Para resolver a Rejeição 215: Falha no Schema XML, veja nosso post Como validar uma nota Rejeitada e quais procedimentos devem ser tomados para esta rejeição.
Explicando a validação
A Rejeição (215): “Falha no Schema XML” indica que o preenchimento da NF-e pode ter sido feito de forma errada, porém, como essa rejeição é genérica, temos que considerar outros problemas como:
- Espaços entre as TAGs do XML
-
A validação do XML de uma NFe (modelo 55) pode ser feita com o validador da Tecnospeed seguindo os passos descritos neste post também pode ser utilizado o validador da Sefaz descrito no post.
E a validação do XML de uma NFCe (modelo 65) pode ser feita com o validador da Sefaz, descrito no post.
-
- Quebras de Linhas
- Caracteres especiais
- Nome de TAGs errados
- Versão do XML diferente do esperado pelo Web Service
Na prática, o que isso significa?
A má formação do arquivo XML vai influenciar na validação dos schemas da NF-e e resultará na rejeição 215. Exemplo de caso: Uma NF-e que contenha espaços entre as tags, quebras de linha ou ainda tenha informado nomes de tags errados, a rejeição 215 será aplicada.
Exemplo do XML de retorno da rejeição:
<xMotivo>Rejeição 215: Falha no Schema XML</xMotivo>
Explicando as exceções/observações
Conheça o Auditor Fiscal Tecnospeed, uma forma fácil de validar o XML antes do envio reduzindo o retrabalho com rejeições.
Manifestação NFe (método: EnviarManifestacaoDestinatario)
- No caso do erro de schema ser no envio de manifestação e o validador do arquivo XML da Sefaz retornar que o conteúdo esta válido, confirmar o valor passado no parâmetro aCOrgao do método, pois para a manifestação o layout é nacional e não o estadual, então para esta tag deve ser enviado o valor '91'.
Referência
- Manual de Integração do Contribuinte - versão 1.1.1 de 30/05/06. (link download)
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.