Elaboramos este post para mostrar para vocês a estrutura de um arquivo de remessa e de um arquivo de retorno.
O objetivo deste post é fazer com que você tenha familiaridade com os arquivos bancários e também, tenha exemplos que poderá utilizar na fase de desenvolvimento, na integração de seu sistema com a API PlugBoleto!
Afinal, o que é uma remessa?
A remessa é o arquivo texto, em formato pré-definido pelo banco, onde as informações referentes ao título serão preenchidas e encaminhadas ao sistema bancário. Cada banco possui seu layout, divididos em 2 padrões, o CNAB 240 (que gera arquivos com linhas de 240 caracteres) e o CNAB 400 (que gera arquivos com linhas de 400 caracteres).
Como dito, os bancos possuem arquivos diferentes entre si, com diversas particularidades entre eles.
✔ Para facilitar sua compreensão, segue o link onde você terá acesso ao download de uma remessa do Banco do Brasil CNAB 240: https://bit.ly/302yCpc
E o que é um retorno?
O arquivo de retorno é o resultado do processamento da remessa.
Ou seja, você envia a remessa ao banco, que processa os boletos, e no dia seguinte gera um arquivo contendo o resultado deste processamento, contendo informações sobre o Registro, Liquidação ou Rejeição dos títulos processados no dia anterior.
✔ Assim como a remessa, o retorno também possui 2 layouts para cada banco, e você pode ver um exemplo da estrutura deste arquivo, referente a um retorno do Banco do Brasil CNAB 240, por este link: https://bit.ly/2VlBbEq
Vale lembrar que, caso você utilize o PlugBoleto da Tecnospeed não é preciso se preocupar com estas diferenças de layout entre os bancos tanto na remessa quanto no retorno. Nós fazemos todo o tratamento para você!
E além disso, possuímos a possibilidade de trabalhar com boletos sem que você se preocupe com o envio da remessa e o download do retorno no sistema do banco, a transmissão destes arquivos também pode ser feita por nós, deixando o processo totalmente automatizado!
Para saber mais sobre o processo de Transmissão Automática das remessas e retorno, clique aqui!
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.