Quando há uma oscilação na SEFAZ ou falha na rede, recomendamos que as notas sejam emitidas em modo de contingência para não parar o processo e gerar problemas.
Em situações normais, o NeverStop deve cuidar da situação de forma automática e entrar em modo de contingência.
Funcionamento da contingência automática no Neverstop
Ao enviar uma nota em modo Normal e por qualquer razão no envio da nota o NeverStop não receber um retorno ou receber timeout (SEFAZ indisponível) ele irá gerar de forma automática uma nova nota alterando automaticamente o tipo para Contingência e registrará essa nota no SaaS com o mesmo cNF só alterando o nNF e imprimir o comprovante dessa nota autorizada em contingência.
A primeira nota em modo Normal que não teve o retorno de sucesso ficará como ENVIADA no SaaS.
Seguindo nesse fluxo, teremos duas notas que identificam a mesma venda (mesmo cNF) uma com status "REGISTRADA” em modo Contingência"e outra com status“ENVIADA” em modo NORMAL".
Assim que a SEFAZ estabilizar, o Neverstop vai resolver ambas as notas e teremos as seguintes possibilidades:
1- Se às duas notas AUTORIZAREM, a nota em modo Normal será CANCELADA.
2- Se a nota em contingência AUTORIZAR e nota em modo normal REJEITAR, a em modo Normal será INUTILIZADA.
3- Se às duas notas REJEITAREM deve ser feito um novo envio em modo Normal desta nota, com a mesma SÉRIE, NÚMERO e cNF.
Observações e Recomendações
Para os casos em que o cliente levar a NFCe emitida em Contingência e essa posteriormente Rejeitar, reenviar com a mesma Serie, Número e cNF, valida fiscalmente esse documento, pois o novo envio em modo Normal com os mesmo dados gera a mesma chave da nota que o cliente levou.
Referência:https://blog.tecnospeed.com.br/contingencia-offline-da-nfce/.
Quando preciso Forçar Contingência?
Quando o NeverStop recebe retorno da SEFAZ mas há algum tipo de problema na comunicação, como instabilidade por exemplo, o NeverStop não deve entrar em contingência sozinho, nesse tipo de situação é necessário que manualmente você marque a opção Forçar entrada em contingência na aba Configurações do Neverstop com o NeverStop desativado. Após marcar a opção clique em Salvar Configurações e ative novamente, após isso ele deve entrar em contingência normalmente.
Essa configuração pode ser feita também de forma automatizada pela sua aplicação usando a rota modo ou por arquivo em pasta ou por requisição http, passando o valor FORCARCONTINGENCIA=1.
Quando o fluxo normalizar, você precisará retirar o NeverStop da contingência fazendo o processo de desmarcar a opção "Forçar entrada em contingência" e "Salvar Configurações" novamente ou solicitar a rota modo novamente passando FORCARCONTINGENCIA=0.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.