- Visão Geral
- Fluxograma completo de utilização
-
Como obter credenciais junto ao banco
- Pré-requisitos para realizar o procedimento completo de liberação de credenciais bancárias.
- Acesso ao internet banking Inter.
- Criando uma nova API no Inter
- Preenchimento dos dados da API
- Seleção da conta corrente
- Seleção dos escopos de cobrança
- Download do certificado Inter
- Conversão do certificado Inter
- Como configurar as credenciais no PlugBoleto
-
Recursos disponíveis API Inter
Visão Geral
O recurso de transmissão instantânea foi desenvolvido para facilitar a integração de sistemas de cobrança com as APIs bancárias, oferecendo uma solução prática e eficiente para desenvolvedores.
Esse método permite a consulta direta dos dados dos boletos nos servidores bancários, retornando imediatamente após sua criação o status REGISTRADO como nos boletos de cobranças de grandes marketplaces.
Ao utilizar a transmissão instantânea, desenvolvedores conseguem implementar um fluxo de emissão de boletos mais ágil e seguro, permitindo que clientes finais possam realizar o pagamento dos títulos logo após a criação. Isso elimina o tempo de espera que existe no tradicional método de transmissão de remessas e obtenção de retorno que é D+1, já que cada boleto emitido pelo sistema é validado instantaneamente, integrando-se com o servidor bancário em tempo real.
Essa solução simplifica a comunicação com instituições financeiras, reduzindo o esforço de implementação e manutenção de sistemas de cobrança, enquanto melhora a experiência do usuário final. Com a transmissão instantânea, é possível construir aplicações financeiras robustas que garantem precisão nos dados de pagamento, ao mesmo tempo em que agilizam o processo de verificação e registro de boletos.
Atenção: Apesar de a captura do status de REGISTRO ou REJEIÇÃO via API ser imediato as LIQUIDAÇÕES(pagamentos) não seguem a mesma dinâmica, dependendo dos procedimentos internos do banco. Isso significa que o status de liquidação não está disponível instantaneamente e depende dos prazos internos de atualização de suas bases. Esse tempo pode variar de acordo com o banco e o serviço de API.
Fluxograma completo de utilização
Como obter credenciais junto ao banco
Pré requisitos para realizar o procedimento completo de liberação de credenciais bancárias
Basta ter uma conta corrente ativa no banco e acesso ao internet banking como titular da conta.
OBS: Para o Banco Inter via Web Service, o banco Inter realiza a integração apenas para pessoa Jurídica.
1 Passo - Acessar o internet banking
O primeiro passo para realizar a integração com o WebService, é acessar a sua conta do Banco Inter
2 Passo - Criação da aplicação no banco
Depois de acessar a conta, no menu principal selecione a opção Conta Digital, e em sequência as opções Aplicações -> Nova aplicação.
3 Passo - Preenchimento dos dados da aplicação
Neste passo você vai precisar definir um nome e descrição para sua aplicação. Importante ressaltar que este campo é livre, e você pode preenche-lo da maneira que considerar melhor, visto que, seu preenchimento tem apenas a finalidade de manter um controle sobre as aplicações que comunicam com o Inter. Portanto, é necessário apenas preencher os campos e depois selecionar o botão "Próximo".
4 Passo - Seleção da conta corrente que será utilizada
Neste passo basta identificar qual conta que será a beneficiaria das cobranças.
5 Passo - Seleção dos escopos necessários
Selecione os serviços necessários para cobrança bancária, e logo após selecione o botão "Criar Aplicação".
Obs: a imagem de exemplo trata-se do serviço de pix, utilizem a apenas para se familiarizar com o layout da tela.
6 Passo - Download do certificado Inter
Após a criação, você será direcionado à tela Gestão de Aplicações, onde sua aplicação será exibida com o Status "Novo". Expanda os detalhes e você poderá ver mais informações sobre a aplicação, por exemplo, as permissões e contas correntes vinculadas. Nessa tela, você pode clicar em "Baixar chave e certificado", eles serão utilizados para utilizar o PlugBoleto.
⚠️TEMPO DE VALIDADE DO CERTIFICADO
Os certificados gerados pelo Banco Inter tem prazo de duração de 1 ano. Depois desse prazo, uma nova aplicação deve ser gerada para configurar novamente as permissões desejadas e emitir um novo certificado.
Ao baixar as chaves e o certificado, as credenciais serão geradas e exibidas na mesma tela de detalhes, enquanto a aplicação passará por um processo de validação. Após alguns minutos, o status será atualizado para Ativo e a aplicação estará pronta para utilização.
7 Passo - Conversão do certificado Inter
O certificado fornecido pelo banco Inter normalmente vem na extensão .crt com a .key, e a API de boletos aceita somente os formatos PFX, com isso é necessário realizar a conversão do certificado antes de poder realizar o upload dele. Assim, para realizar esse procedimento os passos estão descritos aqui.
Após realizar a conversão do certificado para o formato aceito em nossa API, basta fazer o upload do certificado, com extensão .PFX.
Como configurar as credenciais no PlugBoleto
Para melhor visualização e entendimento do processo vamos utilizar nossa GUI WEB para explicar o preenchimento de campos mas esse processo também poderá ser realizado via API conforme a documentação de integração com a API PlugBoletos.
Após realizar o cadastro da conta, acesse a na página de convênios e caso não tenha sido ainda criado o convenio referente a conta deve ser criado conforme a documentação de cadastro de convênios.
Com o convenio criado ative a opção "Registro instantâneo", esse campo é onde você habilita o uso desse recurso no seu convênio.
Quando o campo Registro instantâneo for ativado deve aparecer logo abaixo 4 novos campos que devem ser preenchidos da seguinte forma:
- Versão Web service: Preencha com V3.
- API - ID: Preencha com o ClientID fornecido pelo banco
- Segredo: Preencha com o Client Secret fornecido pelo banco.
- Certificado: Faça o upload do arquivo .pfx do certificado obtido na conversão feita no 7 passo da Obtenção de credenciais.
Exemplo do cadastro das credenciais no portal do Plugboleto:
Recursos disponíveis na Api Inter
Boleto Hibrido
O boleto híbrido do Inter combina as opções de pagamento via boleto e Pix para uma mesma cobrança. Isso permite oferecer aos clientes a flexibilidade de quitar o pagamento utilizando o código de barras do boleto ou o QR Code do Pix.
O que é necessário para utilizar o Boleto Hibrido com o banco Inter?
Para utilizar o boleto híbrido com o Banco inter, basta realizar a liberação das credenciais conforme descrito neste passo. Após isso, você estará apto a usar a API bancária. No caso do inter, não é necessária nenhuma liberação adicional de escopos ou serviços junto ao banco, com a credencial padrão já é possível realizar o registro.
Emitindo o boleto híbrido VIA API
Para comandar que um boleto seja registrado no modelo HIBRIDO basta adicionar ao JSON de envio anteriormente implementado o campo chamado "hibrido": true, caso tenha duvidas sobre a implementação da rota de inclusão de boletos basta acessar nossa documentação.
Abaixo um exemplo do campo a ser adicionado:
{
...
...
"TituloNossoNumero":"123",
"TituloValor":"100,00",
"hibrido": true
}
Consultando o boleto híbrido
A consulta do boleto hibrido segue a mesma implementação da consulta de boletos tradicionais conforme a documentação de consulta de boletos, sendo necessário apenas a leitura dos dois novos campos referentes ao boleto hibrido.
{
"hibrido": true,
"UrlPix": "http://plugboleto.com.br/api/v1/boletos/impressao/HRKCVJXVV/pix",
}
Impressão do boleto híbrido
Para saber mais sobre os tipos de impressão, acesse a documentação referente aos exemplos de impressão.
Exemplo de boleto híbrido:
Consulta de Boletos
Consulta individual
As requisições que forem disparadas para o endpoint de consulta do Plugboleto serão imediatamente processadas e apresentará os dados atuais do titulo em nosso banco de dados, em seguida replicaremos a consulta diretamente no servidor bancário a fim de buscar uma possível atualização de dados, caso seja identificado uma atualização de status automaticamente será disparado um webhook de notificação para a Software House, caso não tenha webhook configurado é possível obter as atualizações realizando uma nova consulta em seguida.
Um boleto pode ter 7 situações diferentes, que podem ser verificadas neste link.
Para verificar quais campos são retornados nesta consulta, clique aqui.
Consulta Automática
O PlugBoletos conta com rotinas de consultas automáticas que tem como intuito dar mais confiabilidade e celeridade as conciliações de boletos, no momento para o banco inter temos disponível apena a consulta geral, sem webhook ou francesa.
Consulta geral em boletos REGISTRADOS
Considerando que a consulta francesa e o webhook não estão disponíveis para o sicoob é realizada uma consulta em todos os títulos com status de REGISTRADO em nossa base, ela se inicia as 7 horas da manha e seu tempo de execução pode variar de acordo com o tamanho da base a ser consultada.
Informações do boleto atualizadas após a conciliação na API Inter.
Com a atualização via API o banco Inter reduz a quantidade de informações disponibilizadas sobre o pagamento limitando se as principais informações de LIQUIDAÇÃO:
- Situação
- PagamentoData
- PagamentoDataCredito
- PagamentoValorPago
- PagamentoValorAcrescimos
Vale apenas ressaltar que todas as outras informações da cobrança já foram capturadas e estamos focando apenas em campos atualizados após o pagamento do titulo.
Alteração Individual de Boletos via API
A alteração de boletos é útil em situações onde informações previamente registradas, como data de vencimento, valor ou valor de abatimento precisam ser modificadas após o titulo ja estar registrado. Abaixo está uma visão geral de como funciona o processo de alteração de boletos via API bancária no PlugBoletos.
Requisitos para a Alteração de Boletos
Antes de comandar uma alteração, é importante garantir que o boleto se enquadra em alguns requisitos. O boleto precisa estar REGISTRADO no Inter.
- Apenas determinados campos podem ser modificados, como data de vencimento, valor de cobrança, multa, juros e descontos aplicáveis.
- É necessário possuir as credenciais de autenticação bancárias descritas em Como obter credenciais junto ao Banco para acessar a Inter.
Como ativar a Alteração via API
Para ativar a funcionalidade de alteração após ter configurado as credenciais no convenio basta ativar a opção "Alteração via WS" no cadastro de convenio.
Como disparar a requisição para realizar a alteração individual via API BANCÁRIA.
POST
Homologação:
Produção:
Headers
Nome | Descrição | Exemplo |
---|---|---|
Content-Type | Indica o tipo de arquivo | application/json |
cnpj-cedente | CNPJ do Cedente | 01001001000113 |
cnpj-sh | CNPJ da Software House | 01001001000113 |
token-sh | Token da Software House | f22b97c0c9a3d41ac0a3875aba69e5aa |
Headers (Opcional)
Utilizar esses headers em caso de autenticação direto com as credenciais do cedente:
Nome | Descrição | Exemplo |
---|---|---|
Content-Type | Indica o tipo de arquivo | application/json |
cnpj-cedente | CNPJ do Cedente | 01001001000113 |
token-cedente | Token do Cedente | f22b97c0c9a3d41ac0a3875aba69e5aa1 |
Campos disponíveis para alteração
Campo | Descrição | Exemplo |
TituloValor |
Altera o valor do título
Boletos aptos a alteração de valor de acordo com as regras especificas do Sicoob.
|
15,00 |
TituloDataVencimento | Alterar a data de vencimento | 15/03/2023 |
TituloValorDescontoTaxa | Alterar o valor do desconto | 100 |
TituloValorAbatimento | Alterar o valor do abatimento ou redução do valor do boleto | 5 |
TituloCodProtesto | Alterar o código de protesto | 8 |
TituloPrazoProtesto | Alterar a data do protesto | 20/02/2023 |
Baixa de Boletos
Para boletos que alcançaram o status de REGISTRADO, o cancelamento só pode ser realizado através de uma solicitação formal de BAIXA. Esse processo, para o Sicoob, pode ser automatizado diretamente por meio da API bancária, facilitando o cancelamento e integração com sistemas de cobrança.
Requisitos para a Baixa de Boletos
- Status de REGISTRADO: Assim que um boleto é registrado no banco, ele fica disponível para pagamento e segue sob controle do sistema bancário.
- Solicitação de Baixa: Caso o boleto precise ser cancelado (por exemplo, devido a duplicidades, erros ou desistência de cobrança), uma requisição de baixa deve ser enviada ao banco.
- É necessário possuir as credenciais de autenticação bancárias descritas em Como baixar títulos Webservice - Inter V2 para acessar a API Inter.
Como solicitar a Baixa
Para realizar a solicitação de baixa basta realizar a integração com o endpoint de baixa do Plugboletos.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.