O Manager SaaS da Tecnospeed é um software hospedado na nuvem, contendo todos os métodos necessários para emitir a Documentos Fiscais Eletrônicos (DF-e). É a escolha ideal para quem utiliza aplicações WEB ou para quem usa requisições HTTPS em sua aplicação. Para utilizar o Manager SaaS, basta criar uma conta, configurar os seus clientes e realizar as chamadas das requisições na sua aplicação.
Neste artigo você terá todas as informações para a utilização e emissão de notas com o nosso Manager. Abaixo segue os passos necessários:
Criando uma conta
Após aprovação do pedido de adesão, você já pode criar uma conta de acesso ao Manager SaaS. Para que possa criar a conta, acesse a página de registro e preencha os dados da sua empresa (SoftwareHouse).
A tela abaixo vai aparecer para você. Preencha de acordo com os dados solicitados.
Após o preenchimento das informações, você vai receber um e-mail. Acesse esse e-mail, para que possa ativar a sua conta.
Observação: No campo "Entre com o CPF ou CNPJ", deve entrar com o CPF/CNPJ usado no contrato com a TecnoSpeed e informá-lo sem máscaras, apenas números.
Além da conta no Manager SaaS, você também precisará de um CNPJ com Inscrição Estadual e um certificado digital deste CNPJ cadastrado no Web Service da SEFAZ. Com isso reunido, você poderá seguir aos próximos passos
Criando Grupos de Empresas
No Manager SaaS, as empresas ficam organizadas por grupos. Esses grupos não tem uma regra, eles ficam a critério da SoftwareHouse. Temos casos em que a empresa cria um grupo por CNPJ, temos casos em que apenas um grupo é criado e todos os CNPJs ficam lá e temos também as que separam por segmento ou por filiais.
Para que possa usar corretamente o Manager SaaS, precisa-se cadastrar os grupos e CNPJ e isso é possível tanto pela API de comunicação quanto pela interface web.
Usando Interface
O cadastro pode ser realizado através da interface web. Você pode consultar o nosso vídeo explicativo logo abaixo, para realizar esse procedimento. É simples e rápido!
Usando API para cadastro
Para realizar o cadastro do grupo, antes você precisa solicitar um token. Para ter esse token, você precisa realizar uma requisição para o Manager SaaS e o retorno da requisição, será o token.
Para isso, você deve realizar uma requisição do tipo POST na rota a seguir:
https://managersaas.tecnospeed.com.br:1337/api/v1/software-house/token
No BODY da requisição poderão ser utilizados os seguintes parâmetros:
Nome | Descrição |
E-mail do login da Software House. | |
senha | Senha da Software House. |
gerar |
Indica a API que o token deve ser gerado. Valores: 1 - Gerar um novo Token. 0 - Não gerar. |
api |
Valor fixo 1 |
O retorno da requisição será assim:
{
"mensagem":"Token API gerado com sucesso",
"dados":{
"token":"111m2znr0w9wb1568981163868"
}
}
Com esse token, você realiza o cadastro do grupo dos seus CNPJs.
Realizando Cadastro do Grupo
Para realizar o cadastro do grupo é necessário utilizar a rota a seguir, enviando uma requisição do tipo POST, utilizando o Token obtido no procedimento anterior:
https://managersaas.tecnospeed.com.br:1337/api/v1/grupo?token=Token gerado pela Rota software-house/token
No BODY da requisição poderão ser utilizados os seguintes parâmetros:
Nome | Descrição |
identificacao | Identificador do grupo. |
descricao | Descrição do grupo. |
senha | Senha para o grupo.
|
confirmacaoSenha | Confirmação da senha do grupo.
|
usuario | Usuário do Manager SaaS. |
Caso o certificado seja do grupo inteiro, o mesmo pode ser informado como parâmetro juntamente com a senha.
Nome | Descrição |
certificadobinario | Arquivo binário do certificado digital. |
senhacertificado | Senha do certificado digital. |
Atenção! Os parâmetros obrigatórios para o cadastro do grupo são:
- identificacao
- descricao
- senha
- confirmacaoSenha
- usuario
No cadastro, o retorno apresentará a mensagem de sucesso ou não, além da confirmação das informações cadastradas.
{
"mensagem": "Cadastro efetuado com sucesso",
"dados": {
"identificacao": "Grupo-TesteAPISH",
"descricao": "teste tecno",
"idusuario": 4586,
"handle": 3425,
"idsoftwarehouse": 6,
"criadoem": "2017-12-29T11:25:38.000Z",
"atualizadoem": "2017-12-29T11:25:38.869Z"
}
}
Caso queira saber como consultar os grupos já cadstrados, veja essa documentação.
SaaS 8081 e SaaS 7071
8081
O Manager SaaS 8081 (https://managersaas.tecnospeed.com.br:8081/ManagerAPIWeb), é o ambiente principal do SaaS. Todas as notas registradas nesse ambiente, não serão removidas (com exceção dos logs de comunicação).
Esse ambiente permite envios em ambiente de Produção e de Homologação. Para isso, basta alterar o ambiente na interface web, no canto inferior esquerdo da tela, ou então via rota MODO do seu documento, mudando o ambiente de 1 para 2.
7071
Agora que entendemos como usar o ambiente 8081, para que serve o 7071 (https://managersaashom.tecnospeed.com.br:7071/ManagerAPIWeb)?
Ele é um servidor de testes, uma réplica do banco principal. Nesse ambiente, as notas serão enviadas sempre em Homologação, e todos as notas registradas lá serão removidas uma vez por dia. Não apenas os logs, como ocorre no 8081.
Esse ambiente deve ser usado quando a Software House precisa realizar algum teste usando um CNPJ em questão, mas esse CNPJ se encontra em produção no momento. Ou seja, se alterar o ambiente 8081 de produção para homologação, vai parar a emissão do cliente. Nesse caso, usa-se o 7071 e mantém o cliente emitindo em produção.
Além disso, esse cenário é usado pela Tecnospeed para vários testes internos de carga e de regras.
Caso queira saber como proceder com os testes envolvendo o ambiente 7071, essa documentação aqui vai te guiar de forma detalhada em como realizar esse processo.
Navegando pelo Repositório de Notas
Depois que a empresa foi cadastrada seguindo os passos anteriores, você já consegue acessar o portal de repositório das notas.
Nesse momento, vamos falar de 3 pontos específicos que são muito questionados por clientes que estão começando a usar a nossa aplicação.
**Antes de começarmos a ver esses pontos, gostaria apenas de salientar que os GIFs apresentam a interface de NFCe, porém os caminhos para as configurações são exatamente os mesmos para todos os documentos.
Alterando o ambiente
Como vimos na documentação Entendendo os envios para o Manager SaaS, existem as duas portas para se acessar o SaaS. Nesse caso vamos falar especificamente da porta 8081.
O repositório de notas é acessado pelo link managersaas.tecnospeed.com.br:8081 e o login deve ser feito ali utilizando a identificação do Grupo criado, o usuário criado dentro do grupo (por padrão é o admin) e a senha que foi configurada para esse usuário, no momento da criação do grupo.
Quando um CNPJ é criado, por padrão ele já fica configurado com o ambiente em homologação. No rodapé da página, você vai ver algumas opções, sendo uma delas a opção Ambiente. Clicando ali, verá opções de ambiente, para produção e homologação, sendo possível realizar a alteração dos ambientes, apenas clicando na opção desejada. Com isso, todo o repositório muda, as notas ali, vão aparecer de acordo com o ambiente setado. Ficou confuso para entender? Se acalme, porque esse GIF aqui vai ilustrar bem todo o processo
Numeração Automática
O Manager SaaS possui a opção de controle automatomático de numeração, tirando um peso a mais das costas da sua aplicação. Essa funcionalidade é opcional e por padrão, já vem ativada.
Mesmo que opte por utilizar ela, é necessário configurá-la. Você deve informar para o SaaS, qual será a primeira numeração que ele vai usar e dali para frente, ele vai contando.
Para acessar essa configuração, acesse o menu Configurações, do lado esquerdo da tela e clique na aba Numeração Automática. Vai ver a opção Utilizar numeração automática marcada (se não desejar essa funcionalidade, pode desmarcar ela e clicar em Salvar).
Agora você precisa indicar ao SaaS qual numeração ele deve controlar. Então adicione uma nova, informe a série o número. No próximo envio que fizer, ele vai pegar aquele numero, gerar a nota e incrementar um.
Aqui tem um GIF para ilustrar onde fica a configuração:
Configurando E-mail do Remetente
O Manager SaaS te fornece a função de envio dos documentos por e-mail. Sendo assim, para enviar isso ao destinatário do documento ou outro destinatário qualquer, é necessário configurar um e-mail de remente.
Geralmente usa-se o e-mail do emissor do documento, mas caso queira colocar um seu da empresa para o seu cliente, fique a vontade.
Aqui a GIF ilustrando o caminho onde se localiza essa configuração:
Pegando o XML de envio do documento
Muito útil em casos onde você precisa validar os documentos em caso de uma rejeição. Essa opção te permite acesso ao XML que nós geramos e enviamos para a SEFAZ/Prefeitura, bem como o que obtemos de retorno dessa comunicação.
Aqui a GIF ilustrando:
Acessando outros CNPJs do Grupo
Caso decida trabalhar com mais CNPJs dentro do mesmo grupo, você pode estar se perguntando como acessar as configurações e notas dos demais CNPJs. Pois bem, a URL que vai acessar e os dados de login, serão os mesmos. Para entrar nos demais CNPJs, você deve olhar novamente para o rodapé da página, onde encontra a opção CNPJ e clique no CNPJ que está ali.
Nesse momento, deve abrir uma tela com todos os CNPJs presente no grupo. Basta selecionar o que precisa mexer e abrir ele.
Aqui a GIF ilustrando:
Selecionando o tipo de Documento Fiscal
Agora que todo o cadastro está certo, entraremos nos tópicos específicos de cada documento fiscal que o Manager SaaS suporta.
Para avançar mais no nosso passo a passo, selecione qual dos documentos você vai emitir e continue aprendendo :)
- Nota Fiscal Eletrônica - NFe
- Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica - NFCe
- Nota Fisca de Serviço Eletrônica - NFSe
- Conhecimento de Transporte Eletrônico - CTe
- Conhecimento de Transporte Eletrônico Outros Serviços - CTe OS
- Manifesto de Documento Fiscal Eletrônico - MDFe
- Cupom Fiscal Eletrônico SAT - CFeSAT (Apenas para o Estado de São Paulo)
- Modulo Fiscal Eletrônico - MFe (Apenas para o Estado do Ceará)
- Guia de Recolhimento Nacional Eletrônica - GNRe
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.