Como solicitar os dados necessários
Para começar a utilizar o registro instantâneo do Itaú é necessário obter as credenciais client_id e client_secret juntamente com um certificado dinâmico (client certificate). Abaixo estão listadas as etapas:
1) Solicitar a criação de credenciais de produção através dos canais de suporte do Itaú combinados com o seu gerente bancário.
2) Criar e ativar o certificado de autenticação.
O passo a passo para a geração, está descrito nesse artigo: Gerando certificado CRT para o banco Itaú e na documentação oficial do Itaú disponível em: Ativação Certificado Dinâmico no Itaú. Também disponibilizamos um material de apoio em Gerando certificado CRT para o banco Itaú ( PIX e Boleto ) WebService. Lembrando que o certificado é válido por 365 dias e deve ser renovado após o vencimento.
Como configurar as credenciais no PlugBoleto
Após obter os dados necessários, (client_id e client_secret) e um certificado dinâmico (client certificate), tais dados deverão ser cadastrados no PlugBoleto.
1) Cadastrar credencias no convênio
Na página de convênios você irá encontrar o campo "Registro instantâneo", esse campo é onde você habilita o uso desse recurso no seu convênio.
Quando o campo Registro instantâneo for ativado deve aparecer logo abaixo dois novos campos o campo "API - ID", onde deve ser informado o client_id informado pelo Itaú, e o campo "Segredo" onde deve ser informado o client_secret.
Exemplo do cadastro das credenciais no portal do Plugboleto:
Você também pode realizar o cadastro das informações diretamente utilizando a rota da API via JSON, conforme detalhado na documentação a seguir:
https://atendimento.tecnospeed.com.br/hc/pt-br/articles/360006145374-Cadastrando-um-Conv%C3%AAnio
Abaixo, também segue um JSON de exemplo para demonstrar este cadastro:
{ "ConvenioNumero": "5033", "ConvenioDescricao": "Convenio da tecnospeed", "ConvenioCarteira": "109", "ConvenioEspecie": "R$", "ConvenioPadraoCNAB": "400", "ConvenioApiId":"asbf-vfg5-vf5-cdg4", "ConvenioApiSecret": "asbf-vfg5-vf5-cdg4", "ConvenioRegistroInstantaneo": true, "Conveniotipowebservice": "V2", "ConvenioConsultaws": true, "conta": 14404 }
Lembrando que estas credenciais são apenas para demonstração, nenhuma delas é válida para uso em produção.
2) Fazer o upload do client certificate
O certificado dinâmico gerado, pelo processo do Itaú, é composto por dois arquivos, sendo um com a extensão .CRT e outro com a .KEY. Estes deverão ser convertidos para um único arquivo de extensão .PFX. Para realizar essa conversão siga este passo a passo: Como converter um arquivo de certificado .crt para o formato .pfx.
O upload do certificado, com extensão .PFX, pode ser realizado via API ou Portal. Para tal veja esses passos: Cadastrar certificado para Convênio via API ou Cadastrar certificado para Convênio via GUI WEB.
Uma observação é que após fazer o upload do certificado, o PlugBoleto irá realizar a sincronização deste e pode levar até 1h.
Observação importante:
O Itaú possui algumas particularidades quanto à data de vencimento do certificado. Se o certificado vencer, ao realizar a atualização no sistema do Itaú é preciso trocar o certificado e gerar novos clientID e Secret, e consequentemente, atualizá-los no PlugBoleto junto ao novo certificado para que as novas emissões ocorram com sucesso.
Já se o certificado estiver prestes a vencer, e seja feita a atualização no sistema do Itaú antes do vencimento, é necessário apenas fazer a atualização do certificado, sem atualizar o clientID e Secret. Sendo assim, é necessário apenas atualizar o certificado no PlugBoleto.
Após essas etapas serem seguidas corretamente o registro instantâneo para o Itaú estará habilitado. Caso haja dúvidas no processo, fique a vontade para nos acionar via atendimento online!
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.