Para poder compreender melhor o motivo de uma nota ficar como Rejeitada, para fazer a correção da nota, pode-se fazer uma validação do XML de envio da nota.
Primeiramente é necessário ter em mãos o XML que apresenta a rejeição.
Caso você utilize o componente verifique onde está sendo gravado o XML destinatário através da propriedade DiretorioXmlDestinatario (propriedades componente NF-e). Se você utiliza o Manager SaaS existem duas opções para obter o XML da nota em questão:
- Utilizar a rota Obter XML
- Utilizar a Interface Web
Agora, com o XML disponível e aberto no bloco de notas (ou editor de texto de sua preferência), acesse o auditor fiscal da TecnoSpeed.
Como exemplo a imagem a baixo mostra como validar o XML no portal do Auditor Fiscal da TecnoSpeed. Nosso auditor faz validações além das validações de esquema, e valida apenas NF-e (modelo 55).
Na imagem conseguimos verificar o resultado nos mostrando os erros do XML, mas como resolver o problema?
As falhas de Schema sempre representam erros no preenchimento dos campos do documento fiscal, em geral o que deve ser feito para corrigir os problemas é buscar no Manual do Contribuinte quais campos são referentes aos erros apresentados, que devem ser verificados e corrigidos.
Por exemplo, na rejeição acima: Falha de Esquema: o elemento pai: 'transporta' não estava esperando o elemento 'CPF'. O elemento esperado é: 'xNome', 'IE' ou 'xEnder...'.
Observando o XML validado, verifica-se que os seguintes campos estão preenchidos:
<CNPJ>00000000000000</CNPJ>
<CPF>00000000000</CPF>
<xNome>teste nome</xNome>
<IE>123456789</IE>
<xEnder>teste endereco</xEnder>
<xMun>LAGES</xMun>
<UF>SC</UF>
</transporta>
Nos campos da TecnoSpeed, os seguintes campos estão preenchidos:
CPF_X05=00000000000000
xNome_X06=teste nome
IE_X07=123456789
xEnder_X08=teste endereco
Após verificarmos no manual do contribuinte (conforme imagem abaixo) vimos que os campos CNPJ_X04 e CPF_X05 são concorrentes, ou seja, se informado o CNPJ do transportador não deve ser informando o CPF e vice e versa.
Dessa forma conseguimos identificar o problema que ocasionou a rejeição. Outra forma de encontrar os erros é comparar o XML de uma nota autorizada com o XML da nota que apresenta a rejeição.
Existe uma maneira simples e rápida de encontrar soluções para as rejeições em nossa base de conhecimento, nesse post existem muitas rejeições cadastradas e suas respectivas soluções.
O uso da base de conhecimento da TecnoSpeed, otimiza a disseminação de conhecimento dentro da sua organização e pode assim melhorar o atendimento aos seus clientes.
Esta pratica é muito interessante e eficaz!
Comentários
1 comentário
Cadastro do cliente estava desatualizado. Foi corrigir isso que a NF foi aceita
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