Neste post serão descritos os processos do envio de um RPS que será submetido à autorização da prefeitura.
Para a NFSe existem três tipos de envio para um RPS: o envio Síncrono, Assíncrono e Upload. Cada forma de envio está sujeita à disponibilidade do sistema de gestão (Padrão de NFSe) de cada prefeitura.
É válido salientar que o SaaS deixa o envio transparente, ou seja, em casos de envio assíncrono, nós automaticamente realizamos a consulta com a prefeitura.
Envio WebService
O fluxo se inicia com o envio do arquivo de integração TX2 preenchido com os dados do cliente e o IDIntegracao, para o Manager SaaS. Quando esse arquivo chega no SaaS, ele valida a licença do CNPJ emitente e da Software House. Com a licença validada, o arquivo é convertido para XML.
OBS: Caso as opções de Numeração Automática de RPS e Lote estejam ativas no SaaS, as respectivas numerações no arquivo de integração TX2 serão substituídas pela numeração configurada no SaaS. Também há a possibilidade de reutilizar a numeração das notas descartadas, caso esteja ativa essa configuração, ao realizar o descarte de uma nota com a situação Registrada ou Rejeitada, no próximo envio será reutilizada a mesma numeração.
Com o XML gerado, o SaaS assina o XML e faz o envio dele para o webservice da prefeitura. Caso o webservice da prefeitura não esteja operando normalmente e não forneça nenhum retorno, ou a situação do RPS no SaaS esteja "REGISTRADA", é necessário aguardar um período (recomendamos 60s) e executar a Rota de Consulta a fim de verificar se houve alguma alteração na situação do RPS.
Na modalidade Síncrona de envio, o retorno da Prefeitura deve ocorrer de forma que não seja retornado situações intermediárias, ou seja, a prefeitura deverá devolver a situação "AUTORIZADA" ou "REJEITADA".
Em caso de Rejeição, é necessário seguir os seguintes passos:
- Analisar a mensagem de rejeição retornada pela prefeitura;
- Corrigir o arquivo de integração TX2;
- Descartar o RPS utilizando a Rota de Descarte ou pelo botão "Descarte" da interface web
- Fazer um novo envio.
Em caso de Autorização, é possível realizar a impressão da NFS-e por meio da Rota de Impressão ou pelo botão "PDF" da interface web.
Isso finaliza o processo do envio da NFS-e pelo Manager SaaS.
Todo o fluxo de envio descrito acima, você pode visualizar de forma gráfica acessando este link. É altamente recomendado que se analise o fluxo, pois vai garantir uma integração mais completa com a nossa plataforma.
Upload
Este fluxo alternativo ocorre para os municípios que não possuem um webservice de comunicação.
O fluxo se inicia com o envio do arquivo de integração TX2 preenchido com os dados do cliente e o IDIntegracao, para o Manager SaaS. Quando esse arquivo chega no SaaS, ele valida a licença do CNPJ emitente e da Software House. Com a licença validada, o arquivo é convertido para um arquivo de remessa, que deve ser salvo em um arquivo de texto e ser submetido ao portal da prefeitura do prestador, onde será possível verificar o processamento e a situação da remessa enviada. A situação no Manager SaaS ficará apenas como "UPLOAD".
OBS: Devido a variedade de padrões das prefeituras, a equipe de desenvolvimento tem trabalhado ativamente para compatibilizar a importação do retorno do arquivo de remessa do portal da prefeitura para o SaaS. Na documentação Importar Notas é possível verificar os padrões compatibilizados e como utilizar esta rota.
Isso finaliza o processo do envio da NFS-e pelo Manager SaaS.
No próximo artigo, vamos entender o que deve ser feito para gerar o arquivo de integração.
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