Introdução
Boas práticas!
Criamos este tópico para compartilhar um pouco de tudo que aprendemos sobre boas práticas afim de evitar aborrecimentos com bloqueios e banimentos no WhatsApp.
Gostaríamos de iniciar fazendo a seguinte reflexão com você: É bem provável que você receba diariamente vários SMS com publicidades de lojas, promoções, operadoras de telefonia e por aí vai. Agora pense, e pelo WhatsApp quantas mensagens deste tipo você recebe? Provavelmente nenhuma ou pouquíssimas não é mesmo? Mesmo assim caso você receba o WhatsApp permite você marcar como spam e até mesmo bloquear o contato.
O WHATSAPP NÃO PERMITE SPAM!
O WhatsApp é muito rigoroso quando o assunto é envio de spam e por isso damos mais atenção para ele do que para o SMS. Por que deixamos vários SMS acumularem e não conseguimos deixar de olhar para o celular imediatamente ao receber um WhatsApp? Pois sabemos que recebemos um WhatsApp de algum contato conhecido e raramente recebemos promoções pelo mesmo.
Quantas mensagens posso enviar?
Quantidade é algo importante sim, mas não é só sobre a quantidade enviada, o fator PARA QUEM muitas vezes é o ponto chave.
Sempre em nossas conversas utilizamos o case de um dos nossos clientes mais antigos, que hoje envia mensagens promocionais pelo WhatsApp para mais de 80 mil pessoas diariamente e nunca teve seu número bloqueado. Quando o procuramos e indagamos sobre como ele conseguia tal façanha, ele gentilmente compartilhou a seguinte técnica:
- Fazer maturação do chip: Isso significa usar o número de telefone no WhatsApp de maneira normal antes de começar a enviar muitas mensagens através do PlugMessage.
- Interagir pelo celular ou WhatsApp Web antes de conectar no PlugMessage: Isso ajuda a mostrar para o WhatsApp que você é um usuário real e não um bot.
- Ter um texto que induza o usuário a responder as mensagens: Isso ajuda a mostrar para o WhatsApp que você está tendo conversas reais com as pessoas.
- Oferecer uma opção para o usuário não receber mais as mensagens caso não queira: Isso é importante para respeitar a privacidade dos usuários e evitar denúncias.
- Ter os dados do perfil preenchidos no WhatsApp: Isso ajuda a mostrar para o WhatsApp que você é um usuário legítimo.
- Ler o QR code após 24 horas de registrar no WhatsApp: Isso ajuda a confirmar que você é um usuário real.
Forma de envio:
-
Primeiro: Para receber mensagem com promoções o destinatário precisa adicionar o número da empresa nos contatos e enviar uma mensagem dizendo "quero promoções". Esta simples ação diminui significantemente o risco de bloqueios, pois com o seu número na agenda e iniciando a conversa os botões de bloqueio e denúncia de spam não aparecem;
-
Segundo: Ele personaliza as mensagens com dados do destinatário, para que todas mensagens não fiquem exatamente iguais;
-
Terceiro: sempre dê uma opção para o destinatário deixar de receber as mensagens. Exemplo: "Digite 2 para não receber mais estas mensagens", com isso ele monitora os webhooks para retirar os números que não querem mais receber da lista de envios.
Resumo
-
Evite enviar mensagens para quem não tem seu número nos contatos;
-
Personalize as mensagens com informações do destinatário. Se não for possível, use atributos aleatórios para diferenciar cada mensagem;
-
Tente convencer o destinatário a interagir com seu número, principalmente se você souber que ele não possui seu número na agenda;
-
Ofereça a opção do destinatário não receber mais mensagens e monitore os webhooks para tratar essas interações.
- Você pode também solicitar o desbanimento do seu número através de nossa API
Se 3% dos destinatários marcarem sua mensagem como spam seu número será banido!
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.