Introdução
A consulta do protocolo é a segunda etapa do processo de negativação, e é onde o protocolo gerado na primeira etapa (Solicitação da Negativação) é consultado e o sistema obtém acesso ao retorno contendo as informações desejadas.
Se trata da segunda etapa do processo assíncrono que disponibiliza o resultado do processamento da requisição original aos sistemas. Esta rota é assíncrona para que o mesmo protocolo possa ser consultado por diversas vezes, sem que haja novos custos e porque o processo de processamento da negativação junto à Serasa leva cerca de 15 dias.
Definições da requisição:
Método
GET
URL da API
Produção:
https://api.consultanegativacao.com.br/v1/negativacao?protocolo=[protocolo]
Homologação:
https://api.consultanegativacao.com.br/v1/homologacao/negativacao?protocolo=[protocolo]
Onde:
[protocolo] se trata do valor retornado no campo "protocolo" do JSON de resposta da solicitação da negativação.
Headers
Os headers necessários para a autenticação da requisição são:
Header | Descrição |
cnpjsh | CNPJ da Software House que possui contrato com a Tecnospeed |
tokensh | Token de autenticação da Software House (obtido através deste processo) |
cnpjUsuario |
CNPJ do usuário responsável pela consulta. O CNPJ deve, obrigatoriamente, ter sido cadastrado pela rota de cadastro de empresas, descrito neste link. |
login |
Login de acesso disponibilizado pela SCC. O login será disponibilizado após a realização do cadastro da empresa, descrito neste link. |
password |
Senha de acesso disponibilizada pela SCC. A senha será disponibilizada após a realização do cadastro da empresa, descrito neste link. |
Exemplo de Retorno
Conferir o status da negativação
Para identificar o status que seu pedido de negativação se encontra, no JSON de consulta existirá o campo "situacao", que trará um dos seguintes status:
Nome | Descrição | Observações |
NEGATIVACAO_PROCESSANDO |
O pedido de negativação ainda está em processamento na SCC. Repetir a consulta (GET) em alguns segundos | |
NEGATIVACAO_ENVIADO |
O pedido de negativação foi enviado para a SCC, e aguardaremos os trâmites legais para sua aplicação | Após o envio, a Serasa entrará em contato com o cliente para informar sobre a dívida e prazo para regularização. |
NEGATIVACAO_ACEITA |
A negativação foi aceita pela Serasa, e o responsável pela dívida receberá o contato da Serasa para que possa quitar a dívida | |
NEGATIVACAO_AGUARDANDO_CORRECAO |
O pedido de negativação foi entregue à SCC, mas não enviado à Serasa por problemas nas informações preenchias (*) | No JSON de resposta, observar o campo "motivo" com a descrição da pendência. |
NEGATIVACAO_REJEITADA |
O pedido de negativação não foi aceito. |
No JSON de resposta, observar o campo "motivo" com a descrição da rejeição. |
NEGATIVACAO_BAIXA_ENVIADA |
O pedido de baixa de uma negativação ativa foi enviado à Serasa |
|
NEGATIVACAO_BAIXADA |
A negativação foi baixada e confirmada pela Serasa |
(*) Caso a consulta retorne "NEGATIVACAO_AGUARDANDO_CORRECAO" existem 2 formas de providenciar o ajuste:
1. Identificar a causa do erro no campo "motivo" do json, e em seguida, fazer a baixa da negativação e reenvia-la com as informações ajustadas;
2. Efetuar o login no sistema da SCC Check e efetuar a correção da negativação que aguarda o ajuste.
Status=200 - Sucesso
Status=401 - Falta de autorização
Onde:
Campo | Tipo | Descrição |
---|---|---|
code | numérico | Código de erro que identifica a falha na autorização da requisição |
message | string | Mensagem de erro que orienta quanto ao problema. Neste caso, recomenda-se a validação das credenciais de autenticação da rota |
Status=422 - Falha de processamento - Autenticação
Onde:
Campo | Tipo | Descrição |
---|---|---|
code | numérico | Código de erro que identifica a falha na autorização da requisição |
message | string | Mensagem de erro que orienta quanto ao problema. Neste caso, recomenda-se a validação das credenciais de autenticação da rota |
errors | Objeto | Lista de erros identificadas e que impossibilitaram o processamento da requisição |
internalCode | numérico |
Código de erro interno Obs.: Lista de erros em criação pela Tecnospeed |
message | string | Mensagem de erro que orienta quanto ao problema. |
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.