Neste artigo iremos falar um pouco sobre o fluxo correto de emissão de uma nota fiscal de serviço através do componente NFS-e versão Nacional.
Mas antes de falarmos sobre a emissão propriamente dita, precisamos entender alguns conceitos básicos sobre a forma de comunicação de transmissão.
Nesta versão do componente NFS-e só existe uma forma de comunicação entre o nosso software e o WebService da Sefin Nacional (Secretaria de Finanças Nacional), sendo ele a comunicação síncrona.
Comunicação Síncrona:
Na modalidade de envio síncrono, WebService para qual a nota foi enviada, retorna a situação da nota imediatamente após o envio. Você receberá um comunicado com status, informando se a nota foi autorizada ou se foi rejeitada.
Fluxo de emissão de uma nota síncrona:
O fluxo da NFSe Nacional
Agora que já falamos um pouco sobre o meio de comunicação, vamos falar um pouco sobre o fluxo do componente.
Inicialmente, precisamos configurar o componente NFSe. Feito isso, podemos chamar o método Enviar informando o Tx2 como parâmetro do método, nessa estapa o componente se encarregara de gerar o xml, assinar e enviar de forma automática.
Feito o envio, precisamos verificar qual a situação do Lote através da propriedade instância da NFSe Nacional, Exemplo: NFSe.RetornoWS.Items[i].Status.
A partir desse momento, podem existir 2 possíveis casos de Status, são eles:
SUCESSO:
A nota foi autorizada no WebService e não é necessário realizar nenhuma consulta.
ERRO
A nota foi Rejeitada pelo WebService, é necessário aplicar as correções descritas no parâmetro Motivo, Exemplo: NFSe.RetornoWS.Items[i].Motivo e chamar o método Enviar novamente.
Todos as configurações necessárias para o funcionamento do componente e os métodos mencionados neste artigo, podem ser encontrados neste link do Guia Geral do Componente NFS-e Nacional.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.