Como solicitar os dados necessários
Para começar a utilizar o registro instantâneo do Banco Inter é necessário criar e ativar uma conta digital PJ e criar uma aplicação. Nesta aplicação, o Banco irá gerar o certificado mTLS e as credenciais necessárias que estão associadas ao certificado.
- Faça Login no Internet Banking.
- Navegue até a seção Aplicações localizada na seção Conta Digital.
- Clique no botão "Nova Aplicação"
- Insira um nome e descrição para a sua aplicação, facilitando a gestão, informando, por exemplo "Credenciais PlugBoleto".
- Selecione a conta corrente que está sendo utilizada no PlugBoleto.
- Selecione as permissões disponíveis de acordo com a necessidade. Na primeira vez, será necessário ler e concordar com os termos de uso da API do Inter. (No print temos o exemplo do PIX)
- Clique no botão "Criar Aplicação" para concluir.
- Após a criação, você será direcionado à tela Gestão de Aplicações, onde sua aplicação será exibida com o Status "Novo". Expanda os detalhes e você poderá ver mais informações sobre a aplicação, por exemplo, as permissões e contas correntes vinculadas. Nessa tela, você pode clicar em "Baixar chave e certificado", eles serão utilizados para as emissões, consultas e quaisquer operações com os boletos.
- Ao baixar as chaves e o certificado, as credenciais serão geradas e exibidas na mesma tela de detalhes, enquanto a aplicação passará por um processo de validação. Após alguns minutos, o status será atualizado para Ativo e a aplicação estará pronta para utilização.
⚠️TEMPO DE VALIDADE DO CERTIFICADO
Os certificados gerados pelo Banco Inter tem prazo de duração de 1 ano. Depois desse prazo, uma nova aplicação deve ser gerada para configurar novamente as permissões desejadas e emitir um novo certificado.
Cadastrando os dados no PlugBoleto
O certificado fornecido pelo banco Inter normalmente vem na extensão .crt com a .key, e a API de boletos aceita somente os formatos PFX, com isso é necessário realizar a conversão do certificado antes de poder realizar o upload dele. Assim, para realizar esse procedimento os passos estão descritos aqui.
Após realizar a conversão do certificado para o formato aceito em nossa API, basta fazer o upload do certificado, com extensão .PFX. Este pode ser realizado via API ou Portal. Para tal veja esses passos: Cadastrar certificado para Convênio via API ou Cadastrar certificado para Convênio via GUI WEB.
Uma observação é que após fazer o upload do certificado, o PlugBoleto irá realizar a sincronização deste e pode levar até 1h.
Agora que já temos o certificado digital cadastrado no PlugBoleto, basta ativarmos o WebService no cadastro do convênio, conforme demonstrado nos passos abaixo:
- Na área de "Cadastro de convênio", selecione a opção "Configuração do convênio":
- Depois disso, marque o checkbox para as informações "Reiniciar número de remessa diariamente", "Carteira escritural" e "Registro instantâneo", conforme demonstrado na imagem abaixo. Além disso, em "Versão do WebService" selecione a opção "v2", e por fim, preencha os campos "API - ID" e "Segredo", com o client id e client secret disponibilizados pelo banco Inter.
- Assim, ao finalizar, clique em "salvar" e realize a geração dos primeiros boletos para teste!
Você também pode realizar o cadastro das informações diretamente utilizando a rota da API via JSON, conforme detalhado na documentação a seguir:
https://atendimento.tecnospeed.com.br/hc/pt-br/articles/360006145374-Cadastrando-um-Conv%C3%AAnio
Abaixo, também segue um JSON de exemplo para demonstrar este cadastro:
{
"ConvenioNumero": "5033",
"ConvenioDescricao": "Convenio da tecnospeed",
"ConvenioCarteira": "112",
"ConvenioEspecie": "R$",
"ConvenioPadraoCNAB": "24",
"ConvenioApiId":"asbf-vfg5-vf5-cdg4",
"ConvenioApiSecret": "asbf-vfg5-vf5-cdg4",
"ConvenioRegistroInstantaneo": true,
"Conveniotipowebservice": "V2",
"ConvenioConsultaws": true,
"ConvenioReiniciarDiariamente": true,
"conta": 14404
}
OBS: Os dados que aparecem no cadastro do convênio são fictícios, e foram demonstrados na imagem com a finalidade de exemplificar o preenchimento dos campos. Portanto, o id e secret que aparecem na imagem não devem ser copiados, visto que, os mesmos não existem!
A documentação acima foi criada utilizando trechos da documentação oficial do Banco Inter.
Bibliografia
Como faço download do arquivo .CRT?
(https://ajuda.inter.co/conta-digital-pessoa-juridica/como-faco-o-download-do-arquivo-crt/)
Como criar uma aplicação?
(https://developers.inter.co/docs/introducao/como-criar-uma-aplicacao)
Qualquer dúvida seguimos à disposição.
Como utilizar a Central de Atendimento PlugBoleto:
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.