Para resolver a Rejeição 206: NF-e já está inutilizada na Base de dados da SEFAZ, altere a numeração da nota no campo nNF. É necessário que a numeração utilizada não esteja inutilizada.
Para clientes Tecnospeed, utilize o seguinte campo:
nNF_B08
Explicando a validação
A regra de validação da SEFAZ, diz o seguinte:
Acesso ao DB Inutilização (Chave: Modelo, UF, CNPJ Emitente, Série e Número)
- Numeração da NF-e está inutilizada.
Ou seja, a Rejeição 206 pode ocorrer quando uma NF-e for emitida da seguinte forma:
-
Com o campo nNF_B08 preenchido com valor de uma numeração que já está inutilizada na SEFAZ.
Na prática, oque isso significa?
Sabe-se que o método de inutilização, disponibilizado nos Webservices da NF-e, tem como parâmetros (entrada) o número inicial e o número final, que caracterizam a faixa de números que se deseja inutilizar. Caso o emitente tente emitir uma nota com a numeração que já tenha sido inutilizada, a nota será rejeitada.
Observação: Segundo a NT 2020.005-v1.20, se cUF(B02) for igual 35(SP) validar também se Tipo de Emissão da NF-e for 2 (Contingência FS-IA), 4(Contingência EPEC) ou 5(Contingência
FS-DA).
Explicando as exceções/observações
Exemplo de caso:
É realizada a inutilização de uma faixa de notas, por exemplo, do número 1 até 100. Porém, pode acontecer do sistema emissor, por não estar preparado, não desconsiderar esta faixa inutilizada. Então, quando o sistema for emitir uma NF-e com qualquer numeração entre 1 e 100, o retorno do envio será a rejeição (206) “NF-e já está inutilizada na base de dados da SEFAZ”. Sendo assim, para que a emissão ocorra com sucesso, será necessário alterar o número da NF-e, neste caso, para 101.
Referência
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.