Neste artigo, iremos falar sobre a rejeição Consumo Indevido: Deve ser aguardado 1 hora para efetuar nova solicitação caso não existam mais documentos a serem pesquisados, suas causas, como evitar e o fluxo por trás desta regra.
Entendendo o fluxo
A distribuição DFe foi criada, basicamente, para facilitar o acesso as informações dos documentos fiscais entre seus autores. Para entender mais a fundo sobre o processo geral, acesse esta documentação.
A rejeição 656 foi adicionada a este fluxo de distribuição para que o WebService não receba uma quantidade grande (indevida) de requisições em uma pequena quantidade de tempo.
Mas como isso funciona?
Quando um CNPJ está realizando consultas por NSU no WebService de distribuição, será disponibilizado no máximo 50 NSUs por vez, até que os NSUs acabem. Quando o WebService não tiver mais NSUs disponíveis, ele vai retornar com a seguinte mensagem: "cStat137-Nenhum documento localizado". Se o CNPJ fizer uma nova consulta após essa mensagem, a rejeição 656 será retornada.
Assim, o WebService bloqueia o CNPJ por 1 hora para poder realizar uma nova consulta.
PS: Se o CNPJ recebeu o bloqueio de 1 hora e mesmo assim tentou consultar novamente, a rejeição 656 será retornada novamente e o tempo de 1 hora será reiniciado.
Essas informações são confirmadas no aviso oficial da SEFAZ:
Quais são suas causas?
Por padrão, a rejeição ocorre caso o CNPJ faça uma consulta após o retorno de nenhum documento localizado. Porém, com o PlugStorage é possível configurar o intervalo em que as consultas serão feitas, e todos tem mais de 1 hora de duração:
Então o PlugStorage está imune a esta rejeição?
Não, a rejeição pode ocorrer de outra forma. Vou explicar:
Caso o CNPJ utilize alguma outra ferramenta externa que também faz consultas por NSU no WebService de distribuição, a rejeição estará sujeita a ocorrer frequentemente, juntamente com a rejeição Deve ser utilizado o ultNSU nas solicitações subsequentes, tente após 1 hora. Isso ocorre, pois como a aplicação externa e o PlugStorage não trabalham juntas e com um tempo sincronizado, uma vai acabar consultando quando o outro já recebeu a mensagem de nenhum documento localizado, e fazendo novas consultas, zerando o tempo de 1 hora até que as consultas acabem.
Como evitar?
Para que a rejeição 656 não aconteça, basta se atentar em deixar que apenas o PlugStorage faça consultas por NSU no CNPJ. Assim, não terá conflito de consultas no WebService de distribuição.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.