Inserindo novos clientes:
Para inserir novos clientes através do aplicativo, é necessário utilizar o seguinte campo:
Esta query SQL será executado sempre quando um novo cliente for cadastrado no aplicativo PlugSales.
*Neste campo você pode utilizar qualquer comando SQL que faça a inserção dos dados em seu banco.
Para que a inserção do novo cliente seja realizada corretamente, o SQL deve receber os parâmetros enviados do aplicativo. O comando SQL deve ser descrito da mesma maneira em que é feito em sua base de dados. Para utilizar os parâmetros, você deve utiliza-los sempre entre parentes (Ex: [NOME] ).
Veja os parâmetros:
Parâmetros enviados pelo aplicativo:
*Atenção, o PlugBot considera que sua tabela de clientes seja AUTOINCREMENT para o campo de identificação ( ID /NUMERO /CÓDIGO). Caso sua tabela não tenha incremento, sua query deve conter um incremento automático do identificador, ou então deve-se utilizar uma PROCEDURE que faça o incremento e a inserção.
- TIPOPESSOA (texto)
- Este parâmetro retorna o tipo do cliente "Pessoa Física" ou "Pessoa Jurídica" dependendo da seleção do vendedor.
- NOME (texto)
- Este parâmetro retorna a razão social ou nome do cliente que foi registrado no aplicativo.
- CPFCNPJ (texto)
- Este parâmetro retorna o CPF ou CNPJ do cliente registrado no aplicativo.
- EMAIL (texto)
- Este parâmetro retorna o e-mail do cliente registrado no aplicativo.
- TELEFONE (texto)
- Este parâmetro retorna o telefone do cliente registrado no aplicativo.
- CEP (texto)
- Este parâmetro retorna o CEP do cliente registrado no aplicativo.
- CIDADE (texto)
- Este parâmetro retorna o e-mail do cliente registrado no aplicativo.
- UF (texto)
- Este parâmetro retorna a UF do cliente registrado no aplicativo.
- ENDERECO (texto)
- Este parâmetro retorna o endereço do cliente registrado no aplicativo.
- NUMERO (texto)
- Este parâmetro retorna o numero residencial do cliente registrado no aplicativo.
- BAIRRO (texto)
- Este parâmetro retorna o bairro do cliente registrado no aplicativo.
- COMPLEMENTO (texto)
- Este parâmetro retorna o complemento do cliente registrado no aplicativo.
- IDUSUÁRIO (numero inteiro)
- Este parâmetro retorna o ID do usuário que cadastrou o cliente no aplicativo.
- INSCRICAOESTADUAL (texto)
- Este parâmetro retorna o nome fantasia ou sobre nome do cliente registrado no aplicativo.
- TABELAPRECO (numero inteiro) (OPCIONAL)
- Caso esteja utilizando TABELA DE PREÇO, este campo retorna o ID da tabela de preço relacionada ao cliente, selecionado no momento do cadastro do cliente.
Veja abaixo um exemplo de SQL para inserção de um novo CLIENTE:
Exemplo em um banco MySQL
INSERT INTO CLIENTE
(tipo_pessoa, fantasia, cnpj, email, telefone, cep, cidade, uf, endereco, usuario, complemento, numero, bairro,insc_est)
VALUES
('[TIPOPESSOA]', '[NOME]', '[CPFCNPJ]', '[EMAIL]', '[TELEFONE]', '[CEP]', '[CIDADE]', '[UF]', '[ENDERECO]', '[IDUSUARIO]', '[COMPLEMENTO]', '[NUMERO]', '[BAIRRO]', '[INSCRICAOESTADUAL]')
* Atenção, para parâmetros do tipo TEXTO(string), o mesmo deve receber apóstrofo.
Exemplo: '[NOME]'. Não é necessário para parâmetros NUMÉRICOS.
Nota: caso seja identificado nos parâmetros do tipo texto os caracteres especiais ' " | \ , quebras de linha ou emojis , os mesmos serão removidos para evitar conflitos com algum meio de integração.
Campos Personalizados (INPUT)
Para poder utilizar campos personalizados no cadastro de clientes, clique aqui.
Mapeando Clientes
Para mapear os seus clientes no PlugSales, cada registro de clientes precisa ter os seguintes campos:
* Atenção, todos campos obrigatórios precisam retornar registros.
- ID*
- Campo numérico do tipo inteiro.
- Utilizado para identificar o cliente no pedido.
- Este campo não pode conter registros idênticos.
- Todos os clientes precisam ter registro neste campo.
- Esse campo será retornado no pedido.
- RAZÃO*
- Campo de texto com a razão social ou nome do cliente.
- FANTASIA*
- Campo de texto com o nome fantasia ou sobrenome do cliente.
- CNPJ
- Campo de texto com o CNPJ/CPF do cliente.
- Este campo é obrigatório, e todos clientes precisam conter registros no campo.
- ENDEREÇO
- Campo de texto com o endereço do cliente.
- TELEFONE
- Campo de texto com o telefone do cliente.
- EMAIL
- Campo de texto com o e-mail do cliente.
- CIDADE
- Campo de texto com a cidade do cliente.
- UF
- Campo de texto com o estado do cliente.
- SITUAÇÃO
- Campo de texto com a situação do cliente.
- Este campo pode ser utilizado para bloquear clientes.
- USUÁRIO
- Campo numérico do tipo inteiro com o código do usuário atrelado ao cliente.
- O cliente só ficará disponível ao usuário relacionado.
- ADICIONAR CAMPO PERSONALIZADO
- Utilizando campos personalizados você pode inserir mais informações do seu CLIENTE.
- Neste campo é necessário determinar a tipagem (Monetário ou String).
- Neste campo é necessário definir se esta informação deve ou não ser enviada para o PDF de pedido.
- Deve ser relacionado um campo de sua base de dados.
- O registro deste campo será exibido junto as informações do CLIENTE.
Saiba mais como funciona o 'Adicionar campo personalizado'.
Nota: Para que esses campos sejam informados corretamente, recomendamos a criação de uma view específica e informá-la no painel do PlugBot.
Leia: Criando uma view para mapear clientes
Para iniciar a configuração dos produtos, defina o intervalo que o PlugBot deve sincronizar os registros do seu sistema para seu PlugSales.
Observação: Indicamos utilizar no mínimo 10 minutos
Após selecionar a Tabela origem ou informar a Origem SQL, clique em "Carregar dados".
Com os dados carregados, você pode começar o processo de mapeamento dos campos, seguindo as instruções de cada campo.
Bloqueio de cliente:
É possível adicionar situações de bloqueio para que o aplicativo impeça o cadastro de pedidos para os clientes que estiverem com essas situações.
Então, com base no campo SITUAÇÃO relacionado acima é possível definir quais as situações você deseja bloquear o cliente.
Exemplo: Caso o cliente tenha o registro INATIVO no campo SITUAÇÃO, e esta seja uma situação de bloqueio, o cliente será bloqueado para pedidos.
Veja alguns exemplos de bloqueios:
- INATIVO
- EM ANÁLISE
- INATIVO,BLOQUEADO
Nota: em caso de mais de uma situação, você deve separá-las por vírgula.
Nota: indiferente para letras maiúsculas e minúsculas, ou seja, Inativo e INATIVO são a mesma coisa.
Com todos os campos mapeados e configurados, clique em "Salvar configurações de CLIENTE" na parte inferior da tela.
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