Ao trabalhar em um grande período em contingência, ou a SEFAZ/Internet cair, pode acontecer de algumas notas que deveriam ser autorizadas serem rejeitadas por algum motivo específico.
Nesses casos é necessário que seja feito o reenvio dessas notas mantendo a mesma numeração, código, serie e tipo de emissão. Campos: nNF, cNF, tpEmis, serie.
Porém podem ocorrer casos do reenvio da nota ser na virada do mês. Neste caso é necessário atualizar a Chave da nota com o novo mês e consequentemente com o novo dígito verificador. Campos: dhEmi e cDV.
A seguir iremos instruir como deve ser feito este reenvio.
Integração via XML
Se sua integração for via XML você deve recuperar o XML de envio da nota que está pendente para autorizar. Esse xml pode ser baixado diretamente do SaaS através da interface https://managersaas.tecnospeed.com.br:8081 ou via rota xml: https://atendimento.tecnospeed.com.br/hc/pt-br/articles/360026074114
Desse XML deve ser extraído somente a tag infNFe, ou seja, não deve ser reenviado o XML com assinatura, pois a nova assinatura e qrCode serão recalculadas pelo SaaS no momento do reenvio.
Exemplo da extração como explicado acima, tudo que está riscado deve ser removido:
Após recuperar o XML deve ser alterado os campos dhEmi para atualizar, calcular uma nova chave e atualizar o cDV de acordo com a nova chave calculada. O cDV é o último dígito da nova chave calculada.
Agora que os campos obrigatórios estão atualizados, caso sua nota foi rejeitada por algum problema de regra de negócio você deve corrigir os campos necessários para que a nota seja autorizada.
Exemplos de rejeição que devem ser corrigidas:
"Rejeicao: IE do emitente invalida"
"Total do Desconto difere do somatorio dos itens. (vDesc informado: 0.00, vDesc calculado: 0.50)"
"Rejeicao: NFC-e com Data-Hora de emissao atrasada"
Integração via TX2
No caso de integração via TX2, não é necessário atualizar a chave ou dígito verificados (cDV_B23), porém é necessário atualizar o campo dhEmi_B09. O TX2 não pode ser recuperado pelo SaaS, ele deve ser armazenado pelo seu sistema ou PDV caso queira utilizar para o reenvio.
Agora que os campos obrigatórios estão atualizados, caso sua nota foi rejeitada por algum problema de regra de negócio você deve corrigir os campos necessários para que a nota seja autorizada.
Com o XML ou TX2 em mãos e com os campos atualizados, verifique as configurações no SaaS para o documento e CNPJ do emitente.
Como deve ser mantido a mesma numeração e código, a numeração automática do SaaS deve estar desligada:
É importante caso você utilize essa opção ativada, depois de enviar as notas ela deve ser ativada manualmente.
Para evitar rejeições também habilite a Atualização automática da hora do XML de envio:
As configurações acima também podem ser feitas via API, pela roto modo: https://atendimento.tecnospeed.com.br/hc/pt-br/articles/360007785074-Configurações-via-MODO-no-Manager-Saas-eDoc
Verifique se o ambiente e modo do CNPJ estão corretos:
Agora que tudo está configurado corretamente e os XMLs ou TX2s estão atualizados com os novos dados, utilize a rota de envia para fazer o reenvio dessas notas: https://atendimento.tecnospeed.com.br/hc/pt-br/articles/360006395013-Enviar-a-nota
Notas em Contingência Offline
Para notas que serão reenviadas com tpEmis 9, ou seja contingência offline, deve ser adicionado um parâmetro na requisição de envia caso não queira alterar o MODO do Manager SaaS e afetar as emissões que estão ocorrendo normalmente.
O parâmetro que deve ser adicionado é o IgnorarModo=True, deve ser enviado no corpo da requisição caso seja via API HTTP ou dentro do TX2 de envio.
Atenção, este parâmetro é exclusivo para notas com tpEmis 9, contingência offline. Não deve ser enviado para notas em outro tipo de emissão.
E agora, qual o próximo passo?
Caso sua nota tenha sido Autorizada e possua outra chave no SaaS com o mesmo nNF e cNF rejeitada, ou seja duas notas com a mesma numeração, agora realize o descarte da nota antiga caso não queira que apareça na interface web do CNPJ emitente.
Caso sua nota tenha sido rejeitada você terá que reenvia-la com a correção da rejeição informada.
Caso a nota não tenha sido transmitida, por favor utiliza a rota da resolve para retentar a comunicação: https://atendimento.tecnospeed.com.br/hc/pt-br/articles/360006314854-Resolver-uma-nota
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