O que é o processo de Onboarding?
O processo de Onboarding é responsável por guiar os clientes nas primeiras fases da sua jornada com o produto contratado, garantindo que a integração seja feita seguindo as boas práticas e impedindo que algumas barreiras impeçam o cliente de alcançar o seu resultado esperado. O nosso prazo ideal de implementação é 60 dias, mas o processo pode ser concluído antes ou se estender, tudo dependendo do desenvolvimento do cliente e do esforço colocado no projeto.
Primeiro Contato
O primeiro contato do cliente com a equipe de Onboarding é quando o cliente conhece os consultores que irão estar acompanhando todo o processo inicial do projeto, agenda sua reunião de integração com o produto e também fica ciente dos nossos canais de suporte.
Como funciona na prática?
Após a contratação do produto com o time comercial, é disponibilizado um link de agendamento de uma reunião com a duração de 45 minutos e também os links da nossa documentação. Existem várias formas de ocorrer esse primeiro contato, através da reunião que é o mais recomendado, através do chat, caso o cliente já tenha entendido o fluxo do produto por meio da nossa documentação ou retornando o e-mail do consultor sobre como está a integração.
Caso o cliente contrate o produto e não entre em contato em 5 dias úteis para iniciar a integração, o consultor tentará fazer o contato via e-mail ou ligação para auxiliar na integração.
Etapa de Avaliação
A etapa de avaliação é considerada a mais importante da integração pois é quando o cliente recebe os direcionamentos corretos para o início do projeto, tira suas dúvidas iniciais e também faz o alinhamento das suas expectativas em relação a jornada.
Como funciona na prática?
A etapa de avaliação ocorre na reunião de integração onde o cliente deverá informar ao consultor o seu cenário de integração, por exemplo como é o seu sistema, qual a data prevista de implantação, quem ficará responsável pelo desenvolvimento técnico e o mais importante tirar suas dúvidas iniciais.
Por sua vez, os consultores tem como responsabilidade explicar o processo de Onboarding informando como será o acompanhamento via nossos canais de comunicação, quais são as etapas percorridas, quando se encerra e como proceder após o encerramento, além disso, também é passado para o cliente todo o fluxo ideal de implementação com o produto contratado e quais são os primeiros passos que ele deve percorrer.
Montagem do Layout
A etapa de montagem do layout é quando o cliente inicia o projeto e entra em contato com o suporte, após estudar a nossa documentação e receber as orientações necessárias na etapa de avaliação.
Como funciona na prática?
O cliente tem como responsabilidade preparar o seu cenário de integração ou seja começar o desenvolvimento técnico do layout do seu sistema e também concluir as configurações iniciais do produto como propriedades obrigatórias do componente ou parâmetros das rotas da API.
Nessa etapa o consultor se põe à disposição do cliente para tirar as dúvidas recorrentes sobre essas configurações iniciais através do chat, tickets ou realizando outras reuniões caso o cliente venha a agendar.
Emissão em Homologação/ Produção
A etapa de implementação do fluxo de emissão das notas é quando o cliente já está com as propriedades iniciais configuradas e precisa montar o fluxo de chamada dos métodos ou rotas no seu sistema, como também realizar os testes de emissões até que realize uma emissão em produção.
Como funciona na prática?
O cliente fica responsável por implementar no seu código os métodos ou rotas de geração do XML, envio, consulta entre outros dependendo do produto contratado e após isso testar esse fluxo emitindo notas em homologação, para que com as rejeições dadas consiga realizar os ajustes necessários para emissão de uma nota em produção.
O consultor tem como responsabilidade auxiliar o cliente a entender qual o melhor fluxo a ser implementado no seu cenário, como por exemplo a geração do XML via DataSet ou tx2, auxiliar na validação do XML em relação a esquema ou rejeições e com isso também auxiliar o cliente nas dúvidas sobre os métodos e etc.
Colocar em produção
A etapa de colocar em produção inicia-se após ter enviado a sua primeira nota ou evento autorizado, a partir disso o cliente irá implementar o sistema no ambiente do seu cliente final que irá começar a emitir as notas ou enviar os eventos até o sistema estar sendo utilizado sem problemas há alguns dias.
Como funciona na prática?
O cliente tem como responsabilidade configurar o sistema no ambiente do cliente final, instalando os arquivos necessários e auxiliando na emissão das notas ou envio dos eventos em produção.
O consultor irá nesta etapa auxiliar no processo de implementação do sistema na máquina do cliente final caso haja dúvidas desse processo ou ocorra algum imprevisto na instalação dos arquivos necessários ou no fluxo de emissão.
Contato de encerramento do Onboarding
O encerramento do Onboarding, é quando o cliente já implementou o sistema para alguns clientes e eles já estão em produção há alguns dias, sendo assim o consultor faz um alinhamento com o cliente informando que agora o suporte será com os nossos consultores técnicos, com isso também é disparado a pesquisa de satisfação sobre o processo de integração.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.