Este artigo tem o objetivo de ajudar aos usuários do Manager eDoc a manter um backup dos dados atualizado para que, diante de problemas que necessitem de uma recuperação de dados o backup esteja a disposição.
O BackupAgent é um utilitário que integra o Manager eDoc, ele está disponível na pasta Utils no diretório raiz da instalação do Manager eDoc.
Este utilitário tem a função de realizar backup e armazenar conforme for configurado, baseado em uma lista de arquivos que pode ser definida pelo usuário, ele já vem configurado por padrão com os principais arquivos e o banco que são necessários para uma restauração.
Pré Configurações do BackupAgent
Seu funcionamento é simples e fácil de configurar porém antes é necessário que as permissões de pastas e o modo de execução de alguns arquivos estejam configuradas conforme descrito abaixo:
Permissões de Pasta
Primeiro é necessário realizar as permissões na pasta do Manager eDoc, entre em Propriedades e em seguida Segurança, como na imagem abaixo.
Clique em Editar, para todos os usuários verifique se a posição permitir controle total esteja ativa, caso não esteja, marque a opção e clique em "OK" para continuar.
Também é necessário realizar o mesmo procedimento para a pasta "bin" do banco de dados, que normalmente localizada em "C:\Arquivos de programas\PostgreSQL\9.4", na pasta em Propriedades->Segurança, clique em Editar, para todos os usuários verifique se a posição permitir controle total esteja ativa, caso não esteja, marque a opção e clique em "OK" para continuar.
Modo de Execução
É fundamental para o bom funcionamento do BackupAgent, que seja configurado o pgdump.exe e BackupAgent.exe para sejam executados sempre como administrador.
Para isso, na pasta "bin" do banco de dados (C:\Arquivos de programas\PostgreSQL\9.4\bin) a aplicação pgdump.exe clique em propriedades, como na imagem abaixo e em Compatibilidade e marque a opção "Executar este programa como administrador".
Em seguida, realize o mesmo procedimento para operação BackupAgent.exe, que se encontra na pasta Utils do Manager eDoc ("C:\Arquivos de programas\Manager eDoc\Utils\BackupAgent"), em Propriedades-> Compatibilidade marque a opção "Executar este programa como administrador".
Configurando o BackupAgent
Indicamos o agendamento do backup, com isso em servidores com alta disponibilidade (24 x 7) o backup pode ser configurado para ser feito durante um período de menor fluxo de dados.
Como vamos ver em seguida, a aplicação de backup é simples e pode ser automática mediante agendamento da execução desses backup´s.
Passo 1
Inicialmente vamos abrir o BackupAgent que está no seguinte diretório dentro da pasta de instalação (Manager eDoc):
C:\Program Files (x86)\Manager eDoc\Utils\BackupAgent
Com o BackupAgent em execução, vamos abrir as configurações:
Passo 2
Após aberta a janela de configurações, vamos informar:
- A pasta raiz da instalação do Manager eDoc;
- O diretório no qual será salvo o Backup do banco de dados;
- Indicar o local do executável pg_dump (caso o postgres tenha sido instalado em outro diretório, alterar o caminho para o diretório correto).
- Importante! Indicar a senha do banco de dados para evitar qualquer problema em relação à conexão com o mesmo. Clicando no check box "Configurar Senha do Banco de Dados".
Passo 3
O BackupAgent conta com 3 níveis de Backup:
- Nível Mínimo: Diretórios, Templates, Esquemas, Arquivos de mapping, Arquivos RTM e a pasta plugin inteira.
- Nível Médio: Somente Banco de dados.
- Nível Máximo: Executa os níveis mínimo e médio.
Atenção!
Sugerimos que para a realização somente do backup do banco de dados, uma pequena alteração no arquivo de configurações (BackupAgent.ini) seja feito. Abaixo como proceder:
Abra o arquivo de configurações que está no diretório do BackupAgent com o nome de “BackupAgent.ini”.
Veja que nesse arquivo temos o grupo [Itens], vamos abrir uma exceção nos itens, deixando-os fora do processo de backup, faremos isso informando um “;” (ponto e vírgula) antes dos itens, ficando da seguinte forma:
Após realizar as alterações, salve o arquivo e execute novamente o BackupAgente.exe, com isso as alterações serão carregadas.
Observação: Nesse momento já é possível realizar um teste de geração do Backup. Na tela inicial clique na opção “Realizar um Backup agora”, será realizado um backup do Banco do Manager no diretório que informou nas configurações.
Passo 4
Você poderá também configurar os dados para o envio de um e-mail, inclusive com o e-mail de um destinatário. Nesse caso ao surgir um problema na realização do backup, um e-mail será enviado alertando sobre o problema.
Passo 5
Adicionar um agendamento é simples, para isso clique no botão “Adicionar Agendamento” na tela inicial, escolha qual será o tipo de agendamento e dê “OK”. Deve-se escolher o tipo e o horário no qual o Backup será executado.
Tipos de Agendamento:
- Todo dia: Backup irá ser executado todos os dias no horário definido.
- Um dia da Semana: O Backup será executado uma vez na semana no horário definido.
- Um dia no mês: O Backup será executado uma vez no mês no horário definido.
- A cada "X" dias: O Backup será executado a cada "X" dias no horário definido.
O BackupAgent ficará da seguinte forma com o agendamento:
Você poderá realizar vários agendamentos para que seja realizado o backup automático.
Importante! O BackupAgent deverá estar em execução para que possa fazer os backup´s de banco de dados, após abri-lo poderá clicar em “fechar” e ele continuará como TryIcon próximo ao relógio do Windows indicando a sua execução.
Backup dos Arquivos da Pasta Retorno
O BackupAgent possui a opção de realizar o Backup dos arquivos de retorno da pasta de monitoramento do Manager eDoc.
A funcionalidade permite que seja realizado o backup dos arquivos contidos dentro da pasta retorno de cada diretório. Abaixo segue o passo a passo para realizar a configuração do recurso:
Passo 1
Na tela principal do BackupAgent clique em "Configurações" e no check box "Ativar Backup das Pastas Retorno".
Passo 2
Após selecionada a opção, basta informar no campo "Caminho pastas monitoradas", os diretórios nos quais será realizado o backup.
Importante! Se selecionado a opção: Deletar Arquivos de Pasta Retorno , após realizar o backup os arquivos do diretório informado serão excluídos.
O Backup dos arquivos da pasta retorno são gravados em um arquivo .zip dentro da pasta "arquivos_salvos" criada no mesmo path da pasta de retorno.
Por exemplo: se foi solicitado o backup dos arquivos contidos na pasta: "C:\Program Files (x86)\Manager eDoc\Monitorar\NFCe\envia\Retorno", o Backup sera salvo contendo esta estrutura de pasta: "Program Files (x86)\Manager eDoc\Monitorar\NFCe\envia\Retorno\arquivos_salvos".
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