Entrando no Painel Administrativo e clicando na aba de downloads, o apk está pronto para ser disponibilizado para o público, a publicação é uma das etapas mais complexas e a dúvida de como publicar o aplicativo na Play Store é comum.
Então, pensando nisso, disponibilizamos um passo a passo de como passar por essa etapa.
1. Criar uma Conta no Google Play Console
O primeiro passo para publicar um aplicativo na Play Store é criar uma conta de desenvolvedor no Play Console. Lá está tudo o que você precisa para disponibilizar o aplicativo na forma exigida pela Play Store.
Para criar a conta é necessário concordar com o contrato de desenvolvedor e pagar uma taxa de registro, custa 25 dólares com cartão de crédito internacional. É necessário pagar apenas uma vez, depois de pago você pode publicar aplicativos ilimitados.
2. Detalhar a ficha do aplicativo
Finalizando o cadastro da conta, você precisa descrever as funções para ter como publicar aplicativo Android. Inclua todas as informações que vão para a página de download do aplicativo na PlayStore. Depois, basta clicar em “salvar rascunho” e avançar. Os dados fornecidos são:
- Detalhes do produto
Aqui, você irá adicionar o título e escrever uma pequena descrição e uma descrição completa do seu aplicativo. Não se esqueça de detalhar ao máximo as funcionalidades do aplicativo, já que essas informações serão acessadas pelos usuários já na página de download.
- Recursos gráficos
Escolha as melhores capturas de tela e vídeos para ilustrar a descrição do seu aplicativo. Isso pode aumentar as chances de convencer o usuário a baixar o aplicativo.
- Idioma e tradução
Essa funcionalidade é para aplicativos com mais de um idioma, pois permite cadastrar os idiomas presentes no aplicativo, que será exibido na ficha descritiva. É possível, também, utilizar os serviços Google para traduções automáticas.
- Diretrizes do Google Play Store
A categorização é uma etapa importante, onde você definirá qual segmento ou a categoria do seu aplicativo. Será um aplicativo de esporte, e-commerce, jogos, culinária ou será de outra categoria?
Nos detalhes de contato é necessário preencher as principais formas de contato para o suporte do usuário. Além do e-mail, que já é obrigatório, também pode ser incluído o número de telefone, endereço do site e qualquer canal de atendimento disponível para o público.
Na política de privacidade, é importante explicar, de forma clara, quais dados são coletados dos usuários e como essas informações serão usadas, pode ser em uma funcionalidade integrada por terceiros ou nativa.
3. Enviar Versão do Aplicativo
Chegou o momento de realmente publicar o aplicativo na Play Store, onde será necessário o upload do APK (Android Package Kit), que, como mencionado acima, é disponibilizado no Painel Administrativo. Para que a integridade seja verificada, é preciso escolher qual teste será realizado nos primeiros usos: interno, aberto, fechado ou a versão de produção. Na versão de produção é importante que o aplicativo não tenha bugs, pois é uma versão que estará disponível e será acessada pelo usuário. Depois de selecionar as opções, clique em “Criar Versão” e faça o upload do APK, com nome da versão que ele pertence e inclua dados técnicos, que diferem a versão atual da anterior.
4. Informações Finais
Esse é o último passo para publicar o aplicativo na Play Store. Basta selecionar a classificação indicativa do aplicativo, o valor (caso seja pago) e regiões disponíveis. Aproveite para conferir se as informações anteriores estão corretas e, caso esteja, clique em “revisar e publicar”, na seção “Gerenciamento de versão”. Após isso, o aplicativo estará disponível para download na Play Store. Assim, é possível acompanhar as métricas de downloads, impressões, etc…
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.