Durante o processo de instalação do eDoc e do PostgreSQL algumas estruturas de pastas são criadas para possibilitar a instalação dos sistemas. Um problema bastante recorrente na consultoria técnica é o instalador não conseguir gravar dentro das pastas de instalação do eDoc e do Postgres, e devido a isto, a instalação dos programas não é concluída de forma correta.
Visando diminuir a incidência deste problema, segue abaixo um passo a passo mostrando como dar permissões nas pastas antes de iniciar-se a instalação.
O primeiro passo é dentro do diretório C:\Program Files (x86)\ criar duas pastas, uma chamada “Manager eDoc” e outra chamada “PostgreSQL”.
Em seguida, para cada uma das pastas faça este procedimento:
- Clique com o botão direito sobre a pasta e vá até “Propriedades”;
- Vá até a aba “Segurança” e clique em “Editar”;
- Ja janela que se abrir clique em Adicionar, e na próxima janela adicione o usuário “Todos” (ou “Everyone”, dependendo da configuração de idioma do Windows);
- Para cada nome de usuário ou de grupo que estiver selecionado, no quadro abaixo marque a opção “Controle Total”, da coluna “Permitir”.
Ao final a configuração deve ficar desta forma:
Feito isto, salve e repita o processo na pasta do PostgreSQL.
Outro problema bastante comum é, ao final da instalação do PostgreSQL, o serviço do banco “postgresql-9.0” não ser inicializado . Na grande maioria das vezes isto ocorre também devido à limitações de usuário utilizado no Windows, que não permitem criar corretamente o usuário“ postgres ” e por conta disso, cria o serviço com erro. Quando este problema ocorre, a solução é remover toda a instalação do PostgreSQL e fazer a instalação utilizando o usuário Administrador.
Lembrando que por diversas vezes em que tivemos este problema, refazer a instalação por um usuário com permissão de Administrador não resolveu o problema, e o banco só foi instalado com êxito ao habilitar e utilizar o usuário Administrador padrão do Windows, que pode estar desativado na máquina.
Para ativar este usuário deve-se clicar com o botão direito em “Meu Computador”, depois ir até “Gerenciar”.
Em seguida navegue até “Usuários e grupos Locais”, em seguida até “Usuários”.
Abaixo um exemplo do usuário “Administrador” desativado:
Para ativá-lo, clique duas vezes sobre o usuário e desmarque o combo “Conta desativada”.
Após isto, faça logon pelo usuário Administrador, desinstale o banco, renomeie as pastas e depois reinicie a máquina e refaça a instalação.
Lembrando que este é um procedimento a ser feito quando o banco é novo, recém instalado e não possui dados cadastrados na base . Caso o banco já esteja em uso e com dados gravados, o ideal é utilizar técnicas a fim de recuperá-lo, e não sendo possível, utilizar um backup para restaurar os dados.
Se após seguir estas dicas restarem dúvidas, deixe um comentário abaixo ou acesse nosso atendimento online, será um prazer ajudar!
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