É muito comum no PlugSales a necessidade de cadastrar clientes no momento da venda, assim, enviando para sua base de dados ambos cadastros, entretanto para que este fluxo se complete dentro de nossa plataforma é necessário a realização de alguns passos configurados no PlugBot.
Quando um cadastro de cliente é feito no PlugSales, e em seguida emitido um pedido para este mesmo cliente, é comum que o status do pedido fique com a seguinte informação:
Esta mensagem significa que o cadastro do pedido está aguardando a sincronização do cliente!
O que isto significa exatamente?
A sincronização do cliente refere-se a importação deste cadastro dentro do seu banco de dados. Ou seja, o aplicativo está aguardando o cliente recém cadastrado ser inserido em seu banco, e assim finalizando o processo de sincronização. Entretanto, após a inserção deste cadastro dentro do seu banco de dados, o aplicativo precisa de um retorno do PlugBot para saber se este cadastro foi realmente sincronizado com sucesso.
Certo, e como isso funciona?
Para o aplicativo ter esta confirmação, ele precisa receber o cadastro deste cliente novamente através das cargas de clientes feitas periodicamente pela da query configurada na aba de clientes, de acordo com o tempo de sincronização configurado.
Conforme as imagens a cima, o PlugBot executa a query de clientes a cada 1 minuto, verificando novos cadastros. Sendo assim, após o aplicativo enviar o cadastro do cliente para o PlugBot, e este for inserido em sua base de dados, o PlugBot precisa novamente executar esta query de clientes para identificar este novo cliente , e enviar o registro novamente para o aplicativo. No aplicativo, é necessário receber esta nova sincronização do PlugBot, e isto é feito através das sincronizações que o aplicativo executa, através do botão de sincronização localizado no roda pé do app, ao realizar o login no aplicativo e também quando a mensagem de novas sincronizações é disponibilizada na tela do app. Para que o aplicativo identifique e confirme este novo cadastro como sucesso, é feito uma validação do CPF/CNPJ cadastrado, ou seja, quando o aplicativo envia um cadastro com um determinado CPF/CNPJ, a confirmação deste mesmo cliente é feita através do retorno do mesmo CPF/CNPJ vindo do PlugBot.
Após todo este processo, o cadastro é confirmado pelo aplicativo, e agora sim o cadastro do pedido será emitido para seu banco de dados.
Alguns problemas podem ocorrer neste fluxo, então caso ocorra, sempre valide se o cadastro do cliente foi inserido em seu banco de dados corretamente, e se o mesmo está sendo retornado para o aplicativo corretamente, e principalmente com o mesmo CPF/CNPJ cadastrado. ( Caso o CPF/CNPJ tenha mascaras com pontos e traços, isso não interfere na sincronização).
Caso o cadastro do cliente ainda não chegou em sua base de dados, acesse a seguinte documentação (Clique aqui)
Veja a baixo um vídeo explicando e repassando todos os fluxos descritos acima.
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