O envio de Notas à SEFAZ é um processo no qual Manager eDoc executa diversas tarefas até que a(s) NF-e(s) sejam, efetivamente, registradas no WebService. Caso o retorno da SEFAZ seja de Duplicidade (cStat 204), o Manager eDoc executará uma consulta de chave e atualizará o status da nota caso necessário.
Formatos de Envio
Para realizar o envio de uma NF-e o Manager eDoc disponibiliza 3 formatos de arquivos, são eles:
- TX2: Formato específico da Tecnospeed que visa simplificar a integração. Neste modelo o usuário informa os dados em um arquivo texto, uma vez salvo na respectiva pasta de monitoramento, os dados são convertidos para o formato XML e enviados a SEFAZ.
- REC: Formato gerado pelo emissor de notas da Receita Federal (com adição da seguinte linha no cabeçalho do arquivo, Formato=rec).
- XML: XML de envio da Nota Fiscal sem assinatura conforme manual da SEFAZ (com adição das seguintes linhas no cabeçalho do arquivo, Formato=XML, idIntegracao= e arquivo=). O campo idIntegracao recebe o identificador único do registro e o arquivo recebe o XML da NF-e.
Em anexo no final do artigo, encontram-se 3 arquivos com os formatos de envio.
Para maiores detalhes da geração do arquivo no formato TX2, acesse nosso dicionário de dados.
Para realizar o envio demos colocar o arquivo TX2, XML ou REC na pasta Envia.
Entendendo o Processo
Os processos executados pelo Manager eDoc, antes do envio ao WebService, são:
- Conversão dos dados de TX2 para XML;
- Canonização do XML, preparando para receber a assinatura digital;
- Assinatura Digital do XML, utilizando o certificado indicado na configuração;
- Validação do Esquema (localmente) utilizando arquivos XSD localizados na pasta Esquemas;
- Verificação do Status do WebService.
Antes de enviar a NF-e à SEFAZ o Manager eDoc ainda executa um processo de Verificação de Status do Serviço, para garantir que o WebService está pronto para receber os dados. Neste momento, as Notas já foram validadas localmente pelo esquema XML e estão apenas aguardando para serem enviadas.
Caso o WebService não esteja ativo, Manager eDoc entra em modo StandBy , colocando a NF-e em uma lista de Espera ou Pendência, para serem enviadas assim que a comunicação for restabelecida, evitando, desta forma, que o usuário tenha retrabalho no envio da(s) NF-e(s).
Após a NF-e ser enviada à SEFAZ, o WebService devolve um número de Recibo. Esse número é a garantia de que a SEFAZ recebeu o arquivo, mas, não é garantia de Processamento. Para tal confirmação é necessário que seja executada a Consulta do Recibo. O Manager eDoc se encarrega de realizar este procedimento para garantir a integridade da(s) NF-e(s), enviada(s).
A Consulta através do Recibo retorna informações referentes ao processamento do XML enviado. Ela pode fazer referência, tanto à situação do Recibo do Lote quanto de cada uma das NF-e constantes no XML (quando houver mais de uma Nota Fiscal no lote). O processamento do Recibo não é garantia de que todas as notas constantes no XML foram registradas com sucesso, ou seja, ele apenas confirma que o lote foi entregue.
Apesar de Manager eDoc permitir que várias notas sejam enviadas dentro de um mesmo lote, o resultado da operação de consulta é individual (por NF-e).
Retorno
Dentro do arquivo da pasta RETORNO teremos o resultado do processamento do envio.
Exemplo de retorno:
"Número do lote", "Chave da NF-e", "cStat (Código de status do retorno da Sefaz)", "Mensagem da Sefaz"
00000001, 41150408187168000160556660000006711000000015, 100, Autorizado o uso da NF-e
Exemplo de retorno com erro:
"Palavra Exception", "Classe da Exception", "Mensagem de Exception"
EXCEPTION, EspdManNFeAssinarException, Problema ao assinar Nota(s). Exception: Falha ao Validar Lote para Envio. Erro: EspdSchemaValidationException O arquivo contém 1 ou mais erros no de validação de esquema '3.00' viola a restrição pattern de '3\.10'. Falha da analise do atributo 'versao' com valor '3.00'
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