A partir do dia 28/03/2019, a SEFAZ tem retornado um erro de “Certificado Inválido” ou “O Certificado fornecido não é válido” em todas as interações realizadas, o que tem afetado as emissões de NF-e e NFC-e em diversos Estados do Brasil.
Ao entrarmos em contato com as respectivas UFs, conseguimos uma resposta que confirmou a instabilidade, porém alegaram não ser possível encaminhar um aviso formal por e-mail.
As últimas atualizações que recebemos apontam que as UFs encontra-se empenhadas em corrigir o problema, porém sem previsão para conclusão.
A recomendação da Tecnospeed e das próprias SEFAZ, é para que todos os afetados abram um chamados junto à SEFAZ de sua UF, e realizem a emissão em contingência.
Solucionando o caso
1º Encerre o Manager eDoc, ou sua aplicação que utiliza nossos componentes. Se você está utilizando certificado A3, remova ele da porta USB.
2° Vá em executar, digite, certlm.msc, para abrir a interface de certificados, caso esse comando não funcione, utilize o certmgr.msc.
3° Exclua todos os certificados das pastas "Autoridade de Certificação de Raiz Confiáveis" e "Autoridade de Certificação de Raiz de Terceiros".
4º Ainda na listagem de certificados, aperte F5 para atualizar a página, e remova qualquer novo certificado que aparecer, repita esse processo algumas vezes, até que retorne sempre vazio.
5° Faça o download desse executável.
6° Execute como Administrador o InstaladorCadeias_1.0.2.0.exe.
7º Clique em Instalar, e aguarde até que o processo seja finalizado.
8° Teste novamente a comunicação com a SEFAZ.
Caso ainda não funcione, vá em opções da internet, na aba avançadas, desabilite as configurações:
- Avisar quando houver incompatibilidade de endereços de certificado.
- Verificar revogação de certificados do servidor.
- Verificar se há certificados revogados do fornecedor.
Salve e teste novamente.
Comentários
16 comentários
Bom dia,
Nesse caso aí a solução é pra quem está com eDoc instalado local, certo?
Pra quem utiliza o SaaS-TS não há o que fazer por parte do cliente, ou seja, essa solução aí será aplicada pela Tecnospeed em seus servidores?
Boa tarde, no windows 7 funcionou, mas no 8.1 e no 10 continua o mesmo problema !
Boa tarde, pra quem usa o SaaS a correção seria aplicada aos servidores da TecnoSpeed correto ?
Boa tarde,
Minha dúvida é a mesma do Luiz Santana.
E aí TecnoSpeed?
Caramba, ninguém responde nada, cliente tá querendo meu escalpo aqui..
Olá,
Para clientes que utilizam o SaaS a correção será aplicada pela Tecnospeed, já estamos com uma equipe trabalhando na atualização dos nossos serviços.
Assim que a atualização for concluída daremos um feedback aqui.
Ficamos a disposição para eventuais dúvidas e/ou esclarecimentos.
Boa tarde,
no meu caso resolveu, obrigado!
Boa tarde,
Este procedimento funcionou apenas com clientes que utilizam certificado A1, no caso do A3 não deu. Teria alguma sugestão?
Com windows 10 aparece "Aacesso negado" ao excluir os certificados. Há alguem que passou o mesmo problema e resolveu?
Procedimento acima resolveu os problemas apresentados no windows 7 e windows 10.
E adicionando ao tutorial, para abrir a interface de certificados:
certmgr.msc no windows 7
certlm.msc no windows 10.
Ola.
O procedimento funcionou em todos os usuários de nosso sistema emissor.
Menos em um deles que utiliza o computador membro de um domínio na rede.
Teria nesse caso algum procedimento a realizar?
No caso ao excluir as cadeias, elas voltam sozinhas. E continua sem comunicar com a SEFAZ.
Suporte RTI, para certificados A3, recomendamos que remova o certificado da porta USB antes de iniciar o procedimento.
Wesley Menezes, provavelmente você está logado em usuário que não tem permissão para executar esse procedimento, tente logar como administrador, ou caso tenha um certificado A3, remova ele antes de iniciar.
André Luiz Nascimento, você terá de verificar com o administrador da rede, provavelmente, este procedimento terá de ser feito via AD.
Wesley Menezes, reinicie e entre no modo de segurança e tente novamente.
Bom dia
Eu fiz esse procedimento com certificado A1 e o mesmo erro persiste
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