Existem duas formas que você pode utilizar para acessar os dados do Produto cadastrado.
1 - Acesse o menu Produtos e depois Listagem de produtos conforme indicado no item 1 da imagem abaixo e logo após clique no item 2, Sku Produto por Variante.
2 - Acesse o menu Produtos e depois Listagem de produtos conforme indicado no item 1 da imagem abaixo e logo após clique no item 2, Sku Produto Principal.
Para acessar os dados da variante através da SKU principal, navegue até o fim da página conforme indicado na imagem abaixo e clique no item 3
Utilizando as formas de acesso indicadas acima, você verá a tela da variante conforme indicado nas próximas imagens.
Observação: Mesmo que o produto não possua variação, esta tela é importante para que possa editar as informações do item conforme necessidade de cada canal de venda.
A primeira informação que encontrará no topo desta tela é o código seguido do nome da variação.
Logo abaixo você poderá verificar um campo indicando se o produto está "Ativo" ou "Bloqueado"
Importante: Caso a origem do cadastro da sua loja seja o seu sistema de gestão (ERP) ou seu e-commerce, este campo será controlado pela integração, do contrário, ou seja, caso a origem seja o Plug4Market, você poderá alterar este campo conforme necessidade de suspensão das vendas nos marketplaces. Esta ação de suspensão de vendas tem o mesmo efeito quando você utilizar o campo estoque (zerar o estoque).
No canto superior direito da primeira tela é possível identificar os campos: Criado em (Data e horário em que o produto foi criado dentro da base de dados do Plug4Market) e Última atualização (Data e horário em que houve atualização do produto).
Dados cadastrais básicos
Nome: O nome da variação é um campo obrigatório para envio aos canais de venda e nele você precisa colocar dados importantes como por exemplo: cor, tamanho, voltagem, modelo, fabricante.
Atenção: Verifique que logo abaixo do campo no canto direito existe um contador de caracteres. Alguns canais como o Mercado livre exigem que o nome não ultrapasse 60 caracteres, então mesmo que para os canais de venda você possa utilizar um nome com mais informações, se pretende comercializar no ML, precisará ajustar com base no limite indicado.
Descrição: Neste campo você encontrará a descrição comercial padrão do produto, ela será a mesma para todas as variações do produto caso ele possua, por isto nesta tela o campo não é editável. Para editar por favor acesse a tela do produto principal.
Veja os detalhes no formato em html clicando no seguinte campo, no canto direito acima do campo descrição:
ID: Código sequencial de uso interno do Plug4Market.
Código ERP: Código informado pelo cliente conforme seu sistema de gestão ou e-commerce.
Cód Produto: Os campos código deve seguir um padrão específico caso possua variações, do contrário os itens ficarão desagrupados.
Marca: Marca do produto informado.
EAN: Código de barras do produtos. Apesar de não ser obrigatório no painel do Plug4Market, ele pode ser necessário para alguns canais de venda, como por exemplo: Amazon, Lojas Colombo, Leroy Merlin, etc..
Garantia: Garantia em meses para o produto cadastrado.
Gênero: Campo gênero do produto cadastro. Consulte opções previamente informadas.
Origem: Origem do produto. Consulte opções previamente informadas.
Produto revisado: Indica se o produto e todas as variantes foram revisadas ou em caso de alguma variação não ter sido revisada, o campo apresenta a informação "Parcialmente revisado".
Largura: Largura do produto em centímetros.
Altura: Altura do produto em centímetros.
Comprimento: Comprimento do produto em centímetros.
Peso: Peso do produtos em gramas.
- Importante: Lembre-se de considerar as medidas e peso conforme sua regra de cotação de frete.
Modelo: Modelo do produto cadastrado.
Crossdocking: Prazo de entrega extra, utilizado em alguns canais como B2W, Via Varejo para indicar o prazo de entrega final ao comprador.
Código do Fabricante: (Campo em desuso)
Estoque Padrão: Quantidade em estoque padrão, podendo ser proveniente do seu sistema de gestão ou loja e-commerce.
Preço Padrão: Preço padrão praticado, podendo ser proveniente do seu sistema de gestão ou loja e-commerce.
Preço de Oferta: Preço de oferta padrão, podendo ser proveniente do seu sistema de gestão ou loja e-commerce.
Data início do preço de oferta: Data e hora de início do preço de oferta padrão, podendo ser proveniente do seu sistema de gestão ou loja e-commerce.
Data fim do preço de oferta: Data e hora fim do preço de oferta padrão, podendo ser proveniente do seu sistema de gestão ou loja e-commerce.
Na segunda tela indicada acima poderá ser visto informações agora específicas por canal de venda.
Marketplace: Nome do canal de venda onde o produto está associado.
Estoque: Estoque do produto no canal de venda.
Preço: Preço do produto no canal de venda.
Markup: % a ser adicionado ou subtraído do preço a ser enviado ao canal de venda. Este campo é definido na tela de configuração de cada canal de venda (Veja no artigo: Como configurar um canal de venda no Plug4Market).
Tabela: Caso necessite praticar preços diferentes para cada canal de venda, será necessário criar uma tabela de preço e associar na tela de configuração.
Preço Oferta: Preço de oferta proveniente da tabela de preço criada. Caso o produto não possua tabela de preço, a informação virá do campo Preço de Oferta, indicado acima.
Início Oferta: Data de início da oferta proveniente da tabela de preço criada. Caso o produto não possua tabela de preço, a informação virá do campo Data início do preço de oferta, indicado acima.
Fim Oferta: Data de início da oferta proveniente da tabela de preço criada. Caso o produto não possua tabela de preço, a informação virá do campo Data fim do preço de oferta, indicado acima.
Status: Indicação do status do produto em cada canal de venda, pode ser:
Pendente: Produtos ainda não enviados aos canais (Disponível na fila de integração ou ainda não categorizados).
Em análise: Produtos já enviados e em análise pelo canal (apenas canais com este tipo de controle, por exemplo: Netshoes).
Disponível para venda: Produto enviado e aceito pelo canal de venda.
Erro: Produtos enviados e retornados pelo canais com erro com indicativo do motivo da rejeição.
Indisponível para venda: Produtos enviados aos canais e retirados posteriormente conforme necessidade.
SKU Associado: Este campo indicará o código publicado em cada canal. Este processo é extremamente importante em situações onde esteja efetuando uma migração para o Plug4Market e seus produtos já estão no canal e é possível aproveitar os dados para evitar que tenha que fazer uma nova carga de itens.
Ao clicar em: "detalhes", será possível verificar todos os campos indicados, porém agora em uma pop-up. Veja abaixo:
Abaixo da área de informações do canal de venda, existe um campo de ação para retirar a variante de sincronização ou ativar ela no cluster.
Para que possa executar a ação, clique na caixa de seleção ao lado do nome do canal de venda e depois indique se deseja ativar ou inativar o item para sincronização no cluster desejado.
Atenção: A ação de inativar faz com que o produto seja excluído do agrupamento do canal indicado e será retirado da venda, por isso é muito importante avaliar a necessidade antes de executar.
Nesta tela ainda verá todas as categorias associadas ao item em questão conforme cada canal de venda.
A próxima área é dedicada aos atributos da variante. É possível adicionar, alterar ou excluir um atributo.
No Plug4Market os atributos já estão previamente cadastrados e amarrados a cada canal conforme exigência, então é preciso apenas amarrar ajustar a informação no produto.
Atenção: Caso tenha dúvida sobre a utilização de atributos, consulte a equipe do Plug4Market pela central de atendimento.
Por fim sua imagem irá aparecer na lista.
Observação: Não há necessidade de salvar, pois a rotina já efetua a ação automaticamente.
Após o envio do item para o canal de venda e em caso de erro, o sistema indicará no rodapé da tela os motivos para que possa analisar e providenciar a devida correção.
Consulte a equipe do Plug4Market para dúvida sobre valores esperados para campos extras.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.