Notificações Automáticas por Eventos
O recurso de Notificações Automáticas, disponibilizado pela nossa API, têm por objetivo automatizar o processo de notificações de cobrança, a partir dos Agendamentos e dos Eventos dos boletos emitidos, enviando notificações através do uso de E-mail e SMS.
*Atenção! As notificações são disparadas direto para o e-mail do sacado, esse e-mail é informado durante a inclusão do boleto através do campo abaixo:
Neste post iremos mostrar como funciona e como configurar as Notificações por Eventos.
As Notificações por Eventos utilizam a Situação em que o boleto se encontra para o envio das mensagens.
Ou seja, assim que um boleto voltar do banco, e mudar de situação (mudar de "Emitido" para "Registrado", por exemplo), estas notificações serão disparadas de forma automática.
Estas notificações são divididas em 4 tipos, e são enviadas quando ocorre:
- Registro;
- Liquidação;
- Baixa dos Títulos;
- e Protesto de Títulos.
Para utilizar este tipo de notificação, logado na GUI do Cedente, no menu esquerdo cliquem em "Notificações" e depois em "Eventos":
Na próxima tela, você verá uma lista contendo 3 momentos em que é possível configurar as notificações por Eventos:
Cada tipo de notificação pode ser enviado de duas formas: E-mail e/ou SMS. Abaixo, segue uma descrição mostrando como configurar os dois tipos:
E-mail:
Assim como nas Notificações por Agendamento, foram disponibilizadas variáveis prontas para que o cliente realize um texto único para diversas cobranças.
*O campo Ativo define se a notificação será utilizada ou não. Dessa forma, sua configuração já pode estar pré-definida, sendo possível ativá-la quando desejar.
O campo "Email para resposta" se refere ao e-mail que será responsável por receber a resposta, caso o e-mail destinatário responder o e-mail.
SMS:
As notificações também podem ser enviadas via SMS sendo definido o conteúdo do texto no campo Mensagem.
Aqui também é importante ressaltar que em notificações SMS, o tamanho total do texto (já com as variáveis preenchidas) não deve ultrapassar 160 caracteres, para que os SMSs não sejam enviados "quebrados" para os clientes.
E o campo Ativo define se a notificação será utilizada ou não. Dessa forma, sua configuração já pode estar pré-definida, sendo possível ativá-la quando desejar.
Após configurar e ativar as notificações, elas serão sempre enviadas de forma automática para o cliente assim que os boletos voltarem do banco e mudarem de situação, respeitando o que foi configurado!
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