Como funciona o processo de registro do boleto?
O processo de registro pode ser feito via arquivo de remessa ou via Web service Bancário.
Neste post iremos abordar como é feito o registro via arquivo de remessa.
O processo de geração da remessa é uma das etapas mais importantes no processo de emissão de boletos bancários. Pois é neste momento em que iremos gerar o arquivo texto contendo as informações referentes aos boletos que emitimos, e estas informações precisam ser enviadas ao banco.
O banco, por sua vez, irá processar este arquivo de remessa, e se tudo estiver correto, fazer o Registro dos títulos que enviamos.
Este envio do arquivo de remessa ao banco pode ser feito de duas formas:
Envio manual: onde você solicita o arquivo de remessa em nossa API ou ocx, e nós te devolvemos o conteúdo do arquivo de remessa, para que então, você ou seu cliente faça a entrega deste arquivo manualmente ao banco via internet banking/sistema bancário;
Envio Automático: onde você solicita o arquivo de remessa em nossa API ou ocx, e este arquivo é gerado nos servidores da Tecnospeed e nós fazemos a entrega dele ao banco, de forma totalmente automatizada e sem necessidade de manipulação do arquivo de remessa pelo usuário final.
Para que você entenda e visualize melhor como gerar remessas para o registro dos boletos, assista o vídeo abaixo, nele explicamos o fluxo com detalhes, mostramos o funcionamento na API e na ocx e explicamos com detalhes a forma automática e manual de geração das remessas.
Abaixo, segue os links para os posts de nossa documentação, dando a explicação técnica de nossas rotas e métodos de geração de remessa, e também mostrando como solicitar a transmissão automática:
✔ Como solicitar a transmissão automática?
🔔 Dica da Tecnospeed: Independente de utilizar a Transmissão Automática ou a Transmissão manual, é de extrema importância encaminhar as remessas geradas ao gerente responsável pela conta para validação, antes de liberar o cliente para emitir em produção.
Isto evita que erros na remessa, como uma informação de juros incorreta, por exemplo, cause problemas quando o cliente final tentar pagar o boleto, gerando problemas para seu cliente, e irá garantir que assim que as implementações estiverem prontas, o cliente já conseguirá utilizar o sistema sem nenhum problema!
Gerei a remessa. O que faço agora?
Após fazer o envio da remessa ao banco, é necessário aguardar o arquivo de retorno que será disponibilizado pelo banco. Geralmente os bancos processam as remessas durante a madrugada e disponibilizam o arquivo de retorno no dia seguinte ao envio da remessa.
Caso você esteja integrado com a Transmissão Automática, que é quando a Tecnospeed faz a entrega da remessa ao banco, você não precisa se preocupar com o arquivo de retorno, porque a recepção dele junto ao banco, o processamento deste arquivo em nossos servidores e a atualização dos títulos em nosso banco de dados também é feito de forma totalmente automatizada, sem que você ou seu cliente precisem se preocupar com esta troca de arquivos.
E se você utilizar a Transmissão Manual, que é quando você fez a entrega da remessa manualmente ao banco, é preciso aguardar o banco disponibilizar o arquivo de retorno no dia seguinte, fazer o download dele, nos encaminhar este arquivo. Iremos tratar no próximo post o método/rota que recebe e processa este arquivo gerado pelos bancos.
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