A Carta de Correção (CC-e), é um dos eventos disponibilizados pela SEFAZ.
Sua finalidade é corrigir informações do CT-e e nesta publicação iremos aprender a emitir este evento pela sua Interface Web.
1- Primeiramente temos que ter em mãos um CT-e autorizado:
2- Para emitirmos nossa carta de correção, temos que escolher um campo para alterar, neste exemplo eu vou alterar o valor do campo qCarga.
3- Com nosso CT-e emitido e nosso campo a ser alterado definido, podemos dar início à carta de correção.
Primeiramente devemos selecionar nosso CT-e e em seguida ir em "cce":
Vemos que foi aberta uma interface de preenchimento, essa interface solicita os campos requiridos para a emissão da carta de correção, portanto vamos preenche-los.
4- O primeiro a ser citado é a Sequência do Evento, iremos preencher com o valor 1 pois se trata do primeiro evento deste CT-e. Caso fosse nossa segunda carta de correção para este mesmo CT-e iríamos informar o valor 2.
Em seguida iremos preencher os campos referentes às informações das Correções.
5- Começamos pelo Grupo Alterado. Para definirmos o grupo alterado, teremos que consultar em nosso dicionário de dados.
Como o campo que desejamos alterar é o qCarga teríamos que verificar no dicionário, qual seria o grupo referente. Seguindo o manual é constatado que o grupo é infQ:
Portanto será este o valor informando na Interface Web:
6- O próximo campo é o Campo Alterado que seria nada mais nada menos que o campo que desejamos alterar, neste exemplo será o qCarga:
7- O próximo seria o Valor Alterado, que basicamente seria o valor que desejamos alterar, por exemplo, no nosso XML está o valor 1, porém eu quero corrigir para o valor 15, portanto este será o valor informado na Interface Web:
8- O último campo seria o Número Item Alterado, ele é um campo opcional que nós não vamos utilizar neste exemplo. Ele é utilizado quando existe a ocorrência mútua do mesmo campo no XML, por exemplo, caso tivéssemos 3 qCarga em nosso XML e eu quisesse alterar apenas o segundo, eu teria que informar sua ocorrência para corrigi-lo efetivamente, ou seja, seria informado 2.
Caso você deseje realizar mais de uma alteração em sua carta de correção, você pode utilizar o nosso recurso múltiplo de CC-e, porém neste exemplo não iremos utilizar, tendo em vista que desejamos realizar apenas uma correção:
9- Agora com nossa carta de correção totalmente concluída e totalmente preenchida podemos envia-la para a SEFAZ:
O resultado foi Evento registrado e vinculado a CT-e, ou seja, a nossa carta de correção foi emitida:
10- Para verificarmos o evento deste CT-e basta seleciona-lo e ir em "eventos" e visualizar nossa CCe emitida. Para verificarmos todos os eventos vinculados a um CT-e, deveremos seleciona-lo e em seguida ir em "eventos":
Deste modo serão apresentados os eventos em questão:
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.