Olá! Você sabia que atualmente temos um campo de preenchimento livre, de controle a critério do desenvolvedor para evitar duplicações de pedidos na API?
Esse campo pode lhe ajudar em casos de oscilações para emissões de NFe e NFCe. Para ambos documentos a utilização da tag no TX2 é a cNF_B03.
Regras >> https://blog.tecnospeed.com.br/nt-2019-001-nfe/
Dicionario de dados NFe >> https://atendimento.tecnospeed.com.br/hc/pt-br/articles/360009515054-Dicion%C3%A1rio-de-dados-
Dicionario de dados NFCe >> https://atendimento.tecnospeed.com.br/hc/pt-br/articles/360014255993-Dicion%C3%A1rio-de-Dados-
No envio da nota, onde a numeração é controlada pelo próprio Saas, quando a API retornar:
'Tempo limite de comunicação com a SEFAZ/PREFEITURA atingido. Utilize a rota consulta para obter a situação do documento.' ou '502 Bad Gateway' o sistema para prosseguir, precisará validar a situação dessa nota para realizar uma ação, nesse cenário a utilização do CNF é importante, pois, é uma informação única e sequencial, então cada nota terá sua numeração.
Antes de realizar um novo envio da nota, pode-se realizar uma consulta dessa numeração para não causar duplicidade, pois, caso o primeiro envio estiver autorizado o Saas irá incrementar a numeração e registrar outra nota e assim o cliente terá duas notas com os mesmos dados.
Veja abaixo um fluxograma de emissão, que contém essa consulta:
Exemplos
Caso a API não tiver registrado a nota. Pode reenviá-la.
Caso a API tiver registrado a nota, mas a mesma rejeitou. Pode descartar corrigir e reenviar.
Caso a API tiver registrado a nota e autorizado, nesse cenário pode atualizar os dados da nota no sistema em vez de reenviar.
Caso a API tiver registrado a nota e a mesma está sem o response da SEFAZ, realizar o resolve e seguir o fluxograma.
Fontes:
Consultando uma NFe >> https://atendimento.tecnospeed.com.br/hc/pt-br/articles/360005489994-Consultar-uma-nota
Resolvendo uma NFe >> https://atendimento.tecnospeed.com.br/hc/pt-br/articles/360006078274-Rota-da-API-Resolver-uma-nota-NF-e
Consultando um NFCe >> https://atendimento.tecnospeed.com.br/hc/pt-br/articles/360006314794
Resolvendo uma NFCe >> https://atendimento.tecnospeed.com.br/hc/pt-br/articles/360006314854--Rota-da-API-Resolver-uma-nota-NFC-e
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.