Antes de realizar a geração do SPED, é necessário que algumas configurações estejam previamente definidas por meio da interface web do PlugStorage.
Essa documentação descreve quais as etapas necessárias, e como definir as configurações corretamente, para aproveitar os recursos do SPED fornecidos pelo PlugStorage.
- Ativar SPED para o cliente
- Cadastrar os dados do cliente
-
Cadastrar os dados do contador
Considerações finais
1. Ativar SPED para o cliente
Antes de iniciar as configurações através do Painel do Parceiro, é necessário possuir uma conta de parceiro. Caso ainda não possua essa conta, você pode criar uma conta de parceiro seguindo essa documentação.
Dentro do Painel do Parceiro, acesse a aba "Clientes" e em seguida clique no botão "Configurar SPED" no cadastro do cliente que deseja aplicar a configuração.
Ao clicar nesse botão, será aberta uma tela para configurar o modo SPED desejado.
- SPED Fiscal: Informações dos impostos estaduais, ICMS e IPI. Para mais informações, acesse essa documentação.
- SPED Contribuições: Informações dos impostos federais, PIS / PASEP e COFINS. Para mais informações, acesse essa documentação.
Após selecionar o modo SPED desejado, clique em “SALVAR”, e o SPED selecionado estará configurado.
OBS: É possível escolher mais de um modo SPED para o mesmo cliente, caso necessário.
2. Cadastrar os dados do cliente
Com o SPED habilitado para o cliente, é necessário adicionar no cadastro do cliente algumas informações que vão compor os dados da empresa no arquivo SPED.
Para preencher essas informações, no Painel do Parceiro, acesse a aba "Clientes" e em seguida clique no botão "Editar Informações".
Ao clicar nesse botão, será aberta uma nova página para atualizar as informações de cadastro da empresa. Entre essas informações estão a Inscrição Estadual, Regime Tributário e Tipo de Empresa.
- Inscrição Estadual: Inscrição estadual do cliente.
- Regime Tributário: Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido.
- Tipo de Empresa: Indústria, Atacado, Varejo ou Serviço.
Após preencher as informações, clique em “SALVAR”, e o cadastro do cliente estará atualizado.
3. Cadastrar os dados do contador
Além de atualizar os dados do cliente, é necessário adicionar algumas informações no cadastro do contador, que serão incluídas no SPED, nas informações do responsável pela transmissão.
Para preencher esses dados, no Painel do Parceiro, acesse a aba "Clientes" e em seguida clique no botão "Vincular Contador".
Ao clicar nesse botão, será aberta uma nova página para atualizar as informações do contador da empresa.
- Nome do contador.
- CPF do contador.
- CRC do contador.
- Endereço do contador.
- Telefone do contador.
- Código Municipal do contador.
- E-mail do contador.
Após preencher as informações, clique em “SALVAR”, e o cadastro do contador estará atualizado.
OBS: O grupo de informações SPED só estará disponível para configuração do contador caso o cliente esteja com algum modo SPED ativado. Caso contrário, esse grupo de informações SPED não será exibido.
Considerações finais
É importante que todas as etapas, incluindo o cadastro dos dados do cliente e do contador, sejam realizadas, para a integração com o SPED funcionar corretamente, evitando alguns erros no futuro.
Além disso, vale ressaltar novamente alguns lembretes já mencionados na documentação.
- É possível escolher mais de um modo SPED para o mesmo cliente, caso necessário.
- O grupo de informações SPED só estará disponível para configuração do contador caso o cliente esteja com algum modo SPED ativado. Caso contrário, esse grupo de informações SPED não será exibido.
Após seguir as etapas mencionadas acima, o SPED estará configurado e pronto para a utilização do cliente.
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