O que é a Manifestação do Destinatário?
É um conjunto de eventos no qual o destinatário pode se manisfestar sobre a sua participação comercial descrita na NF-e, confirmando as informações prestadas pelo seu fornecedor e emissor do respectivo documento fiscal.
Este processo é composto de quatro eventos:
- Confirmação da operação: Confirmando a ocorrência da operação e o recebimento da mercadoria (para as operações com circulação de mercadoria);
- Nota 1: Para situações de devolução total ou parcial das mercadorias, também poderá ser gerado o evento de confirmação de operação.
- Nota 2: Após a Confirmação da Operação pelo destinatário, a empresa emitente fica automaticamente impedida de cancelar a NF-e.
- Desconhecimento da operação: Permite ao destinatário informar o seu desconhecimento de uma determinada operação.
- Operação não Realizada: Declara que a Operação não foi Realizada (com Recusa do Recebimento da mercadoria e outros) e a justificativa de porque a operação não se realizou.
- Ciência da operação: Evento opcional que pode ser utilizado pelo destinatário para declarar que tem ciência da existência da operação, mas ainda não tem elementos suficientes para apresentar uma manifestação conclusiva.
O destinatário deve apresentar uma manifestação conclusiva dentro de um prazo máximo definido, contados a partir da data de autorização da NF-e. Atualmente está definido em 180 dias. Em anexo a nota técnica para maiores informações.
A manifestação do destinatário pode ser realizada via Interface Web ou através de integração por arquivos TX2 (somente EDoc) e API HTTP, sendo assim, segue abaixo os links das documentações de como realizar a manifestação via arquivos TX2, e de como realizar via Interface Web e HTTP.
Para fazer a manifestação do destinatário devemos considerar três passos abaixo:
- Devemos fazer a sincronização das NF-e destinadas as quais queremos fazer a manifestação.
- Consultar as notas que foram sincronizadas para identificar a chave de acesso das mesmas para possibilitar a manifestação.
- Realizar a manifestação do destinatário para cada nota resultante do processo de consulta.
Cada documentação mostra como fazer os três passos utilizando um tipo de integração:
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.