Após o envio da nota, é necessário saber se essa nota foi processada e se ela foi autorizada ou não. Esse retorno é possível de se obter atráves de uma consulta de nota ou utilizando o WebHook.
Consultas
As consultas de notas podem ser feitas de diversas formas. A principal e recomendada é a consulta resumida, que traz apenas as informações principais sobre o processamento dessa nota.
Essa consulta é um méltodo GET onde pede sua API-KEY no Header da requisição e como filtro na URL você pode passar o ID que a Tecnospeed retorna para você na rota de envio.
Durante a consulta podemos nos deparar com alguns status, são eles:
AGENDADO
Este status informa que a nota esta agendada para emissão e será posta na fila de processamento.
PROCESSANDO
Este status informa que a nota ainda está sendo processada, porém, não obteve o status final do processamento.
Isso significa que a nota está nas mãos da API, em alguma fase do processamento, desde o início da fila até obter o retorno da SEFAZ.
Em todo esse caminho, nós cuidamos da nota para você de maneira automática.
CONCLUIDO
Este status informa que a nota foi processada e esta com status final de Autorizada.
CANCELADO
Este status informa que a nota consultada esta com status final de Cancelada.
REJEITADO
Este status informa que as informações enviadas no JSON foram processadas pela API e rejeitada por algum motivo. Essa rejeição pode ter sido por um erro nas informações enviadas (parou na validação da API), ou rejeitada pela própria prefeitura. Caso o motivo da rejeição não esteja claro para você*, é necessário entrar em contato com a consultoria para análise da motivação da Rejeição e tratamento para o reenvio.
*Nós temos um mapeamento gigante de rejeições e tratamentos que são feitos na nota para reprocessar e tratar rejeições relacionadas a instabilidades, porém é comum recebermos retornos dos webservices que são genéricos ou não deixam claro o que fazer. Como nossa API é transparente e retorna exatamente a mesma mensagem da SEFAZ para você, se sentir necessidade de ajuda para tratar a mensagem entre em contato conosco pelo chat ou ticket
WebHook
A outra opção de obter o retorno do processamento, é o uso do WebHook. O WebHook pode ser cadastrado para a sua softwarehouse e você faz o rateio para os seus clientes, ou você pode criar um WebHook para cada cliente seu, um por CNPJ.
Para entender melhor esse ponto, essa documentação aqui tem todos os detalhes para que você possa compreender como realizar o cadstro desse WebHook, bem como informações de quantidades de tentativas e como os retornos chegarão até você.
Os retornos que vão te notificar ali, são:
CONCLUIDO
Este status informa que a nota foi processada e esta com status final de Autorizada.
CANCELADO
Este status informa que a nota consultada esta com status final de Cancelada.
REJEITADO
Este status informa que as informações enviadas no JSON foram processadas pela API e rejeitada por algum motivo. Essa rejeição pode ter sido por um erro nas informações enviadas (parou na validação da API), ou rejeitada pela própria prefeitura. Caso o motivo da rejeição não esteja claro para você*, é necessário entrar em contato com a consultoria para análise da motivação da Rejeição e tratamento para o reenvio.
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