Para gerar o arquivo de integração utilizando Componente DataSets ou um arquivo TX2, é necessário seguir o Dicionário de Dados. Este artigo mostrará como ler as colunas deste dicionário, como iniciar e concluir um arquivo e como informar os grupos que podem se repetir.
Em anexo nesse artigo estão o dicionário de dados para CT-e 4.00 Simplificado.
Lendo o Dicionário de Dados
O Dicionário de dados é uma tabela com os campos e algumas informações sobre cada campo. A tabela abaixo exemplifica o que significa cada coluna do dicionário.
Coluna | Função |
TAG | Mostra o campo exato que deve ser utilizado no arquivo de integração. |
Descrição | Enumera as características próprias de cada campo. |
Ocorrência | Indica a obrigatoriedade do campo. Segue o formato X-Y, sendo X a menor quantidade de vezes que o campo pode aparecer e Y a maior. Se for 0-1, por exemplo, o campo é opcional e pode aparecer, no máximo, uma vez. Já se for 1-N, o campo é obrigatório e pode ocorrer quantas vezes forem necessárias. |
Ele |
Indica o tipo do elemento do campo: E - Indica que o campo é um Elemento; G - Indica que o campo é um Elemento de um Grupo; CE - Indica que o campo é um Elemento que deriva de uma Escolha (Choice). CG - Indica que o campo é um elemento de Grupo que deriva de uma escolha (Choice) |
Tipo |
Indica o tipo do valor do campo: C - Caractere N - Número D - Data |
Tamanho | Limita a quantidade de caracteres de cada campo. Também segue o formato X-Y, sendo X a menor quantidade de caracteres que o campo pode ter e Y a maior. Para quantidades invariáveis, é mostrado apenas o valor exato de caracteres que o campo deve ter. Em casos de números com vírgula, é utilizado o formato XvY, sendo X a quantidade máxima de casas antes da vírgula, v a vírgula e Y a quantidade máxima de casas depois da vírgula. |
Observação | Mostra informações adicionais que podem auxiliar no preenchimento dos campos. |
Iniciando e finalizando um arquivo de integração
Para indicar o início e o fim dos dados do conhecimento de transporte, é necessário utilizar a o comando INCLUIR no começo e o comando SALVAR no final da inclusão dos campos. Entre estes comandos, os campos devem ser incluídos seguindo o formato exemplificado abaixo.
Formas de gerar o arquivo de integração | CT-e
Tag | Nível | Descrição | Ele | Tipo | Ocorrência | Tamanho | Observação |
incluirCTe | |||||||
infCTe | 0 | Informações do CT-e | G | ||||
versao_2 | 1 | Versão do leiaute | E | C | 1 – 1 | Ex: "4.00" | |
id_3 | 1 | Identificador da tag a ser assinada | E | C | 1 – 1 | 47 | Informar a chave de acesso do CT-e e precedida do literal "CTe" |
ide | 0 | Identificação do CT-e | G | 1 – 1 | |||
cUF_5 | 2 | Código da UF do emitente do CT-e | E | N | 1 – 1 | 2 | Utilizar a Tabela do IBGE. |
cCT_6 | 2 | Código numérico que compõe a chave | E | C | 1 – 1 | 8 | Número aleatório gerado pelo emitente para cada CT-e, com o objetivo de evitar acessos indevidos ao documento. |
CFOP_7 | 2 | Código Fiscal de Operações e Prestações | E | C | 1 – 1 | 4 | |
natOp_8 | 2 | Natureza da Operação | E | C | 1 – 1 | 1 – 60 | |
mod_10 | 2 | Modelo do documento fiscal | E | N | 1 – 1 | 2 | Utilizar o código 57 para identificação do CT-e, emitido em substituição aos modelos de conhecimentos em papel. |
serie_11 | 2 | Série do CT-e | E | C | 1 – 1 | 1 – 3 | Preencher com "0" no caso de série única |
nCT_12 | 2 | Número do CT-e | E | C | 1 – 1 | 1 – 9 | |
dhEmi_13 | 2 | Data e hora de emissão do CT-e | E | C | 1 – 1 | 21 | Formato AAAA-MM-DDTHH:MM:DD TZD |
tpImp_14 | 2 | Formato de impressão do DACTE | E | N | 1 – 1 | 1 | Preencher com: 1 – Retrato; 2 – Paisagem. |
tpEmis_15 | 2 | Forma de emissão do CT-e | E | N | 1 – 1 | 1 | Preencher com: 1 - Normal; 3 - Regime Especial NFF; 4 - EPEC pela SVC; 7 - Autorização pela SVC-RS; 8 - Autorização pela SVC-SP |
cDV_16 | 2 | Digito Verificador da chave de acesso do CTe | E | C | 1 - 1 | 1 | Informar o dígito de controle da chave de acesso do CT-e, que deve ser calculado com a aplicação do algoritmo módulo 11 (base 2,9) da chave de acesso. |
tpAmb_17 | 2 | Tipo do Ambiente | E | N | 1 - 1 | 1 | Preencher com: 1 - Produção; 2 - Homologação |
tpCTe_18 | 2 | Tipo do CT-e | E | N | 1 – 1 | 1 | Preencher com: 5 - CTe Simplificado 6 - Substituição CTe Simplificado |
procEmi_19 | 2 | Identificador do processo de emissão do CT-e | E | C | 1 – 1 | 1 | Preencher com: 0 – emissão de CT-e com aplicativo do contribuinte; 3 – emissão CT-e pelo contribuinte com aplicativo fornecido pelo Fisco. |
verProc_20 | 2 | Versão do processo de emissão | E | C | 1 – 1 | 1 – 20 | Iinformar a versão do aplicativo emissor de CT-e. |
cMunEnv_672 | 2 | Código do município onde o CT-e está sendo transmitido | E | C | 1 – 1 | 7 | Utilizar a tabela do IBGE. Informar 9999999 para as operações com o exterior |
xMunEnv_673 | 2 | Nome do município onde o CT-e está sendo transmitido | E | C | 1 – 1 | 2 – 60 | Informar PAIS/Municipio para as operações com o exterior. |
UFEnv_674 | 2 | Sigla da UF onde o CT-e está sendo transmitido | E | C | 1 – 1 | 2 | Informar 'EX' para operações com o exterior. |
modal_25 | 2 | Modal | E | N | 1 – 1 | 2 | Preencher com: 01 – Rodoviário; 02 – Aéreo; 03 – Aquaviário; |
tpServ_26 | 2 | Tipo do Serviço | E | N | 1 – 1 | 1 | Preencher com: 0 – Normal; 1 – Subcontratação; 2 – Redespacho; |
UFIni_29 | 2 | UF do início da prestação | E | C | 1 – 1 | 2 | Informar 'EX' para operações com o exterior |
UFFim_32 | 2 | UF do término da prestação | E | C | 1 – 1 | 2 | Informar 'EX' para operações com o exterior. |
retira_33 | 2 | Indicador se o Recebedor retira no Aeroporto, Filial, Porto ou Estação de Destino | E | N | 1 – 1 | 1 | Preencher com: 0 – Sim 1 – Não |
xDetRetira_34 | 2 | Detalhes do retira | E | C | 0 – 1 | 1 – 60 | |
dhCont_602 | 2 | Data e Hora da entrada em contingência |
ES | C | 1 – 1 | 21 | Informar a data e hora no formato AAAA-MMDDTHH: MM:SS |
xJust_603 | 2 | Justificativa da entrada em contingência |
ES | C | 0 – 1 | 15 – 256 | |
compl | 1 | Dados complementares do CTe para fins operacionais ou comerciais |
G | 0 – 1 | |||
xCaracAd_57 | 2 | Característica adicional do transporte |
E | C | 0 – 1 | 1 – 15 | Texto livre: REENTREGA; DEVOLUÇÃO; REFATURAMENTO; etc |
xCaracSer_58 | 2 | Característica adicional do serviço |
E | C | 0 – 1 | 1 – 30 | Texto livre: ENTREGA EXPRESSA; LOGÍSTICA REVERSA; CONVENCIONAL; EMERGENCIAL; etc |
xObs_87 | 2 | Observações Gerais | E | C | 0 – 1 | 1 – 2000 | |
fluxo | 2 | Previsão do fluxo da carga | G | 0 – 1 | Preenchimento obrigatório para o modal aéreo. | ||
xOrig_61 | 3 | Sigla ou código interno da Filial/Porto/Estação/ Aeroporto de Origem |
E | C | 0 – 1 | 1 – 60 | Observações para o modal aéreo: - Preenchimento obrigatório para o modal aéreo. - O código de três letras IATA do aeroporto de partida |
xDest_64 | 3 | Sigla ou código interno da Filial/Porto/Estação/Aeroporto de Destino |
E | C | 0 – 1 | 1 – 60 | Observações para o modal aéreo: - Preenchimento obrigatório para o modal aéreo. - Deverá ser incluído o código de três letras IATA do aeroporto de destino. Quando não for possível, utilizar a sigla OACI. |
xRota_65 | 3 | Código da Rota de Entrega | E | C | 0 – 1 | 1 – 10 | |
INCLUIRPASS | |||||||
pass | 3 | G | 0 – n | ||||
xPass_63 | 4 | Sigla ou código interno da Filial/Porto/Estação/Aeroporto de Passagem |
E | C | 0 – 1 | 1 – 15 | Observação para o modal aéreo: - O código de três letras IATA, referente ao aeroporto de transferência, deverá ser incluído, quando for o caso. Quando não for possível, utilizar a sigla OACI. Qualquer solicitação de itinerário deverá ser incluída. |
SALVARPASS | |||||||
INCLUIROBSCONT | |||||||
ObsCont | 2 | Campo de uso livre do contribuinte | G | 0 – 10 | Informar o nome do campo no atributo xCampo e o conteúdo do campo no XTexto |
||
xCampo_89 | 3 | Identificação do campo | A | C | 1 – 1 | 1 – 20 | |
xTexto_90 | 3 | Conteúdo do campo | E | C | 1 – 1 | 1 – 160 | |
SALVAROBSCONT | |||||||
INCLUIROBSFISCO | |||||||
ObsFisco | 2 | Campo de uso livre do contribuinte informar o nome do campo no atributo xcampo e o conteúdo do campo no Xtexto. | G | 0 – 10 | |||
xCampo_92 | 3 | Identificação do campo | A | C | 1 – 1 | 1 – 20 | |
xTexto_93 | 3 | Conteúdo do campo | E | C | 1 – 1 | 1 – 60 | |
SALVAROBSFISCO | |||||||
emit | 1 | Identificação do Emitente do CTe | G | 1 – 1 | |||
CNPJ_95 | 2 | CNPJ do emitente | CE | C | 1 – 1 | 14 | Informar zeros não significativos |
CPF_99 | 2 | CPF do emitente | CE | C | 1 – 1 | 11 | Informar zeros não significativos. Usar com série específica 920-969 para emitente pessoa física com inscrição estadual |
IE_96 | 2 | Inscrição Estadual do emitente | CE | C | 0 – 1 | 14 | |
IEST_1572 | 2 | Inscrição Estadual do Substituto Tributário | E | C | 0 – 1 | 14 | |
xNome_97 | 2 | Razão social ou Nome do emitente | E | C | 1 – 1 | 2 – 60 | |
xFant_98 | 2 | Nome fantasia | E | C | 0 – 1 | 2 – 60 | |
CRT_1573 | 2 | Código de Regime Tributário | E | C | 1 – 1 | 1 |
Informar: |
enderEmit | 2 | Endereço do emitente | G | 1 – 1 | |||
xLgr_100 | 3 | Logradouro | E | C | 1 – 1 | 2 – 60 | |
nro_101 | 3 | Número | E | C | 1 – 1 | 1 – 60 | |
xCpl_102 | 3 | Complemento | E | C | 0 – 1 | 1 – 60 | |
xBairro_103 | 3 | Bairro | E | C | 1 – 1 | 2 – 60 | |
cMun_104 | 3 | Código do município | E | C | 1 – 1 | 7 | Utilizar a tabela do IBGE Informar 9999999 para operações com o exterior. |
xMun_105 | 3 | Nome do município | E | C | 1 – 1 | 2 – 60 | Informar EXTERIOR para operações com o exterior. |
CEP_106 | 3 | Cep | E | C | 0 – 1 | 8 | Informar zeros não significativos |
UF_107 | 3 | Sigla da UF | E | C | 1 – 1 | 2 | Informar EX para operações com o exterior. |
fone_110 | 3 | Telefone | E | C | 0 – 1 | 6 – 14 | |
toma | 1 | Identificação do tomador do serviço no CT-e |
G | 1 – 1 | |||
toma_112 | 2 | Tomador do Serviço | E | N | 1 – 1 | Preencher com: 0-Remetente; 1-Expedidor; 2-Recebedor; 3-Destinatário 4-Terceiro |
|
indIEToma_113 | 2 | Indicador do papel do tomador na prestação do serviço: 1 – Contribuinte ICMS; 2 – Contribuinte isento de inscrição; 9 – Não Contribuinte |
E | N | 1 – 1 | Aplica-se ao tomador que for indicado no toma | |
CNPJ_114 | 2 | Número do CNPJ | CE | C | 1 – 1 | 14 | Em caso de empresa não estabelecida no Brasil, será informado o CNPJ com zeros. Informar os zeros não significativos. |
CPF_115 | 2 | Número do CPF | CE | C | 1 – 1 | 11 | Informar os zeros não significativos. |
IE_116 | 2 | Inscrição Estadual | E | C | 0 – 1 | 14 | Informar a IE do tomador ou ISENTO se tomador é contribuinte do ICMS isento de inscrição no cadastro de contribuintes do ICMS. Caso o tomador não seja contribuinte do ICMS não informar o conteúdo. |
xNome_117 | 2 | Razão Social ou Nome | E | C | 0 – 1 | 2 – 60 | |
ISUF_27 | 2 | Inscrição na SUFRAMA | E | C | 0 – 1 | 8 – 9 | (Obrigatório nas operações com as áreas com benefícios de incentivos fiscais sob controle da SUFRAMA) |
fone_28 | 2 | E | C | 0 – 1 | 6 – 14 | ||
enderToma | 3 | Dados do endereço | G | C | 1 – 1 | ||
xLgr_119 | 4 | Logradouro | E | C | 1 – 1 | 2 – 255 | |
nro_120 | 4 | Número | E | C | 1 – 1 | 1 – 60 | |
xCpl_121 | 4 | Complemento | E | C | 0 – 1 | 1 – 60 | |
xBairro_122 | 4 | Bairro | E | C | 1 – 1 | 2 – 60 | |
cMun_123 | 4 | Código do município | E | C | 1 – 1 | 7 | Informar 9999999 para operações com o exterior.(utilizar a tabela do IBGE) |
xMun_124 | 4 | Nome do município | E | C | 1 – 1 | 2 – 60 | Informar EXTERIOR para operações com o exterior. |
CEP_125 | 4 | Cep | E | C | 0 – 1 | 8 | Informar os zeros não significativos |
UF_126 | 4 | Sigla da UF | E | C | 1 – 1 | 2 | Informar EX para operações com o exterior. |
cPais_127 | 4 | Código do país | E | C | 0 – 1 | 1 – 4 | Utilizar a tabela do BACEN |
xPais_128 | 4 | Nome do país | E | C | 0 – 1 | 2 – 60 | |
email_604 | 3 | Endereço de email | ES | C | 0 – 1 | 1 – 60 | |
infCarga | 1 | Informações da Carga do CT-e | G | 1 – 1 | |||
vCarga_671 | 2 | Valor total da carga | E | C | 1 – 1 | 13,2 | 15 posições, sendo 13 inteiras e 2 decimais. |
proPred_271 | 2 | Produto predominante | E | C | 1 – 1 | 1 – 60 | Informar a descrição do produto predominante |
xOutCat_272 | 2 | Outras características da carga | E | C | 0 – 1 | 1 – 30 | Preencher com: "FRIA", "GRANEL", "REFRIGERADA", "Medidas: 12X12X12" |
vCargaAverb_273 | 2 | Valor da Carga para efeito de averbação | E | C | 0 - 1 | 13,2 | 15 posições, sendo 13 inteiras e 2 casas decimais. Normalmente igual ao valor declarado da mercadoria, diferente por exemplo, quando a mercadoria transportada é isenta de tributos nacionais para exportação, onde é preciso averbar um valor maior, pois no caso de indenização, o valor a ser pago será maior |
INCLUIRINFQ | |||||||
infQ | 2 | Informações de quantidades da Carga do CT-e | G | 1 – n | Para o Aéreo é obrigatório o preenchimento desse campo da seguinte forma. 1 - Peso Bruto, sempre em quilogramas (obrigatório); 2 - Peso Cubado; sempre em quilogramas; 3 - Quantidade de volumes, sempre em unidades (obrigatório); 4 - Cubagem, sempre em metros cúbicos (obrigatório apenas quando for impossível preencher as dimensões da(s) embalagem(ens) na tag xDime do leiaute do Aéreo). |
||
cUnid_274 | 3 |
Código da Unidade de Medida
|
E | N | 1 – 1 | 2 | Preencher com: 00-M3; 01-KG; 02-TON (peso será sempre impresso em KG devido ao fator de conversão definida no MOC); 03-UNIDADE; 04-LITROS; 05-MMBTU |
tpMed_275 | 3 | Tipo da Medida | E | C | 1 – 1 | 1 – 2 | Informar com: 00-Cubagem da NF-e 01-Cubagem Aferida pelo Transportador Projeto Conhecimento de Transporte Eletrônico NT 2024.002 Simplificado Página 25 / 36 02-Peso Bruto da NF-e 03-Peso Bruto Aferido pelo Transportador 04-Peso Cubado 05-Peso Base do Cálculo do Frete 06-Peso para uso Operacional 07-Caixas 08-Paletes 09-Sacas 10-Containers 11-Rolos 12-Bombonas 13-Latas 14-Litragem 15-Milhão de BTU (British Thermal Units) 99-Outros |
qCarga_276 | 3 | Quantidade | E | C | 1 – 1 | 11,4 | 15 posições, sendo 11 inteiras e 4 decimais. |
SALVARINFQ | |||||||
INCLUIRDET |
|||||||
det | 1 | Detalhamento das entregas / prestações do CTe Simplificado |
G | 1 – 999 | |||
nItem_36 | 2 | Número identificador do item agrupador da prestação |
A | C | 1 – 1 | 3 | |
cMunIni_38 | 2 | Código do Município de início da prestação | ES | C | 1 – 1 | 7 | Utilizar a tabela do IBGE. Informar 9999999 para operações com o exterior. |
xMunIni_39 | 2 | Nome do Município do início da prestação | ES | C | 1 – 1 | 2 – 60 | Informar 'EXTERIOR' para operações com o exterior. |
cMunFim_40 | 2 | Código do Município de término da prestação | ES | C | 1 – 1 | 7 | Utilizar a tabela do IBGE. Informar 9999999 para operações com o exterior. |
xMunFim_41 | 2 | Nome do Município do término da prestação | ES | C | 1 – 1 | 2 – 60 | Informar 'EXTERIOR' para operações com o exterior. |
vPrest_42 | 2 | Valor da Prestação do Serviço | ES | C | 1 – 1 | 13, 2 | 15 posições, sendo 13 inteiras e 2 casas decimais. Pode conter zeros quando o CT-e for de complemento de ICMS |
vRec_44 | 2 | Valor a Receber | E | C | 1 – 1 | 13, 2 | 15 posições, sendo 13 inteiras e 2 casas decimais. |
INCLUIRCOMP | |||||||
comp | 2 | Componentes do Valor da Prestação |
|||||
xNome_46 | 3 | Nome do componente | E | C | 1 – 1 | 1 – 15 | Exemplos: FRETE PESO, FRETE VALOR, SEC/CAT, ADEME, AGENDAMENTO, etc |
vComp_47 | 3 | Valor do componente | E | C | 1 – 1 | 13, 2 | 15 posições, sendo 13 inteiras e 2 casas decimais. |
SALVARCOMP | |||||||
INCLUIRINFNFE | |||||||
infNFe | 2 | Informações das NF-e | G | 1 – n | |||
chNFe_48 | 3 | Chave de acesso da NF-e | E | C | 1 – 1 | 44 | |
PIN_49 | 3 | PIN SUFRAMA | E | C | 0 – 1 | 2 – 9 | PIN atribuído pela SUFRAMA para a operação. |
dPrev_50 | 3 | Data prevista de entrega | E | D | 0 – 1 | 10 | Formato AAAA-MM-DD |
INCLUIR_INFNFE_INFUNIDCARGA | |||||||
infUnidCarga | 3 | Informações das Unidades de Carga (Containeres/ULD/Outros) |
G | 0 – n | Dispositivo de carga utilizada (Unit Load Device - ULD) significa todo tipo de contêiner de carga, vagão, contêiner de avião, palete de aeronave com rede ou palete de aeronave com rede sobre um iglu. |
||
tpUnidCarga_51 | 4 | Tipo da Unidade de Carga | E | N | 1 – 1 | 1 | 1 - Container 2 - ULD 3 - Pallet 4 - Outros |
idUnidCarga_52 | 4 | Identificação da Unidade de Carga |
E | C | 1 – 1 | 1 – 20 | Informar a identificação da unidade de carga, por exemplo: número do container. |
qtdRat_68 | 4 | Quantidade rateada (Peso,Volume) |
E | C | 0 – 1 |
3, 2 |
5 posições, sendo 3 inteiras e 2 a 3 casas decimais. |
INCLUIR_INFNFE_LACUNIDCARGA | |||||||
lacUnidCarga | 4 | Lacres das Unidades de Carga | G | 0 – n | |||
nLacre_53 | 5 | Número do lacre | E | C | 1 – 1 | 1 – 20 | |
SALVAR_INFNFE_LACUNIDCARGA | |||||||
INCLUIR_INFNFE_INFUNIDTRANSP | |||||||
infUnidTransp | 3 | Informações das Unidades de Transporte (Carreta/Reboque/Vagão) |
G | 0 – n | Deve ser preenchido com as informações das unidades de transporte utilizadas. |
||
tpUnidTransp_56 | 4 | Tipo da Unidade de Transporte | E | C | 1 – 1 | 1 | 1 - Rodoviário Tração 2 - Rodoviário Reboque 3 - Navio 4 - Balsa 5 - Aeronave 6 - Vagão 7 - Outros |
idUnidTransp_54 | 4 | Identificação da Unidade de Transporte |
E | C | 1 – 1 | 1 – 20 | Informar a identificação conforme o tipo de unidade de transporte. Por exemplo: para rodoviário tração ou reboque deverá preencher com a placa do veículo. |
INCLUIR_INFNFE_LACUNIDTRANSP | |||||||
lacUnidTransp | 4 | Lacres das Unidades de Transporte |
G | 0 – n | |||
nLacre_55 | 5 | Número do lacre | E | C | 1 – 1 | 1 – 20 | |
SALVAR_INFNFE_LACUNIDTRANSP | |||||||
INCLUIR_INFNFE_INFUNIDTRANSP_INFUNIDCARGA | |||||||
infUnidCarga | 4 | Informações das Unidades de Carga (Containeres/ULD/Outros) |
G | 0 – n | Dispositivo de carga utilizada (Unit Load Device - ULD) significa todo tipo de contêiner de carga, vagão, contêiner de avião, palete de aeronave com rede ou palete de aeronave com rede sobre um iglu. |
||
tpUnidCarga_59 | 5 | Tipo da Unidade de Carga | E | N | 1 – 1 | 1 | 1 - Container 2 - ULD 3 - Pallet 4 - Outros |
idUnidCarga_66 | 5 | Identificação da Unidade de Carga |
E | C | 1 – 1 | 1 – 20 | Informar a identificação da unidade de carga, por exemplo: número do container. |
qtdRat_69 | 4 | Quantidade rateada (Peso,Volume) |
E | C | 0 – 1 | 3, 2 3, 3 |
5 posições, sendo 3 inteiras e 2 a 3 casas decimais. |
INCLUIR_INFNFE_INFUNIDTRANSP_LACUNIDCARGA | |||||||
lacUnidCarga | 5 | G | 0 – n | ||||
nLacre_67 | 6 | Número do lacre | E | C | 1 – 1 | 1 – 20 | |
SALVAR_INFNFE_INFUNIDTRANSP_LACUNIDCARGA | |||||||
SALVAR_INFNFE_INFUNIDTRANSP_INFUNIDCARGA | |||||||
SALVAR_INFNFE_INFUNIDTRANSP | |||||||
SALVAR_INFNFE_INFUNIDCARGA | |||||||
SALVARINFNFE | |||||||
INCLUIRINFDOCANT | |||||||
infDocAnt | 2 | Documentos anteriores | G | 1 – n | |||
chCTe_70 | 3 | Chave de acesso do CT-e | E | C | 1 – 1 | 44 | |
tpPrest_71 | 3 | indica se a prestação é total ou parcial em relação as notas do documento anterior |
E | N | 1 – 1 | 1 | Preencher com: 1 - Total 2 - Parcial |
INCLUIR_INFNFETRANSPPARCIAL | |||||||
infNFeTranspParcial | 3 | G | 0 – n | ||||
chNFe_72 | 4 | Chave de acesso da NF-e | E | C | 1 – 1 | 44 | Informando o tpPrest_71 com “2 – Parcial” deve-se informar as chaves de acesso das NF-e que acobertam a carga transportada. |
INCLUIR_INFNFETRANSPPARCIAL | |||||||
SALVARINFDOCANT | |||||||
SALVARDET | |||||||
infModal | 1 | Informações do Modal | G | 1 – 1 | |||
versaoModal_636 | 2 | Versão do leiaute epecifico para o Modal | A | C | 1 – 1 | 4 | |
cobr | 1 | Dados da cobrança do CT-e | G | 0 – 1 | |||
fat | 2 | Dados da fatura | G | 0 – 1 | |||
nFat_637 | 3 | Número da fatura | E | C | 0 – 1 | 1 – 60 | |
vOrig_638 | 3 | Valor original da fatura | E | C | 0 – 1 | 13,2 | 15 posições, sendo 13 inteiras e 2 decimais. |
vDesc_639 | 3 | Valor do desconto da fatura | E | C | 0 – 1 | 13,2 | 15 posições, sendo 13 inteiras e 2 decimais. |
vLiq_640 | 3 | Valor liquido da fatura | E | C | 0 – 1 | 13,2 | 15 posições, sendo 13 inteiras e 2 decimais. |
INCLUIRDUP | |||||||
dup | 2 | Dados das duplicatas | G | 0 – n | |||
nDup_641 | 3 | Número da duplicata | E | C | 0 – 1 | 1 – 60 | |
dVenc_642 | 3 | Data de Vencimento da duplicate(AAAA-MM-DD) | E | D | 0 – 1 | 10 | |
vDup_643 | 3 | Valor da duplicata | E | C | 0 – 1 | 13,2 | 15 posições, sendo 13 inteiras e 2 decimais. |
SALVARDUP | |||||||
infCteSub | 2 | Informações do CT-e de substituição | G | 0 – 1 | |||
chCTe_452 | 3 | Chave de acesso do CT-e a ser substituído (original) | E | C | 1 – 1 | 44 | |
indAlteraToma_1412 | 5 | Indicador de CT-e Alteração de Tomador | E | N | 0-1 | 1 | |
imp | 1 | Informações relativas aos Impostos | G | 1 – 1 | |||
infAdFisco_267 | 2 | Informações adicionais de interesse do Fisco | E | C | 0 – 1 | 1 – 2000 | Norma referenciada, informações complementares, etc |
vTotTrib_268 | 2 | Valor Total dos Tributos | E | C | 0 – 1 | 13,2 | 15 posições, sendo 13 inteiras e 2 decimais. |
ICMS | 2 | Informações relativas ao ICMS | G | 1 – 1 | |||
ICMS00 | 3 | Prestação sujeito à tributação normal do ICMS | CG | 1 – 1 | |||
CST_609 | 4 | Classifiação tributária do serviço | E | N | 1 – 1 | 2 | Preencher com: 00 – tributação normal ICMS |
vBC_610 | 4 | Valor da BC do ICMS | E | C | 1 – 1 | 13,2 | 15 posições, sendo 13 inteiras e 2 decimais. |
pICMS_611 | 4 | Aliquota do ICMS | E | C | 1 – 1 | 3,2 | 5 posições, sendo 3 inteiras e 2 decimais. |
vICMS_612 | 4 | Valor do ICMS | E | C | 1 – 1 | 13,2 | 15 posições, sendo 13 inteiras e 2 decimais. |
ICMS20 | 3 | Prestação sujeito à tributação com redução de BC do ICMS | CG | 1 – 1 | |||
CST_613 | 4 | Classificação tributária do serviço | E | N | 1 – 1 | 2 | Preencher com: 20 - tributação com BC reduzida do ICMS |
pRedBC_614 | 4 | Percentual de redução da BC | E | C | 1 – 1 | 3,2 | 5 posições, sendo 3 inteiras e 2 decimais. |
vBC_615 | 4 | Valor da BC do ICMS | E | C | 1 – 1 | 13,2 | 15 posições, sendo 13 inteiras e 2 decimais. |
pICMS_616 | 4 | Alíquota do ICMS | E | C | 1 – 1 | 3,2 | 5 posições, sendo 3 inteiras e 2 decimais. |
vICMS_617 | 4 | Valor do ICMS | E | C | 1 – 1 | 13,2 | 15 posições, sendo 13 inteiras e 2 decimais. |
vICMSDeson_522 | 4 | Valor do ICMS de desoneração | E | C | 1 – 1 | 13,2 | 15 posições, sendo 13 inteiras e 2 decimais. |
cBenef_523 | Código de Benefício Fiscal na UF | E | C | 1 – 1 | 10 | Preencher com o Código de Benefício Fiscal utilizado pela UF. | |
ICMS45 | 3 | ICMS Isento, não tributado ou diferido | CG | 1 – 1 | |||
CST_618 | 4 | Classificação Tributária do Serviço | E | N | 1 – 1 | 2 | Preencher com: 40 – ICMS isenção; 41 – ICMS não tributada; 51 – ICMS diferido. |
vICMSDeson_524 | 4 | Valor do ICMS de desoneração | E | C | 1 – 1 | 13,2 | 15 posições, sendo 13 inteiras e 2 decimais. |
cBenef_525 | 4 | Código de Benefício Fiscal na UF | E | C | 1 – 1 | 10 | Preencher com o Código de Benefício Fiscal utilizado pela UF. |
ICMS60 | 3 | Tributação pelo ICMS60 – ICMS cobrado por substituição tributária. Responsabilidade do recolhimento do ICMS atribuído ao tomador ou 3º por ST. | CG | 1 – 1 | |||
CST_619 | 4 | Classificação Tributária do Serviço | E | N | 1 – 1 | 2 | Preencher com: 60 - ICMS cobrado por substituição tributária |
vBCSTRet_620 | 4 | Valor da BC do ICMS ST retido | E | C | 1 – 1 | 13,2 | Valor do frete sobre o qual será calculado o ICMS a ser substituído na Prestação. |
vICMSSTRet_621 | 4 | Valor do ICMS ST retido | E | C | 1 – 1 | 13,2 | Resultado da multiplicação do “vBCSTRet” x “pICMSSTRet” – que será valor do ICMS a ser retido pelo Substituto. Podendo o valor do ICMS a ser retido efetivamente, sofrer ajustes conforme a opção tributaria do transportador substituído. |
pICMSSTRet_622 | 4 | Alíquota do ICMS | E | C | 1 – 1 | 3,2 | Percentual de Alíquota incidente na prestação de serviço de transporte. |
vCred_623 | 4 | Valor do Crédito outorgado/ Presumido | E | C | 0 – 1 | 13,2 | Preencher somente quando o transportador substituído, for optante pelo crédito outorgado previsto no Convênio 106/96 e corresponde ao percentual de 20% do valor do ICMS ST retido. |
vICMSDeson_526 | 4 | Valor do ICMS de desoneração | E | C | 1 – 1 | 13,2 | 15 posições, sendo 13 inteiras e 2 decimais. |
cBenef_527 | 4 | Código de Benefício Fiscal na UF | E | C | 1 – 1 | 10 | Preencher com o Código de Benefício Fiscal utilizado pela UF. |
ICMS90 | 3 | Icms outros | CG | 1 – 1 | |||
CST_624 | 4 | Classificação tributária do serviço | E | N | 1 – 1 | 2 | Preencher com: 90 – ICMS outros |
pRedBC_625 | 4 | Percentual de redução da BC | E | C | 0 – 1 | 3,2 | 5 posições, sendo 3 inteiras e 2 decimais. |
vBC_626 | 4 | Valor da BC do ICMS | E | C | 1 – 1 | 13,2 | 15 posições, sendo 13 inteiras e 2 decimais. |
pICMS_627 | 4 | Alíquota do ICMS | E | C | 1 – 1 | 3,2 | 5 posições, sendo 3 inteiras e 2 decimais. |
VICMS_628 | 4 | Valor do ICMS | E | C | 1 – 1 | 13,2 | 15 posições, sendo 13 inteiras e 2 decimais. |
vCred_629 | 4 | Valor do Crédito outorgado/ Presumido | E | C | 0 – 1 | 13,2 | 15 posições, sendo 13 inteiras e 2 decimais. |
vICMSDeson_528 | 4 | Valor do ICMS de desoneração | E | C | 1 – 1 | 13,2 | 15 posições, sendo 13 inteiras e 2 decimais. |
cBenef_529 | 4 | Código de Benefício Fiscal na UF | E | C | 1 – 1 | 10 | Preencher com o Código de Benefício Fiscal utilizado pela UF. |
ICMSOutraUF | 3 | ICMS devido à UF de origem da prestação, quando diferente da UF do emitente | CG | 1 – 1 | |||
CST_630 | 4 | Classificação Tributária do Serviço | E | N | 1 – 1 | 2 | Preencher com: 90 - ICMS Outra UF |
pRedBCOutraUF_631 | 4 | Percentual de redução da BC | E | C | 0 – 1 | 3,2 | 5 posições, sendo 3 inteiras e 2 decimais. |
vBCOutraUF_632 | 4 | Valor da BC do ICMS | E | C | 1 – 1 | 13,2 | 15 posições, sendo 13 inteiras e 2 decimais. |
pICMSOutraUF_633 | 4 | Alíquota do ICMS | E | C | 1 – 1 | 3,2 | 5 posições, sendo 3 inteiras e 2 decimais. |
vICMSOutraUF_634 | 4 | Valor do ICMS devido outra UF | E | C | 1 – 1 | 13,2 | 15 posições, sendo 13 inteiras e 2 decimais. |
vICMSDeson_530 | 4 | Valor do ICMS de desoneração | E | C | 1 – 1 | 13,2 | 15 posições, sendo 13 inteiras e 2 decimais. |
cBenef_531 | 4 | Código de Benefício Fiscal na UF | E | C | 0 – 1 | 10 | Preencher com o Código de Benefício Fiscal utilizado pela UF. |
ICMSSN | 3 | Simples nacional | CG | 1 – 1 | |||
CST_1409 | 4 | Classificação Tributária do Serviço | E | N | 1 - 1 | 2 | Preencher com: 90 - ICMS Simples Nacional |
indSN_635 | 4 | Indica se o contribuinte é Simples Nacional | E | N | 1– 1 | 1 | Preencher com: 1=Sim |
ICMSUFFim | 2 | Informações do ICMS de partilha com a UF de término do serviço de transporte na operação interestadual | G | 0 – 1 | Grupo a ser informado nas prestações interestaduais para consumidor final, não contribuinte do ICMS |
||
vBCUFFim_676 | 3 | Valor da Base de Cáclculo do ICMS na UF de término da prestação do serviço de transporte | E | C | 1-1 | 13,2 | 15 posições, sendo 13 inteiras e 2 decimais |
pFCPUFFim_682 | 3 | Percentual do ICMS relativo ao Fundo de Combate à pobreza (FCP) na UF de término da prestação do serviço de transporte | E | C | 1-1 | 3,2 | 5 posições, sendo 3 inteiras e 2 decimais. Alíquota adotada nas operações internas na UF do destinatário |
pICMSUFFim_677 | 3 | Alíquota interna da UF de término da prestação do serviço de transporte | E | C | 1-1 | 3,2 | 5 posições, sendo 3 inteiras e 2 decimais. Alíquota adotada nas operações internas na UF do destinatário |
pICMSInter_678 | 3 | Alíquota interestadual das UF envolvidas | E | C | 1-1 | 3,2 | 5 posições, sendo 3 inteiras e 2 decimais. Alíquota interestadual das UF envolvidas |
vFCPUFFim_683 | 3 | Valor de ICMS correspondente ao Fundo de Combate à pobreza na UF de término da prestação | E | C | 1-1 | 13,2 | 15 posições, sendo 13 inteiras e 2 decimais. |
vICMSUFFim_680 | 3 | Valor do ICMS de partilha para a UF de término da prestação do serviço de transporte | E | C | 1-1 | 13,2 | 15 posições, sendo 13 inteiras e 2 decimais. |
vICMSUFIni_681 | 3 | Valor do ICMS de partilha para a UF de início da prestação do serviço de transporte | E | C | 1 - 1 | 13, 2 | 15 posições, sendo 13 inteiras e 2 decimais. |
total | 1 | Valores Totais do CTe | G | 0 – 1 | |||
vTPrest_217 | 2 | Valor Total da Prestação do Serviço |
E | C | 1 - 1 | 13, 2 | 15 posições, sendo 13 inteiras e 2 casas decimais. Pode conter zeros quando o CT-e for de complemento de ICMS |
vTRec_218 | 2 | Valor total a Receber | E | C | 1 - 1 | 13, 2 | 15 posições, sendo 13 inteiras e 2 decimais. |
INCLUIRAUTXML |
|||||||
autXML | 1 | Autorizados para download do XML do DF-e | G | 0 – 10 | Informar CNPJ ou CPF. Preencher os zeros não significativos. |
||
CNPJ_814 | 2 | CNPJ do autorizado | CE | C | 1 – 1 | 14 | Informar zeros não significativos |
CPF_815 | 2 | CPF do autorizado | CE | C | 1 – 1 | 11 | Informar zeros não significativos |
SALVARAUTXML | |||||||
infRespTec | 2 | Informações do Responsável Técnico pela emissão do DF-e | G | 0 – 1 | Grupo de informações para informação do responsável técnico pelo sistema de emissão do DF-e |
||
CNPJ_471 | 2 | CNPJ da pessoa jurídica desenvolvedora do sistema utilizado na emissão do documento fiscal | E | C | 1 – 1 | 14 | Informar o CNPJ da pessoa jurídica desenvolvedora do sistema utilizado na emissão do documento fiscal eletrônico. |
xContato_472 | 2 | Nome da pessoa a ser contatada | E | C | 1 – 1 | 2 - 60 | Informar o nome da pessoa a ser contatada na empresa desenvolvedora do sistema utilizado na emissão do documento fiscal eletrônico. No caso de pessoa física, informar o respectivo nome. |
email_473 | 2 | E-mail da pessoa jurídica/física a ser contatada | E | C | 1 – 1 | 1 - 60 | Informar o endereço de e-mail para contato da pessoa responsável. |
fone_474 | 2 | Telefone da pessoa jurídica/física a ser contatada | E | C | 1 – 1 | 7 - 12 | Informar o telefone DDD + número. |
idCSRT_475 | 2 | Identificador do código de segurança do responsável técnico | ES | C | 1 – 1 | 3 | Identificador do CSRT utilizado para geração do hash |
hashCSRT_476 | 2 | Hash do token do código de segurança do responsável técnico | ES | C | 1 – 1 | 20 | O hashCSRT é o resultado das funções SHA-1 e base64 do token CSRT fornecido pelo fisco + chave de acesso do DF-e. (Implementação em futura NT) |
Modal Rodoviário | |||||||
INCLUIRRODO | |||||||
rodo | 0 | Informações do modal Rodoviário | G | 1 – 1 | |||
RNTRC_305 | 1 | Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga | E | C | 1 – 1 | 8 | Registro obrigatório do emitente do CT-e junto à ANTT para exercer a atividade de transportador rodoviário de cargas por conta de terceiros e mediante remuneração. |
SALVARRODO | |||||||
INCLUIROCC | |||||||
occ | 1 | Ordens de Coleta associados | G | 0 – 10 | |||
serie_312 | 2 | Série da OCC | E | C | 0 – 1 | 1 – 3 | |
nOcc_313 | 2 | Número da Ordem de coleta | E | C | 1 – 1 | 1 – 6 | |
dEmi_314 | 2 | Data de emissão da ordem de coleta | E | D | 1 – 1 | 10 | Formato AAAA-MM-DD |
emiOcc | 2 | G | 1 – 1 | ||||
CNPJ_316 | 3 | Número do CNPJ | E | C | 1 – 1 | 14 | Informar os zeros não significativos. |
cInt_317 | 3 | Código interno de uso da transportadora | E | C | 0 – 1 | 1 – 10 | Uso interno das transportadoras. |
IE_318 | 3 | Inscrição Estadual | E | C | 1 – 1 | 2 – 14 | |
UF_319 | 3 | Sigla da UF | E | C | 1 – 1 | 2 | Informar EX para operações com o exterior. |
fone_320 | 3 | Telefone | E | C | 0 – 1 | 7 – 12 | |
SALVAROCC | |||||||
Modal Aéreo | |||||||
aereo | 0 | Informações do modal Aéreo | G | 1 – 1 | |||
nMinu_357 | 1 | Número da Minuta | E | C | 0 – 1 | 9 | Documento que precede o CT-e, assinado pelo expedidor, espécie de pedido de serviço |
nOCA_358 | 1 | Número Operacional do Conhecimento Aéreo | E | C | 0 – 1 | 14 | Representa o número de controle comumente utilizado pelo conhecimento aéreo composto por uma sequência numérica de onze dígitos. Os três primeiros dígitos representam um código que os operadores de transporte aéreo associados à IATA possuem. Em seguida um número de série de sete dígitos determinados pelo operador de transporte aéreo. Para finalizar, um dígito verificador, que é um sistema de módulo sete imponderado o qual divide o número de série do conhecimento aéreo por sete e usa o resto como dígito de verificação. |
dPrev_359 | 1 | Data prevista da entrega | E | D | 1 – 1 | 10 | Formato AAAA-MM-DD |
natCarga | 1 | Natureza da carga | G | 1 – 1 | |||
xDime_1101 | 2 | Dimensão | E | C | 1 – 1 | 5 – 14 | Formato:1234X1234X1234 (cm). Esse campo deve sempre que possível ser preenchido. Entretanto, quando for impossível o preenchimento das dimensões, fica obrigatório o preenchimento da cubagem em metro cúbico do leiaute do CT-e da estrutura genérica (infQ). |
cInfManu_1102 | 2 | Informações de manuseio | E | N | 0 – n | 2 | 01 - certificado do expedidor para embarque de animal vivo; 02 - artigo perigoso conforme Declaração do Expedidor anexa; 03 - somente em aeronave cargueira; 04 - artigo perigoso - declaração do expedidor não requerida; 05 - artigo perigoso em quantidade isenta; 06 - gelo seco para refrigeração (especificar no campo observações a quantidade) 07 - não restrito (especificar a Disposição Especial no campo observações) 08 - artigo perigoso em carga consolidada (especificar a quantidade no campo observações) 09 - autorização da autoridade governamental anexa (especificar no campo observações) 10 – baterias de íons de lítio em conformidade com a Seção II da PI965 – CAO 11 - baterias de íons de lítio em conformidade com a Seção II da PI966 12 - baterias de íons de lítio em conformidade com a Seção II da PI967 13 – baterias de metal lítio em conformidade com a Seção II da PI968 — CAO 14 - baterias de metal lítio em conformidade com a Seção II da PI969 15 - baterias de metal lítio em conformidade com a Seção II da PI970 99 - outro (especificar no campo observações) |
tarifa | 1 | Informações de tarifa | G | 1 – 1 | |||
CL_364 | 2 | Classe | E | C | 1 – 1 | 1 | Preencher com: M - Tarifa Mínima; G - Tarifa Geral; E - Tarifa Específica |
cTar_365 | 2 | Código da Tarifa | E | C | 0 – 1 | 1 – 4 | Deverão ser incluídos os códigos de três dígitos, correspondentes à tarifa. |
vTar_366 | 2 | Valor da Tarifa | E | C | 1 – 1 | 13,2 | 15 posições, sendo 13 inteiras e 2 decimais. Valor da tarifa por kg quando for o caso. |
peri | 1 | Preenchido quando for transporte de produtos classificados pela ONU como perigosos. | G | 0 – n | O preenchimento desses campos não desobriga a empresa aérea de emitir os demais documentos que constam na legislação vigente. |
||
nONU_437 | 2 | Número ONU/UN | E | C | 1 - 1 | 4 | Ver a legislação de transporte de produtos perigosos aplicadas ao modal |
qTotEmb_1416 | 2 | Quantidade total de volumes contendo artigos perigosos | E | C | 1 - 1 | 1 - 20 | Preencher com o número de volumes (unidades) de artigos perigosos, ou seja, cada embalagem devidamente marcada e etiquetada (por ex.: número de caixas, de tambores, de bombonas, dentre outros). Não deve ser preenchido com o número de ULD, pallets ou containers. |
infTotAP | 2 | Grupo de informações das quantidades totais de artigos perigosos | G | 1 - 1 | Preencher conforme a legislação de transporte de produtos perigosos aplicada ao modal |
||
qTotProd_441 | 3 | Quantidade total de artigos perigosos | E | C | 1 – 1 | 11,4 | 15 posições, sendo 11 inteiras e 4 decimais. Deve indicar a quantidade total do artigo perigoso, tendo como base a unidade referenciada na Tabela 3-1 do Doc 9284, por exemplo: litros; quilogramas; quilograma bruto etc. O preenchimento não deve, entretanto, incluir a unidade de medida. No caso de transporte de material radioativo, deve-se indicar o somatório dos Índices de Transporte (TI). Não indicar a quantidade do artigo perigoso por embalagem. |
uniAP_1417 | 3 | Unidade de medida 1 – KG; 2 – KG G (quilograma bruto); 3 – LITROS; 4 – TI (índice de transporte para ioativos); 5- Unidades (apenas para artigos perigosos medidos em unidades que não se enquadram nos itens acima. Exemplo: baterias, celulares, equipamentos, veículos, dentre outros) |
E | N | 1 – 1 | 1 - 1 | 1 – KG; 2 – KG G (quilograma bruto); 3 – LITROS; 4 – TI (índice de transporte para radioativos); 5- Unidades (apenas para artigos perigosos medidos em unidades que não se enquadram nos itens acima. Exemplo: baterias, celulares, equipamentos, veículos, dentre outros) |
Modal Aquaviário | |||||||
aquav | 0 | Informações do modal Aquaviário | G | 1 – 1 | |||
vPrest_368 | 1 | Valor da Prestação Base de Cálculo do AFRMM | E | C | 1 – 1 | 13,2 | 15 posições, sendo 13 inteiras e 2 decimais. |
vAFRMM_369 | 1 | AFRMM (Adicional de Frete para Renovação da Marinha Mercante) | E | C | 1 – 1 | 13,2 | 15 posições, sendo 13 inteiras e 2 decimais. |
xNavio_372 | 1 | Identificação do Navio | E | C | 1 – 1 | 1 – 60 | |
balsa | 1 | Grupo de informações das balsas | G | 0 – 3 | |||
xBalsa_1201 | 2 | Identificador da Balsa | E | C | 1 – 1 | 1 – 60 | |
nViag_373 | 1 | Número da Viagem | E | C | 0 – 1 | 1 – 10 | |
direc_374 | 1 | Direção | E | C | 1 – 1 | 1 | Preencher com: N-Norte, L-Leste, S-Sul, O-Oeste |
tpNav_378 | 1 | Tipo de Navegação | E | C | 0 – 1 | 1 | |
irin_379 | 1 | Irin do navio sempre deverá ser informado | E | C | 1 – 1 | 1 – 10 | |
detCont | 1 | Grupo de informações de detalhamento dos conteiners (somente para redespacho intermediário) | G | 0 - n | |||
nCont_1202 | 2 | Identificação do Container | E | C | 1 – 1 | 1 – 20 | |
Lacre | 2 | Grupo de Informações dos lacres dos containers da carga | G | 0 – 3 | |||
nLacre_381 | 3 | Lacre | E | C | 1 – 1 | 1 – 20 | |
infDoc | 2 | Informação dos documentos dos containers | G | 0 – 1 | |||
infNF | 3 | Informações das NF | CG | 1 - n | |||
serie_1203 | 4 | Serie | E | C | 1 – 1 | 1 – 3 | |
nDoc_1204 | 4 | Numero | E | C | 1 – 1 | 1 – 20 | |
unidRat_1205 | 4 | Unidade de medida rateada (Peso, Volume) |
E | C | 0 – 1 | 3, 2 | 5 posições, sendo 3 inteiras e 2 decimais. |
infNFe | 3 | Informações das NFe | CG | 1 – n | |||
chave_1206 | 4 | Chave de acesso da NF-e | E | C | 1 – 1 | 44 | |
unidRat_1207 | 4 | Unidade de medida rateada (Peso, Volume) |
E | C | 1 – 1 | 3, 2 | 5 posições, sendo 3 inteiras e 2 decimais |
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