Depois que a empresa foi cadastrada seguindo os passos anteriores, você já consegue acessar o portal de repositório das notas.
O portal de repositório fornece algumas funções básicas de manutenção e configurações, mas a grande maioria delas, é possível de se fazer usando as rotas da API, que falaremos mais para frente.
Nesse momento, vamos falar de 3 pontos específicos que são muito questionados por clientes que estão começando a usar a nossa aplicação.
**Antes de começarmos a ver esses pontos, gostaria apenas de salientar que os GIFs apresentam a interface de NFCe, porém os caminhos para as configurações são exatamente os mesmos para todos os documentos.
Então vamos nessa....
Tópicos:
- Alterando o ambiente
- Numeração Automática
- Configurando E-mail do Remetente
- Pegando o XML de envio do documento
- Acessando outros CNPJs do Grupo
Alterando o ambiente
Como vimos na documentação Entendendo os envios para o Manager SaaS, existem as duas portas para se acessar o SaaS. Nesse caso vamos falar especificamente da porta 8081.
O repositório de notas é acessado pelo link managersaas.tecnospeed.com.br:8081 e o login deve ser feito ali utilizando a identificação do Grupo criado, o usuário criado dentro do grupo (por padrão é o admin) e a senha que foi configurada para esse usuário, no momento da criação do grupo.
Quando um CNPJ é criado, por padrão ele já fica configurado com o ambiente em homologação. No rodapé da página, você vai ver algumas opções, sendo uma delas a opção Ambiente. Clicando ali, verá opções de ambiente, para produção e homologação, sendo possível realizar a alteração dos ambientes, apenas clicando na opção desejada. Com isso, todo o repositório muda, as notas ali, vão aparecer de acordo com o ambiente setado. Ficou confuso para entender? Se acalme, porque esse GIF aqui vai ilustrar bem todo o processo
Numeração Automática
O Manager SaaS possui a opção de controle automatomático de numeração, tirando um peso a mais das costas da sua aplicação. Essa funcionalidade é opcional e por padrão, já vem ativada.
Mesmo que opte por utilizar ela, é necessário configurá-la. Você deve informar para o SaaS, qual será a primeira numeração que ele vai usar e dali para frente, ele vai contando.
Para acessar essa configuração, acesse o menu Configurações, do lado esquerdo da tela e clique na aba Numeração Automática. Vai ver a opção Utilizar numeração automática marcada (se não desejar essa funcionalidade, pode desmarcar ela e clicar em Salvar).
Agora você precisa indicar ao SaaS qual numeração ele deve controlar. Então adicione uma nova, informe a série o número. No próximo envio que fizer, ele vai pegar aquele numero, gerar a nota e incrementar um.
Aqui tem um GIF para ilustrar onde fica a configuração:
Configurando E-mail do Remetente
O Manager SaaS te fornece a função de envio dos documentos por e-mail. Sendo assim, para enviar isso ao destinatário do documento ou outro destinatário qualquer, é necessário configurar um e-mail de remente.
Geralmente usa-se o e-mail do emissor do documento, mas caso queira colocar um seu da empresa para o seu cliente, fique a vontade.
Aqui a GIF ilustrando o caminho onde se localiza essa configuração:
Pegando o XML de envio do documento
Muito útil em casos onde você precisa validar os documentos em caso de uma rejeição. Essa opção te permite acesso ao XML que nós geramos e enviamos para a SEFAZ/Prefeitura, bem como o que obtemos de retorno dessa comunicação.
Aqui a GIF ilustrando:
Acessando outros CNPJs do Grupo
Caso decida trabalhar com mais CNPJs dentro do mesmo grupo, você pode estar se perguntando como acessar as configurações e notas dos demais CNPJs. Pois bem, a URL que vai acessar e os dados de login, serão os mesmos. Para entrar nos demais CNPJs, você deve olhar novamente para o rodapé da página, onde encontra a opção CNPJ e clique no CNPJ que está ali.
Nesse momento, deve abrir uma tela com todos os CNPJs presente no grupo. Basta selecionar o que precisa mexer e abrir ele.
Aqui a GIF ilustrando:
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.