A CertiSign lançou um tipo de certificado que fica armazenado na nuvem, que foi denominado remoteID.
Segue abaixo a definição da própria CertiSign:
"O remoteID Certisign é seu Certificado Digital armazenado na nuvem. Além de ser tão seguro quanto os demais Certificados Digitais, o remoteID dispensa a necessidade do uso de mídias criptográficas e é gerenciável, permitindo, entre outros diferenciais, sua utilização em múltiplos computadores."
Este artigo tem o objetivo de mostrar a forma de utilização dessa modalidade de certificado digital logo após os passos de compra, emissão do certificado e geração do código PIN, esses passos são realizados junto ao fornecedor CertiSign.
Vamos ver no ambiente de utilização quais passos devemos tomar.
Passo 1
Como passo inicial devemos fazer o cadastro do método de autenticação do certificado remoteID, o método que será utilizado é o aplicativo remoteID para smartphone. Esse aplicativo irá gerar o TOKEN que será exigido no momento da utilização.
Primeiro devemos acessar o painel de controle do certificado remoteID e acessar utilizado seu dados de login e senha, conforme abaixo.
Logo em seguida, veremos a tela onde os certificados estão cadastrados, clique no menu Certificados->Autenticação, conforme abaixo.
Na próxima tela vamos ver as formas de autenticação, lembrando que o PIN já é gerado no momento em que o certificado é emitido. Clique na opção e-Token.
Na tela de tipos de e-Token, clique na opção e-Token pelo remoteID app.
Logo após, na próxima tela digite a senha PIN e clique no botão Próximo.
Nesse momento será gerado um QR-Code que deve ser lido utilizando o aplicativo remoteID app instalado no smartphone. (Veja abaixo os passos para a instalação ao app).
Logo após a leitura pelo aplicativo, irá surgir a tela de confirmação abaixo.
Abaixo vamos mostrar os passos para fazer a instalação do aplicativo até o momento da leitura do QR-Code gerado no painel de controle do certificado remoteID.
1. Abra a PlayStore do google e pesquisa por remoteID. Clique em Instalar.
2. Logo após a instalação clique em abrir conforme imagem ou inicie o aplicativo via menu do smartphone.
3. Ao iniciar o aplicativo veremos a tela abaixo. Clique em Inicializar E-TOKEN.
4. Em seguida a tela para leitura do QR-Code (gerado nos passos anteriores acima) será aberta e podemos realizar a leitura.
5. Após a leitura, o TOKEN começara a ser gerado conforme tela abaixo.
Passo 2
Na máquina onde serão realizadas as emissões de NF-e utilizando o componente, devemos instalar o programa cliente da CertiSign, o DeskTop ID. Abaixo mostraremos o passo a passo da instalação que é bem simples:
Na instalação clicar em Avançar->Instalar->Concluir conforme imagens.
Passo 3
Após a instalação execute o DeskTop ID, pois devemos fazer a configuração do mesmo para utilizar o certificado digital que está na nuvem. Siga as seguintes configurações:
1. Na tela inicial o programa mostra o que é preciso para o certificado remoteID funcionar, clique no botão "Continuar".
2. Na próxima tela o DeskTop ID captura as informações da máquina onde estamos efetuando a instalação automaticamente, apenas clique em "Registrar Computador".
Após o registro será exibida a tela de instalação concluída.
3. Na próxima tela devemos escolher onde o certificado gerado se encontra, no caso do nosso exemplo o mesmo se encontra na "nuvem da CertiSign", ou seja, em seus servidores. Clique na opção (imagem) "remoteID".
4. Em sequência devemos adicionar o certificado na máquina local através do Desktop ID, para isso é necessário entrar com o login e a senha de acesso ao serviço do remoteID onde o certificado se encontra. Após entrar com login e senha, clique em "Autorizar Acesso".
Após autorizar o acesso a tela de sincronização efetuada com sucesso vai aparecer.
5. Ao final do processo de sincronização do certificado remoteID a tela abaixo vai aparecer.
Com isso chegamos ao final do processo de configuração do certificado remoteID na máquina de emissão.
Passo 4
O próximo passo é configura-lo no componente NF-e como se ele fosse um certificado A1 normal. Vai ser possível lista-lo no componente através do método ListarCertificados.
O certificado remoteID pode ser utilizado normalmente em todos os demais métodos do componente. Ao utilizar um método onde o certificado é necessário irá surgir a tela de autenticação da CertiSign, conforme abaixo:
Nesse momento é necessário digitar o PIN (que está vinculado a conta que foi utilizada para configurar o DeskTop ID no Passo 3 item 4) e também o TOKEN fornecido pelo aplicativo do celular.
Com a entrada dos dados corretos de autenticação, a assinatura e as comunicações que exigem o certificado irão ocorrer normalmente.
Comentários
7 comentários
Boa tarde. Ao tentar seguir o passo 2. no DesktopID, e registrar o computador, exibe o erro "DesktopID está Offline". Consegue me ajudar? Utilizando Windows 7, SP 1, 64 bits.
Olá Vitor, Tudo bem?
Neste caso, tem grandes chances de o problema ser a aplicação do Remote ID não conseguir conexão com a internet.
Este post tem o objetivo de orientar como seria a configuração em um ambiente sem problemas de conexão, mas como esta aplicação não é da TecnoSpeed. Caso você já esteja em um ambiente sem problemas com conexão, minha sugestão é entrar em contato com a Certisign para conseguir uma ajuda específica sobre este programa.
Abaixo, estou lhe passando o link com os dados do fale conosco da Certisign, pois no link das dúvidas frequêntes deste assunto, não encontramos nada específico do seu problema, segue os dois links para você avaliar.
Gostaria de lhe ajudar mais Vitor, porém como citei, este programa não é desenvolvido pela TecnoSpeed e ficamos então sem condições de ajudar mais.
Caso precise, continuamos a sua disposição para lhe auxiliar no uso de um produto da TecnoSpeed.
Atenciosamente,
Lucas Santos
Consegui no mesmo instante por uma máquina com w10, acredito ser alguma chave de segurança que o w7 não suporta. Fica como dica para os próximos usuários. Agradeço pela atenção!
Vitor Bastos
Verifique nas opções da internet (Internet Explorer -> Opções -> Opções da internet -> Aba "Avançadas" -> Role a barra de rolagens até o final e veja se as opções estão marcadas. Caso não, marque-as, clique em aplicar e depois OK.

Depois volte no aplicativo DesktopID e tente novamente.
Olá,
Agradeço pelo conteúdo. Foi muito explicativo.
Tenho uma dúvida referente ao uso. O token, obtido no celular, deverá ser digitado todas as vezes que eu irei utilizar o certificado para assinar um documento com o adobe, por exemplo, ou se só preciso dele no momento de configurar o certificado na máquina/aplicação, dispensando o uso do token após isso.
Fico com essa dúvida, pois não seria muito prático caso seja necessário toda vez que eu vá assinar algum documento.
Aguardo pela resposta,
Atenciosamente, Bruno
Ola sabe como faco para instalar o certificado no IMac versao macos High Sierra versao 10.13.6?
No remoteid no celular, cliquei em emitir certificado digital, inseri número do pedido, 6 dígitos do cpf e código de instalação e sou informado que o certificado já foi instalado. Por mais que tenha emitido, não aparece em identidade. Como procedo?
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