Esse artigo tem como objetivo ser uma documentação auxiliar visando facilitar a leitura do dicionário de dados dos produtos TecnoSpeed, nesse caso, de CT-e.
Pontos de Atenção para Leitura
As informações disponíveis no Dicionário de Dados CT-e da TecnoSpeed são baseadas no MOC (Manual de Orientação do Contribuinte) disponibilizado pela SEFAZ para cada documento, os campos/tags no MOC são dispostos da seguinte forma:
Quando transcrevemos para o Dicionário de Dados da TecnoSpeed ficam assim:
Tag: Valor utilizado no arquivo de integração TX2 ou via Datasets para referenciar o campo do manual (MOC). |
Nível: Define o nível das informações dentro de determinado grupo do XML. Atenção à colune Nível, nela temos os valores 1-2-3. Onde, esses valores correspondem a hierarquia das informações do grupo. Para informarmos alguma tag/campo no XML devemos sempre observar em qual nível da hierarquia a mesma está inserida, pois caso ela seja uma tag filha (nível 2,3...) ou mais, é necessário validar se os campos de nível anterior são de ocorrência 1-1 (obrigatório), caso forem, é necessário informar esses campos obrigatórios previamente antes. Por exemplo, se quisermos informar a tag "xNome _231" que consta no nível 3, primeiramente devemos informar os campos obrigatórios do grupo "vPrest" que constam no nível 1. |
Descrição: Informação que o campo/tag recebe. |
Ocorrência: Quantidade de vezes que o campo deve ser preenchido, nesse caso: (1-1) significa que é obrigatório (campo ou grupo). (0-1) significa que é opcional. (1-n) significa que é obrigatório, e pode se repetir "n" vezes (quantas vezes for necessário). (0-n) significa que não é obrigatório, e pode se repetir "n" vezes (quantas vezes for necessário).
Importante! Alguns grupos que podem se repetir, devem obrigatoriamente possuir no arquivo de integração o texto INCLUIRPARTE=nomegrupo e finalizam com SALVARPARTE=nomegrupo, caso não for informado o grupo nessa estrutura o mesmo não será identificado. |
Tamanho: Quantidade de caracteres e tipos que o campo comporta. Vejamos alguns exemplos: Exemplo 1: Campo tamanho variável, tag xMunFim_31. Tamanho (2-60): significa que o campo poderá receber de 2 até 60 caracteres. Exemplo 2: Campo tamanho fixo, tag CNPJ_95. Tamanho (14): significa que o campo deverá receber 14 caracteres obrigatoriamente. Sua aplicação ocorrerá assim 99999999999999. Exemplo 3: Campo decimal variável, tag vTPrest_228. Tamanho (13,2): significa que poderá variar. Antes da vírgula: poderá receber de 1 até 13 caracteres. Depois da vírgula: são as casas decimais. Sua aplicação pode ser das seguintes formas "1.00" ou ~ "1234500000000.00". |
Nível e Hierarquia dos Campos
Explicando mais sobre o Nível dos campos. Vamos utilizar um segundo exemplo, para entender mais sobre o dicionário de dados CT-e.
Para informar tag de nível (2,3...) no XML, é necessário validar se existem tag obrigatórias antes, porque serão necessárias informá-las para conseguirmos utilizar as tag do subgrupo superior (2,3...), caso não forem informadas as tag obrigatórias, não teremos acesso as outras. Vamos a um caso de exemplo:
Caso: Neste caso temos o grupo infCarga que não se repete, e queremos informar o subgrupo do infCarga infQ, onde esse se repete.
Detalhando melhor, para conseguirmos informar o grupo infQ é necessário termos preenchido toda estrutura de tag obrigatórias do infCarga. Após isso, precisamos sair do grupo principal que é o incluirCTe e salvarCTe, após isso, iniciar um novo grupo com as informações de infQ.
Exemplo do uso do grupo no TX2: Foram incluídas as tag principais do grupo infCarga e depois, fizemos a inclusão do subgrupo incluirinfQ e finalizar com salvarinfQ.
Referências SEFAZ
O Dicionário de Dados é baseado nos documentos disponibilizados pela SEFAZ, que em caso de dúvida, também poderão ser consultados para um maior detalhamento técnico.
Fica atento!
No intervalo de uma versão e outra do Manual de Orientação do Contribuinte são disponibilizadas diversas Notas Técnicas pela SEFAZ, onde, deverão trazer alterações diretas no leiaute do documento, devendo ser um ponto de atenção ao analisar esses documentos disponibilizados.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.