Em um setor cada vez mais concorrido e competitivo com diversos desafios que vão da logística até à distribuição, as transportadoras buscam alternativas para se adequarem às exigências do mercado com o objetivo de otimizar seus recursos e expandir suas rotas de atuação de uma forma que abranjam todo território nacional.
Para suprir tais necessidades surgiram as operações de redespacho, redespacho intermediário e subcontratação.
Neste artigo, vamos esclarecer o funcionamento do redespacho!
O que é Redespacho?
O redespacho ocorre quando estão envolvidas ao menos duas transportadoras no processo de entrega, onde uma presta somente parte do serviço, contratando outra para realizar parte de uma prestação de serviço, independentemente se ela for a inicial, intermediária ou final do transporte.
Neste caso a transportadora contratante (prestadora original do serviço) é conhecida como redespachante e possui a responsabilidade diante do cliente (remetente) de fazer a mercadoria chegar até seu destino final (destinatário). Já a transportadora contratada é chamada de redespachada e possui relação jurídica exclusiva com a transportadora contratante.
Quem são os atores de um redespacho?
Remetente: Ator (pessoa) responsável por promover a saída inicial da carga.
Destinatário: Ator (pessoa) para quem a mercadoria será enviada.
Redespachante: Transportadora contratada (pelo Remetente) para realizar o transporte.
Redespachada: Transportadora contratada (pela Redespachante) para realizar parte do transporte.
Exemplo
1-Nosso remetente é a Industria X localizada em Piracicaba-SP necessita que uma mercadoria seja entregue no Destinatário Y localizado em Maringá-PR.
2- A Indústria X contrata a Transportadora A (redespachante) também localizada em Piracicaba-SP para realizar o transporte.
3- Porém a Transportadora A opta por transportar a mercadoria apenas até São Paulo-SP e contrata a Transportadora B para realizar o restante do trajeto (de São Paulo-SP até Maringá-PR)
A operação acima simboliza um serviço de redespacho, porém alguns pontos devem ser considerados, como por exemplo:
Tempo de entrega
O prazo de entrega definido com cliente necessita ser cumprido. Portanto, é necessário atenção no planejamento das rotas para que não resulte em atrasos.
Custo do frete
Em algumas ocasiões, o valor do frete é somado ao preço do produto final. Neste tipo de situação é necessário se atentar, para que o redespacho não torne a operação mais cara, causando prejuízo à transportadora redespachante.
Quando o frete é cobrado à parte, é necessário planejar a operação, para que o valor não aumente consideravelmente, ocasionando uma possível desistência por parte do cliente.
Tendo em vista que já sabemos o conceito do redespacho, agora devemos documentar esta operação por meio da emissão do CT-e.
Nesta operação em específico por se tratar de um transporte efetuado em duas etapas, deverão ser emitidos dois CT-e's:
CT-e do Redespachante
Emitente do CT-e: Transportadora A (22222222222222)
Início e término da prestação: De Piracicaba-SP até Maringá-PR
Remetente (Tomador): Indústria X (11111111111111)
Destinatário: Indústria Y (44444444444444)
Recebedor: Transportadora B (33333333333333)
Tipo de Serviço: Normal
CT-e do Redespachado
Emitente do CT-e: Transportadora B (33333333333333)
Início e término da prestação: De Piracicaba-SP até Maringá-PR
Remetente: Indústria X (11111111111111)
Destinatário: Indústria Y (44444444444444)
Expedidor (Tomador): Transportadora A (22222222222222)
Tipo de Serviço: Redespacho
Documento Anterior: Transportadora A (22222222222222)
Chave de acesso do CT-e referenciado (redespachante) : Chave do CT-e emitido pelo Redespachante
Dacte
O Dacte deve acompanhar a carga deste o início da prestação até o destino final. Neste caso como se tratam de dois CT-e's, os dois devem acompanhar a carga.
Exemplos de Tx2/XML
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