nacional permite que você, como usuário do PlugNotas, tenha acesso a todas as notas fiscais emitidas contra seu cnpj que estejam no ambiente nacional. Essa funcionalidade traz diversos benefícios, como maior transparência, controle fiscal, planejamento tributário e facilidade na conciliação de informações.
O manual de instruções e a documentação técnica sobre a Consulta da Distribuição da NFS-e Nacional pode ser encontrado neste endereço.
Nesta documentação, iremos guiá-lo passo a passo sobre como utilizar a consulta da NFS-e Nacional no PlugNotas, demonstrando as etapas necessárias para realizar a consulta, interpretar os resultados e aproveitar os benefícios dessa funcionalidade em sua rotina de gestão fiscal.
1º - Ativar a Consulta Distribuição DF-e no cadastro da empresa
Após configurar o certificado A1, basta ativar a funcionalidade de consulta da NFS-e Nacional em uma das suas empresas cadastradas no PlugNotas. Essa ativação pode ser feita tanto pela interface web do PlugNotas quanto por meio de integração via API. Se o ambiente da empresa estiver configurado como produção, a consulta será realizada para o ambiente de produção e, se estiver como homologação, a consulta será realizada no ambiente de homologação, retornando as notas conforme os ambientes.
2º - Agora, basta aguardar!
O PlugNotas realiza a comunicação com o webservice do Ambiente Nacional a cada hora (09h, 10h, 11h, 12h...), respeitando as instruções estabelecidas no manual para evitar consumo indevido. Portanto, se você ativou a consulta no cadastro da empresa as 13h30min, a consulta automática do PlugNotas para o webservice irá ser executada às 14h.
O cliente não precisa se preocupar em gerenciar o Número Sequencial Único (NSU), pois o PlugNotas cuida disso automaticamente. Essa funcionalidade evita erros e agiliza o processo de consulta. Falando em agilizar, se você, como cliente, tiver um webhook configurado, estaremos o notificando sempre que uma nova nota ou evento chegar em nossa base.
Quais eventos poderão ser retornados para o prestador, tomador ou intermediário da nota, para que eu consiga consultar pelo PlugNotas?
Rotas disponíveis no PlugNotas
As rotas podem ser vistas com mais detalhes na documentação oficial do PlugNotas, clicando aqui. São elas:
- Solicitar a sincronização de eventos ou solicitar a manifestação de uma nota através do id
- Solicitar a sincronização de eventos ou solicitar a manifestação de uma nota por cpf/cnpj do ator e chave de acesso.
- Consultar um evento específico vinculado a nota por cpf/cnpj do ator, chave de acesso e protocolo
- Consultar um evento específico vinculado a nota por id e protocolo
- Consultar todas as notas armazenadas por cnpj e período
- Consultar PDF de uma nota
- Baixar o xml de uma nota
- Baixar o xml de um evento
Pontos importantes
- Atualmente o cliente não configura um NSU para iniciar a consulta. A partir do momento em que a consulta é ativada no cadastro da empresa, o PlugNotas inicia do NSU 0 e continuará sequenciando automaticamente
- O controle do tempo de consulta é feito de forma automática pelo PlugNotas, com uma rotina que realiza a consulta a cada hora
- O PlugNotas armazena tanto notas quanto eventos retornados pelo webservice do ambiente nacional
- Nas rotas de consulta, mencionadas acima, é possível setar o parâmetro ator e filtrar por notas onde o cnpj seja o prestador, tomador ou intermediário, de forma separada. Este parâmetro está documentado e disponível nas rotas acima
- É importante ressaltar que o processo de recepção e sincronização não será realizado em ordem cronológica de emissão ou geração pelo sistema gerador de NFS-e (municipal ou Sefin Nacional), uma vez que a geração do NSU dos documentos será organizada por ordem cronológica de recepção pelo Ambiente de Dados Nacional da NFS-e
- Para obter os DF-e, a inscrição federal (CPF ou CNPJ) dos atores deve constar na NFS-e nos campos apropriados que identificam o Prestador, Tomador e Intermediário do serviço da NFSe. Os eventos de NFS-e que referenciam esta NFS-e poderão ser distribuídos para estes atores. Os atores devem possuir um certificado digital de PF com seu CPF ou de PJ com seu CNPJ
O que será disponibilizado em breve:
- Visualização das notas via interface web
- Disponibilizar um histórico de consultas para que o cliente consiga visualizar via interface web e via rota. Este histórico pode ajudar ele a verificar possíveis casos de erro na consulta.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.