O envio de Manifestos à SEFAZ é um processo no qual Manager eDoc executa diversas tarefas até que o(s) MDF-e(s) sejam, efetivamente, registrados no WebService. Caso o retorno da SEFAZ seja de Duplicidade (cStat 204), o Manager eDoc executará uma consulta de chave e atualizará o status do manifesto caso necessário.
Formatos de Envio
Para realizar o envio de uma MDF-e o Manager eDoc disponibiliza 2 formatos de arquivos, são eles:
- TX2: Formato específico da Tecnospeed que visa simplificar a integração. Neste modelo o usuário informa os dados em um arquivo texto, uma vez salvo na respectiva pasta de monitoramento, os dados são convertidos para o formato XML e enviados a SEFAZ.
- XML: XML de envio do Manifesto sem assinatura conforme manual da SEFAZ (com adição das seguintes linhas no cabeçalho do arquivo, Formato=XML, idIntegracao= e arquivo=). O campo idIntegracao recebe o identificador único do registro e o arquivo recebe o XML do MDF-e.
Em anexo arquivos com os 2 formatos de envio.
Para maiores detalhes da geração do arquivo no formato TX2, acesse nosso dicionário de dados.
Para realizar o envio demos colocar o arquivo TX2 ou XML na pasta Envia.
Entendendo o Processo
Os processos executados pelo Manager eDoc, antes do envio ao WebService, são:
- Conversão dos dados de TX2 para XML;
- Canonização do XML, preparando para receber a assinatura digital;
- Assinatura Digital do XML, utilizando o certificado indicado na configuração;
- Validação do Esquema (localmente) utilizando arquivos XSD localizados na pasta Esquemas;
- Verificação do Status do WebService.
Antes de enviar o MDF-e à SEFAZ o Manager eDoc ainda executa um processo de Verificação de Status do Serviço, para garantir que o WebService está pronto para receber os dados. Neste momento, os Manifestos já foram validados localmente pelo esquema XML e estão apenas aguardando para serem enviados.
Caso o WebService não esteja ativo, Manager eDoc entra em modo StandBy , colocando o MDF-e em uma lista de Espera ou Pendência, para serem enviados assim que a comunicação for restabelecida, evitando, desta forma, que o usuário tenha retrabalho no envio do(s) MDF-e(s).
Após a MDF-e ser enviada à SEFAZ, o WebService devolve um número de Recibo. Esse número é a garantia de que a SEFAZ recebeu o arquivo, mas, não é garantia de Processamento. Para tal confirmação é necessário que seja executada a Consulta do Recibo. O Manager eDoc se encarrega de realizar este procedimento para garantir a integridade do(s) MDF-e(s), enviado(s).
A Consulta através do Recibo retorna informações referentes ao processamento do XML enviado. Ela pode fazer referência, tanto à situação do Recibo do Lote quanto de cada uma dos MDF-e constantes no XML (quando houver mais de um Manifesto no lote). O processamento do Recibo não é garantia de que todos os manifestos constantes no XML foram registrados com sucesso, ou seja, ele apenas confirma que o lote foi entregue.
Apesar de Manager eDoc permitir que vários manifestos sejam enviados dentro de um mesmo lote, o resultado da operação de consulta é individual (por MDF-e).
Retorno
Dentro do arquivo da pasta RETORNO teremos o resultado do processamento do envio.
Exemplo de retorno:
"Número do lote", "Chave da MDF-e", "cStat (Código de status do retorno da Sefaz)", "Mensagem da Sefaz"
00000001, 41150408187168000160586660000006711000000015, 100, Autorizado o uso da MDF-e
Exemplo de retorno com erro:
"Palavra Exception", "Classe da Exception", "Mensagem de Exception"
EXCEPTION, EspdManMDFeAssinarException, Problema ao assinar Nota(s). Exception: Falha ao Validar Lote para Envio. Erro: EspdSchemaValidationException O arquivo contém 1 ou mais erros no de validação de esquema '3.00' viola a restrição pattern de '3\.10'. Falha da analise do atributo 'versao' com valor '3.00'
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.