O Componente NF-e da Tecnospeed é uma biblioteca contendo todos os métodos necessários para emitir a Nota Fiscal eletrônica. É a escolha ideal para quem pode consumir OCX e prefere manter todo o processo de mensageria da NF-e dentro do próprio ambiente.
Para utilizar o Componente em seu software, basta instanciá-lo em seu projeto, implementar chamadas para cada um dos métodos e configurá-los de acordo com sua necessidade.
*Este artigo é voltado para os clientes TecnoSpeed que contrataram o Componente NF-e. Se você está utilizando a versão de testes gratuita, siga este artigo.
Baixando o Componente NF-e
Após aprovação do pedido de adesão, em até 24 horas úteis, nossa equipe financeira irá realizar o faturamento e disponibilizar o Componente NF-e para download na Central do Cliente. Você pode acessar a Central do Cliente com os dados de acesso que você preencheu no formulário de registro.
Com o Componente já disponível, na aba lateral Download, clique no botão Baixar. Caso o download não inicie, desabilite o bloqueador de pop-ups do seu navegador.
Instalando o Componente NF-e
Existem dois instaladores disponíveis para download na Central do Cliente: O Setup NFe Full e o Setup NFe Dependencies. O primeiro deve ser instalado no ambiente de desenvolvimento e o segundo no ambiente onde o sistema for ser executado.
No ambiente de desenvolvimento
No ambiente de desenvolvimento, nós devemos instalar a versão Full, pois ela é a biblioteca completa, com todos os métodos e arquivos que o componente possui. Para instalá-la, basta executar o instalador e seguir as instruções na tela.
No ambiente do cliente
No ambiente onde o sistema for ser executado, devemos instalar a versão Dependencies, que é a versão Full reduzida, com apenas as DLLs necessárias para o componente funcionar. Para instalá-la, existem algumas opções: é possível simplesmente executar o instalador, como na versão Full, executar o instalador em modo silencioso, ou incluir as DLLs no seu próprio instalador.
Além das DLLs, é necessário que o componente tenha acesso às pastas de Esquemas e Templates e aos arquivos com o endereço dos servidores. Estas pastas e arquivos são criados no diretório de instalação da versão Full (..TecnoSpeed/NFe/Arquivos). É necessário colocá-los no ambiente do cliente e configurar o diretório delas nas propriedades DiretorioEsquemas, DiretorioTemplates, ArquivoServidoresHom e ArquivoServidoresProd.
Executando o instalador
Esta é a forma padrão de instalação. Basta executar o instalador e seguir as instruções na tela.
Executando o instalador em modo silencioso
Para evitar que o usuário precise realizar alguma interação, é possível incorporar um comando na sua aplicação ou instalador. Existem dois comandos disponíveis: Silent e VerySilent. O comando Silent irá exibir a interface de instalação, mas não permitirá que o usuário interaja com o instalador. Por outro lado, o comando VerySilent não exibirá nenhuma interface ao usuário, a instalação será executada em segundo plano.
Incluindo os arquivos no próprio instalador
O instalador das dependências apenas adiciona as DLLs onde ele é instalado. Caso não desejar utilizar o instalador no cliente, é possível incorporar as DLLs ao instalador do seu próprio sistema. Basta copiar ou registrar na pasta System32, caso o sistema seja 64 bits, e na pasta SysWOW64 para a versão de 32 bits do Windows.
DLLs que devem ser registradas:
- NFeX.dll
- NFeDataSetX.dll
- msxml6.dll
- spdGovX2.ocx
- midas.dll
- stdvcl40.dll
- spdValidadorClientX.ocx (necessário apenas para utilizar o Validador)
- spdNotaSeguraX.ocx (necessário apenas para utilizar o Nota Segura)
DLLs que devem ser apenas copiadas:
- ssleay32.dll
- libeay32.dll
- msxml6r.dll
- spdNfeLibUNICODE.dll (necessário apenas se não utilizar Delphi)
- spdNfeLib.dll (necessário apenas se não utilizar Delphi)
Instalação Manual
A instalação manual trata-se do usuário instalar o componente NFe através de seu arquivo binário na extensão .dpk (Delphi Package). Caso opte em instalar o componente manualmente siga as instruções abaixo:
- Atenção! É necessário que seja instalado a versão Dependencies no ambiente de Desenvolvimento e do cliente;
- Deverá ter em mãos o dpk do componente NFe na versão de Delphi desejada e abri-lo.
- Incluir no search path do projeto o caminho das BPL´s e DCP´s da GOV, exemplo:
- Após inserir os search path, deve-se compilar o projeto e o mesmo não poderá ter nenhum erro.
- Ao compilar o projeto anteriormente, será criado um arquivo BPL e DCP do componente no diretório específico do Delphi, segue exemplos de diretórios:
- C:\Users\Public\Documents\Embarcadero\Studio\17.0\Bpl;
- C:\Users\Public\Documents\Embarcadero\Studio\17.0\Dcp;
- Obs. Esse diretório é somente um exemplo, cada versão do Delphi tem seu respectivo diretório. Exemplo:
- Delphi Seattle - C:\Users\Public\Documents\Embarcadero\Studio\17.0;
- Delphi XE6 - C:\Users\Public\Documents\Embarcadero\Studio\14.0;
- Delphi XE3 - C:\Users\Public\Documents\RAD Studio\10.0;
- Delphi XE - C:\Users\Public\Documents\RAD Studio\8.0;
- Será necessário copiar as BPL´s e DCP´s da GOV que são as mesmas colocadas no search path do projeto anteriormente, para o diretório específico do Delphi conforme citado alguns exemplos acima, onde são criados os arquivos BPL e DCP do componente, exemplo:
- Após realizar esses passos, poderá finalmente instalar o seu componente NFe, conforme a imagem abaixo:
Tudo pronto! E agora?
Além do Componente NF-e, você também precisará de um CNPJ com Inscrição Estadual e um certificado digital deste CNPJ cadastrado no Web Service da SEFAZ. Com isso reunido, você poderá seguir este passo a passo detalhado:
- Configurando as propriedades
- Entendendo o fluxo de emissão
- Gerando o arquivo de integração
- Assinando um XML
- Validando um XML
- Enviando uma nota
- Imprimindo uma nota
- Cancelando uma nota
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.