Após as alterações nas regras do Web Service da Distribuição DFe, conforme a Nota Técnica 2014.002 - v.1.10 - Publicada em 15/10/2021, se diversas aplicações do mesmo ator da NF-e efetuarem consultas por NSU para o mesmo CNPJ, essas devem seguir a mesma sequência de numeração ordenada e de forma ascendente. Caso contrário, enquadrarão na categoria de uso indevido.
A distribuição dos documentos ocorrerá para os atores que desempenham os seguintes papéis:
- Emitente;
- Destinatário;
- Transportador;
- Terceiros (CNPJ informado na tag autXML).
Exemplo:
Se o último NSU sincronizado pela "aplicação 1" foi o NSU 000000000000123, a "aplicação 2" deverá utilizar o NSU 000000000000123 para continuar na mesma sequência em sua próxima consulta. Caso contrário, será retornando a mensagem:
Rejeicao: Consumo Indevido. Deve ser utilizado o ultNSU nas solicitacoes subsequentes. Tente apos 1 hora
Lembrando que as consultas na Sefaz devem ocorrer com o intervalo mínimo de 1h, caso contrário, será retornado a mensagem:
Rejeicao: Consumo Indevido. Deve ser aguardado 1 hora para efetuar nova solicitação caso não
existam mais documentos a serem pesquisados. Tente apos 1 hora
A maior dificuldade em utilizar mais de uma aplicação é que os documentos sincronizados em uma (aplicação) não serão sincronizadas automaticamente em outra, porque eles são disponibilizados por NSU uma única vez, pela Sefaz, por isso, em casos pontuais se torna necessário realizar a sincronização por chave de acesso.
Como consultar NFe destinadas na Sefaz
* Será necessário ter o certificado digital do CNPJ do ator instalado no computador
Clique aqui para acessar o Portal da Nota Fiscal Eletrônica;
Clique em Serviços e selecione Manifestação do Destinatário;
Selecione o Certificado Digital do ator;
Selecione a opção Não tenho a Chave de Acesso e clique em Pesquisar;
A pesquisa retornará todas as NFe's emitidas nos últimos 15 dias contra o CNPJ do ator;
Análise
A Sefaz não disponibiliza uma forma de consultarmos qual aplicação sincronizou ou manifestou um documento, mas, é possível verificar se a nota que faltou (não sincronizou na sua aplicação) já foi manifestada ou não.
A coluna Situação Manifest. informa se a nota possui eventos de manifestação do destinatário.
Se a NFe não foi sincronizada pela sua aplicação e ela possuir eventos de manifestação, quer dizer que possivelmente tenha sido sincronizada por outra aplicação (sistema, software, site, etc).
Caso a nota esteja manifestada e não esteja na nossa base de dados, verifique com o destinatário como foi realizada a manifestação.
Outro ponto que pode ser validado é realizando a consulta da nota para verificar a Data de Inclusão no Ambiente Nacional. Os documentos só serão sincronizados após a inclusão.
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