O PlugBoleto da Tecnospeed trabalha com 3 formas de fazer o registro de seus boletos junto ao banco.
Neste post, entenderemos cada uma destas formas e a diferença entre elas.
Transmissão Manual
Esta é a forma mais básica para registrar seus títulos no banco e conciliar os retornos.
Nela, seu cliente será responsável por emitir o boleto, gerar a remessa e encaminhá-la ao banco, e no dia seguinte baixar, o arquivo de retorno com as informações sobre a conciliação dos títulos e encaminhar este arquivo para o PlugBoleto, para que os títulos sejam conciliados (atualizados em nosso banco de dados).
Abaixo, um infográfico mostrando detalhes sobre como esta forma de registro funciona:
Transmissão Automática
Esta é a forma onde a Tecnospeed será a responsável pelo tráfego de arquivos ao banco. Nesta forma de transmissão seu cliente emite os boletos e solicita a remessa.
A partir deste momento, a transmissão do arquivo ao banco e recepção do arquivo de retorno após o processamento bancário é feito automaticamente pela Tecnospeed, e você pode configurar os Webhooks para receber alertas sempre que um boleto for atualizado pelo banco.
É importante ressaltar que o funcionamento deste recurso depende de uma liberação prévia da conta com o banco e com a própria Tecnospeed. Nesta seção explicamos com detalhes este processo.
Abaixo, segue também um infográfico mostrando a lógica desta forma de comunicação com os bancos:
Registro via WebService
Neste forma de registro ocorre uma comunicação entre os Webservices da Tecnospeed e os Webservices bancários, visando encaminhar ao banco as informações dos boletos no momento em que eles são emitidos, e assim, registrar os boletos instantaneamente.
Clique aqui para visualizar a documentação completa sobre este recurso.
Desta forma, o registro dos boletos ocorre no ato da emissão (use a rota de Consulta para identificar se um boleto foi Registrado ou Rejeitado pelo banco). Ou seja, o pagador não precisará aguardar diversas horas (e as vezes até 1 dia útil) para poder pagar os títulos. Obtendo o retorno positivo do banco, o boleto já poderá ser pago.
Para a grande maioria dos bancos é disponibilizada apenas a API para registro dos boletos, e não há API para a consulta. Por isso, recomendamos que o uso do Registro instantâneo ocorra juntamente com o uso da Transmissão Automática (descrita acima). Pois desta forma, o cliente poderá registrar seus boletos instantaneamente e receberá de forma automatizada os arquivos de retorno com as informações sobre o pagamento, baixas e demais instruções que vierem do banco.
Abaixo, o infográfico com a sequência lógica do funcionamento:
Os métodos para emissão dos boletos, geração da remessa e upload do retorno citados nesta documentação serão apresentados ainda nesta seção em que estamos trabalhando!
Na sequência iremos entender como efetuar os cadastros que serão necessários para começarmos a integração!
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.