A pasta Envia será utilizada para enviarmos o RPS para a prefeitura que irá converter em uma NFS-e. O envio de RPS à Prefeitura é um processo no qual Manager eDoc executa diversas tarefas até que a(s) NFS-e(s) sejam, efetivamente, registradas no WebService.
Formatos de Envio
Para realizar o envio de uma NFS-e o Manager eDoc disponibiliza o formato TX2 Padrão Único TecnoSpeed, segue abaixo:
- TX2: Formato específico da Tecnospeed que visa simplificar a integração. Neste modelo o usuário informa os dados em um arquivo texto, uma vez salvo na respectiva pasta de monitoramento, os dados são convertidos para o formato XML e enviados a Prefeitura.
Para maiores informações sobre como gerar o arquivo de integração TX2, acesse a seguinte documentação.
Para realizar o envio demos colocar o arquivo TX2 na pasta Envia.
Entendendo o Processo
Os processos executados pelo Manager eDoc, antes do envio ao WebService, são:
- Conversão dos dados de TX2 para XML;
- Canonização do XML, preparando para receber a assinatura digital;
- Assinatura Digital do XML, utilizando o certificado indicado na configuração.
Caso o WebService não esteja ativo, Manager eDoc entra em modo StandBy, colocando o RPS em uma lista de Espera ou Pendência, para serem enviados assim que a comunicação for restabelecida, evitando, desta forma, que o usuário tenha retrabalho no envio do(s) RPS(s).
Para maiores informações sobre o funcionamento do fluxo de autorização de uma NFS-e, acesse aqui.
Retorno
Dentro do arquivo da pasta RETORNO teremos o resultado do processamento do envio.
Exemplo de retorno de sucesso:
"Handle", "Número Lote", "Número NFSe", "Mensagem"
8, 8594, 1344, RPS Autorizada com sucesso
Exemplo de retorno com erro:
"Palavra Exception", "Classe da Exception", "Mensagem de Exception"
EXCEPTION,EspdManNFSeCheckParamsException,Erro ao montar notas - Formato: t não é aceito
Exemplo de retorno com processamento pendente:
Lote ainda em processamento\delimiter o mesmo pode ser resolvido na próxima recuperação de pendência ou manualmente.
Atenção!
Quando tratamos de envio em lote, devemos ficar atentos ao formato do retorno. Temos duas situações que devemos considerar:
Retorno Situação 1
8, 8594, 1344, RPS Autorizada com sucesso
9, 8594, 1345, RPS Autorizada com sucesso
10, 8594, 1346, RPS Autorizada com sucesso
11, 8594, 1347, RPS Autorizada com sucesso
12, 8594, 1348, RPS Autorizada com sucesso
Nesse caso cada linha do retorno do lote será uma nota AUTORIZADA.
Retorno Situação 2
EXCEPTION,EspdManNFSeScriptsConverterException,Erro ao montar notas - Erro durante a execução do script. Mensagem do parser:
Exception: Para essa cidade o campo "CepTomador" não deve ser Maior que 8 Caracteres
Script: LoadEnvio
Arquivo: "..\\Comuns\\RotinasLerSetarCampos.txt"
Linha: 294 Coluna: 9
Caso o primeiro campo com a palavra EXCEPTION todo o lote será considerado inválido.
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