Esta documentação foi criada para ajudar você, usuário do Manager SaaS, a configurar o servidor SMTP do provedor Gmail com o novo método de autenticação OAuth2. Aqui, abordaremos cada etapa do processo de forma detalhada, garantindo que você tenha todas as informações necessárias para realizar essa configuração com segurança e facilidade.
Neste passo a passo, vamos orientá-lo na criação das credenciais OAuth2 para o provedor de e-mail Gmail. Após obter as credenciais, você deverá inseri-las na configuração do cliente utilizando a rota MODO.
Durante o processo, serão gerados os seguintes campos:
- ClientId
- ClientSecret
- AccessToken
- RefreshToken
É importante ressaltar que os campos já existentes continuam sendo necessários e devem ser preenchidos. Os novos campos foram acrescentados apenas como complemento, garantindo que a comunicação com o provedor funcione corretamente.
1 - Configurando sua conta
Para iniciar acesse o Google Cloud Console e abra o menu de projeto no topo da página. No modal aberto clique em "New project" para iniciar um novo projeto.
Em seguida iremos nomear o nosso novo projeto. Como exemplo iremos utilizar "EmailExemplo" como nome do projeto.
O projeto pode levar alguns minutos para ser criado. Após a criação podemos selecionar o novo projeto no menu de projetos.
O próximo passo é a criação da consent screen. Nela podemos selecionar qual tipo de usuários utilizarão o nosso projeto. O tipo de usuário "Internal" é bom para testes e para apps específicos de organização dentro do google, mas não é bom para apps públicos. No nosso caso utilizaremos "External" para que possa ser adicionado contas de outros Workspaces e contas grátis do @gmail.com.
Na próxima página será necessário digitar o nome do projeto novamente, iremos com "EmailExemplo". Também preencha os campos User support email e Email addresses dentro da seção Developer contact information. Após isso vá até o final da página e clique em SAVE AND CONTINUE .
Na página de Scopes clique em ADD OR REMOVE SCOPES, vá até o final da página e cole o seguinte scope "https://mail.google.com/" no campo Manually add scopes. Este scopo é o que permite fazer o envio de e-mails via SMTP.
Antes de publicarmos a aplicação apenas usuários de teste podem utilizar as credenciais de nosso projeto, caso deseje realizar testes com algum e-mail especifico clique em ADD USERS e adicione o e-mail desejado. Após isso clique em SAVE AND CONTINUE.
2 - Criando suas credenciais
Agora que nosso projeto está configurado precisamos gerar as nossas credenciais. Vá para página "Credentials" na seção "APIs & Services". Nesta página clique em CREATE CREDENTIALS e OAuth client ID.
Selecione o Application type como Web application e preencha o nome da aplicação. Para o nosso exemplo precisaremos adicionar a uri https://developers.google.com/oauthplayground no campo Authorized redirect URIs. Utilizaremos isso mais tarde para gerar os campos restantes. Para finalizar clique em CREATE.
Após criado suas credenciais clique em DOWNLOAD JSON para salvar seu Client ID e Client secret.
3 - Criando Access Token e Refresh Token
Acesso a página https://developers.google.com/oauthplayground/ clique na engrenagem no canto superior direito e marque a opção Use your own OAuth credentials. Preencha os campos OAuth Client ID e OAuth Client secret com os valores que geramos anteriormente.
No passo de selecionar a autorizar a API cole o seguinte scopo https://mail.google.com/ e clique em Authorize APIs. Você será levado a página de autenticação onde deve selecionar o email correto e aceitar os termos.
Com os termos aceitos e email selecionado você será redirecionado para página com o passo 2 e seu Authorization code terá sido gerado. Clique em Exchange authorization code for tokens para gerar o Access token e Refresh token .
Agora você tem acesso ao seu Access token e Refresh token.
4 - Publicando sua aplicação
Após realizar a configuração e testes vá para página "OAuth consent screen" na seção "APIs & Services". Nesta página clique em PUBLISH APP e confirme.
Agora está tudo pronto, suas credenciais foram geradas e sua aplicação está pronta para uso em produção.
Com todos os dados em mãos, utilize a rota Modo para informá-los no cadastro do cliente e conseguir enviar as notas por e-mail normalmente.
Para criar as credenciais oAuth do provedor Outlook acesse a documentação: Passo a passo: criando credenciais OAuth com Outlook.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.