A API PlugBoleto conta com dois recursos para quem busca automatizar a forma de registro de boletos: a Transmissão Automática e o Registro via WebService Bancário, abaixo destacaremos as diferenças, as vantagens e as desvantagens de cada uma.
Lembrando que os dois recursos podem ser utilizados ao mesmo tempo!
Registro via WebService Bancário
Esta integração se baseia em uma comunicação direta com a API dos bancos. No banco o recurso pode ser chamado de Registro online, Registro E-comerce ou Registro via WebService.
Para utilizar este recurso, o primeiro passo é contactar o próprio banco (geralmente solicita-se ao gerente responsável pela conta), e solicitar a ele a liberação para o uso dos WebServices do banco para o registro dos boletos.
Os passos seguintes, após a liberação do banco e que precisam ser configurados no PlugBoleto você pode consultar na documentação abaixo:
Vantagens:
- O registro é instantâneo.
No Registro via Web service, o boleto será registrado instantaneamente e não se faz necessário aguardar o arquivo de retorno para ser possível o pagamento. - Não é necessário gerar a remessa.
Como o registro é feito na emissão do boleto, não se faz necessário gerar a remessa para o registro.
Desvantagens
- A resposta obtida através da API/WebService de certos bancos pode conter menos dados do que o retorno fornecido pelo CNAB. Diante dessa situação, existe a possibilidade de enriquecer as informações ausentes ativando a VAN, que permite a recepção automática dos retornos CNAB. É importante destacar que esse procedimento é facultativo e não obrigatório.
Transmissão automática
Na transmissão automática, todos os arquivos de remessa são enviados automaticamente, assim como os arquivos de retorno, para ativar o recurso basta preencher uma carta com informações da conta, enviar uma cópia para o banco e uma cópia para a TecnoSpeed. (Documentação: https://atendimento.tecnospeed.com.br/hc/pt-br/articles/360015468674-Introdu%C3%A7%C3%A3o)
Vantagens:
- Não é necessário manipular nenhum arquivo de remessa;
Todos os arquivos de remessa serão enviados para o banco após a geração da remessa, isso vale para todas as remessas (REGISTRO, ALTERAÇÃO E BAIXA). - Retorno automático;
Assim como na remessa, não é necessário manipular nenhum arquivo de retorno, todos os arquivos que o banco gerar será processado automaticamente pela API, desta forma bastará apenas acompanhar a situação do boleto.
Desvantagens
- É necessário aguardar o tempo de processamento deste arquivo, feito pelo banco, para obter-se a confirmação de registro ou demais informações geradas pelo banco no retorno.
Como o banco processa os retornos apenas na madrugada, a confirmação do registro só acontece um dia após o envio da remessa.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.