Para validar um XML de NF-e (modelo 55) ou NFC-e (modelo 65) a Sefaz RS disponibiliza um validador de XML, onde é possível validar XML de envio, consulta e cancelamento.
Quando utilizar:
- Falha de esquema;
- Confirmar se a estrutura do XML está correta;
- Quando o erro não pode ser identificado pelo retorno.
Passo 1
Acesse o Validador da Sefaz RS, clicando aqui.
Passo 2
Abra o arquivo XML em um editor de texto.
Para clientes TECNOSPEED, o local do XML variar conforme o produto utilizado:
- Manager eDoc/Manager SaaS: O arquivo XML pode ser obtido pela interface Web, ao selecionar a nota e clicar em histórico;
- Componente: O arquivo XML pode ser encontrado no diretório LOG, geralmente na raiz de sua aplicação, ou conforme configurado na propriedade DiretorioLog.
Passo 3
Copie todo o conteúdo do XML e cole no validador da Sefaz.
Passo 4
Quando o XML estiver válido:
Você receberá um retorno parecido com o da imagem a seguir, isso significa que seu XML não possui nenhum erro estrutural (esquema/schema) ou de regra de negócio, se mesmo assim seu erro persistir, tente pesquisar exatamente a mensagem de erro em nossa base de conhecimento.
Quando o XML estiver inválido (regra de negócio):
Você receberá um retorno parecido com o da imagem a seguir, para solucionar as validações, é necessário que verifique qual o código das rejeições apresentadas e, procure este código em nossa base de conhecimento, cada rejeição possui uma forma diferente de ser tratada.
Quando o XML estiver inválido (schema):
Você receberá um retorno parecido com o da imagem a seguir, para solucionar as validações, é necessário que verificar qual a tag que está na posição errada (Como no exemplo a tag vBCST dos totais de ICMS (ICMSTot) e também ver se tem algum dos elementos que são esperados (Ex: vFCPUFDest, vICMSUFDest, vICMSUFRemet, vFC).
Quando o XML estiver inválido (Assinatura):
Você receberá um retorno parecido com o da imagem a seguir, para solucionar as validações, é necessário que verifique se a todas as cadeias de certificação estão instaladas na máquina, para isso siga o Passo 2 descrito no post. Lembrando que nenhum dado do xml pode ser alterado após a assinatura do mesmo.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.