Olá! Você sabia que atualmente, as requisições de consulta no Manager SaaS, por padrão, tem em seu retorno, um limite máximo de 100 registros?
Este limite é colocado para manter a eficiência no processo de consulta, trazendo as informações sempre de forma veloz.
"Mas e se eu precisar aplicar um filtro que me retorne mais de 100 registros?"
Sabendo que uma consulta retorna atualmente no máximo 100 registros, você pode implementar o conceito de paginação e fazer quantas consultas forem necessárias para retornar os registros desejados.
Mas para isso, precisamos garantir que cada consulta não duplique registros já previamente retornados.
Sendo assim, adicionaremos um campo a mais em nosso filtro de consulta, o campo "handle", que é um "id" do registro na base do SaaS. Precisaremos também ordená-lo na consulta, para saber qual o próximo "handle" a utilizar na próxima consulta e também colocar o parâmetro "Limite" com valor 100.
Exemplificando de forma Prática
Nesse exemplo, iremos utilizar o Postman. Caso você ainda não saiba como utilizá-lo, nós temos um post que explica como instalar e utilizar.
Caso você ainda não saiba como fazer uma requisição HTTP para o Manager SaaS, nós também temos uma documentação para te auxiliar.
Considere a seguinte consulta: Todas as Notas no mês de Janeiro/2019.
Utilizando o conceito de paginação, vamos acrescentar o campo "handle" a nossa requisição GET no parâmetro campos, filtro e ordem.
Como não sabermos o valor do primeiro handle da consulta, utilizaremos handle > 0, conforme o exemplo a seguir:
https://managersaashom.tecnospeed.com.br:7071/ManagerAPIWeb/nfe/consulta?encode=true&grupo=edoc&cnpj=29062609000177&campos= handle ,nnf,chave,situacao&filtro=dtemissao >= '01/01/2019' and dtemissao <= '31/01/2019' and handle > 0&limite=100&ordem=handle asc&origem=4
Agora sabemos qual o último registro da consulta através do handle, no exemplo, handle=11465630.
Para a próxima consulta, vamos utilizar o valor do último handle para obter os próximos registros sem repetir os que já consultamos. Segue nova consulta:
https://managersaashom.tecnospeed.com.br:7071/ManagerAPIWeb/nfe/consulta?encode=true&grupo=edoc&cnpj=29062609000177&campos= handle ,nnf,chave,situacao&filtro=dtemissao >= '01/01/2019' and dtemissao <= '31/01/2019' and handle > 11465630&limite=100&ordem=handle asc&origem=4
A nova consulta nos trouxe um novo último handle, e devemos continuar consultando conforme esse procedimento até que o Manager SaaS retorne a mensagem "Nenhum registro encontrado".
Seguindo esses passos, você tem um retorno com todas as notas que precisa. Caso reste alguma dúvida, acesse o nosso chat. Estamos a disposição para sanar suas dúvidas!
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.